A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)"— Transcrição da apresentação:

1 ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)

2 CONTEXTO HISTÓRICO O Romantismo está relacionado a dois acontecimentos que mudaram a face da Europa: Revolução Industrial; Revolução Francesa. E no Brasil: a vinda da família real; a Independência do Brasil; a criação de faculdades; o surgimento do público leitor.

3 GERAÇÕES O Romantismo tem uma evolução através de três gerações de autores, cada geração é marcada por certos traços e temas.: 1ª Geração: Valorizavam muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como “bom selvagem” e, portanto, o símbolo cultural do Brasil.

4 I - Denominação: Nacional-Indianista. II - Características:
I - Denominação: Nacional-Indianista. II - Características: * Mitificação (da pátria e do índio) * Xenofobia (Aversão a pessoas e coisas estrangeiras) * Panteísmo (Doutrina segundo a qual só Deus é real e o mundo é um conjunto de manifestações ou emanações.) * Religiosidade * Indianismo

5 2ª Geração: Retratavam os temas amorosos levados ao extremo e as poesias são marcadas por um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade.

6 I - Denominação:. Ultra-Romantismo. Byronismo
I - Denominação: * Ultra-Romantismo * Byronismo * Mal-do-Século II - Características: * Sentimentalismo (melancolia, tédio e niilismo) * Escapismo (sonho, solidão e morte) III - Influências: Byron e Goethe

7 3ª Geração: Textos marcados por crítica social, Castro Alves criticou de forma direta a escravidão no poema “Navio Negreiro”. O autor mostra em sua observação que os escravos tinham uma vida antes da escravidão. Alguns eram reis, príncipes, pessoas da nobreza arrancadas de seu conforto.

8 I - Denominação:. Geração Hugoana
I - Denominação: * Geração Hugoana * Geração Condoreira II - Temas: sociais, políticos e humanitários. III - Contexto: lutas abolicionistas e republicanas. IV - Influências: Victor Hugo

9 CARACTERÍSTICAS Classe dominante: burguesia As obras românticas são habitadas por mortais comuns. São jovens de classe média ou popular, que amam, odeiam, lutam para subir na vida. Os heróis romanescos podem ser até deficientes físicos, marginais, doentes, viciados, bem reais.

10 Liberdade de criação e subjetivismo O escritor romântico recusa formas poéticas, usa o verso livre, adota heróis grandiosos, geralmente personagens históricas que foram, de algum modo, infelizes: vida trágica, amantes recusados, patriotas exilados (Dante, Tasso, Camões). Não há obediência à harmonia de formas. O disforme e o feio também podem ser artísticos. A concepção de beleza é relativa.

11 Primado do sentimento A obra resulta da imaginação, da fantasia. Exaltam-se os sentidos, e tudo o que é provocado pelo impulso é permitido. Supervalorizam-se o amor, a virgindade, o sentimento nostálgico, o saudosismo, a melancolia, o sonho.

12 Culto à natureza O escritor romântico é fascinado pela natureza. É atraído pela força da paisagem: altas montanhas, florestas, riachos, pássaros. Privilegia o natural e o puro (veja-se a idealização do índio)

13 Historicismo Evasão no tempo, remetendo à Idade Média, berço das nações europeias (medievalismo), ou evasão no espaço, para regiões selvagens, de povos não contaminados pela civilização (no caso do Brasil – indianismo).

14 Pessimismo A impossibilidade de realizar o sonho absoluto do “eu” gera a melancolia, a angústia, a busca da solidão, a inquietude, o desespero, a frustração, que levam às vezes ao suicídio, refletindo a evasão na morte, solução definitiva para o mal-do-século.

15 Culto ao fantástico O mundo romântico abre-se com facilidade para o mistério, para o sobrenatural. Representa com frequência o sonho, a imaginação. O que acontece na obra é impossível de ocorrer na realidade, pois é fruto de pura fantasia: não carece de fundamentação lógica, do uso da razão.

16 Crítica Social O Romantismo pode assumir um caráter combativo de oposição e crítica social, observamos sua ocorrência na sua última fase.


Carregar ppt "ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google