Desafios e perspectivas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
Preparando para a Páscoa do Senhor!
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
TEMPO DECISIVO CARISMA REALIZA RAZÃO DO MCC
VIII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
CAMPANHAS Nossas Campanhas.
Fraternidade e Juventude
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O LAICATO
Juventude do Regional SUL II rumo à JMJ RIO
DNJ – Dia Nacional da Juventude
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Congregação para a Doutrina da Fé
Conselhos Missionários
Objetivos das URGÊNCIAS
JUVENTUDE UNIDA NO AMOR DE CRISTO
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
Semana Missionária O que esperamos? O que mais pode ser feito? Já preparamos algo? Quando será o Encontro de preparação na sua Paróquia?
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
Conselho Missionário Diocesano
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
1 COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Brasília 29 de junho de 2011.
Escola Vivencial do GED
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
PISTAS DE AÇÃO TRABALHO EM GRUPOS
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Diocese de São João da Boa Vista
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Proposta de Parceria e Patrocínio
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
do Sagrado Coração de Jesus
Evangelização da Juventude Desafios e Perspectivas Pastorais
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Conselho Missionário Diocesano
EM BUSCA DE UM PROJETO PAROQUIAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES!. JMJ: UM SONHO DO CORAÇÃO DE DEUS Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984.
Documento 85 Peregrinação da Cruz e do Ícone de N. Senhora JMJ Rio 2013 Semana Missionária CF 2013 Encontro de Revitalização PROCESSO E EMBASAMENTO:
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
Objectivos mínimos da “iniciativa” até 2015: Cada cristão adiciona + 1 minuto diário de oração por Portugal (interceder) Cada discípulo adiciona + 1.
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
Ministros Extraordinários da Eucaristia Em 2007 Participação de 03 encontros diocesanos; Participação de 03 encontros diocesanos; Encontro Comarcal de.
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
O Planejamento Pastoral é uma ação necessária e vital para o trabalho em conjunto da Igreja e para a sua ação evangelizadora. Não se entende uma paróquia,
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Propostas para o Ano Santo da Misericórdia
PARTE 2 HISTÓRIA Comunidade Nazaré PROVÍNCIA BRASILEIRA 1.
CATEQUESE CAMINHO PARA O DISCIPULADO
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
JUVENTUDE CURSILHISTA JUBILEU DE OURO DO MCC BRASIL ANO DE FESTA PARA A JUVENTUDE CURSILHISTA DO BRASIL.
Assembleia da Região Lapa (27/09/2014) A assembleia buscou construir uma fotografia da elaboração e da realização dos projetos pastorais na Região Episcopal.
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Transcrição da apresentação:

Desafios e perspectivas Olhar para a Jornada Mundial da Juventude não é apenas ter presente o que acontecerá no período de 23 a 28 de julho de 2013. É necessário um olhar mais amplo para o antes, o durante e também para o depois.

Precisamos olhar para a Jornada a partir do que é próprio da Igreja, ou seja, com olhar de quem acredita no processo, no caminho. Não podemos olhar apenas para o Evento. O processo compromete, edifica, proporciona aprendizado.

A Jornada não acontecerá apenas em julho de 2013 A Jornada já teve início no dia 21 de agosto de 2011, quando o Papa Bento XVI, em Madri, anunciou oficialmente que o Brasil seria a sede da próxima edição da JMJ.

No dia 18 de setembro de 2011, com a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, todas as Dioceses do Brasil passaram a viver o grande período de preparação e mobilização.

O projeto “Bote Fé” tem por objetivo envolver toda a Igreja e a sociedade brasileira na organização e participação na Jornada.

Passagem dos símbolos da JMJ pelas dioceses do Brasil

A cruz nos identifica na fé. A cruz tem passado por realidades que inspiram cuidado com a juventude.

Subsídio de formação para jovens e adultos em vista da jmj Sem perder de vista o caminho dos grupos de jovens, movimentos e pastorais, a formação integral: como o Subsídio pode servir de instrumento e ferramenta de formação?

Mobilização dos grupos de jovens para a participação na jmj O desejo de participar tem feito surgir muitas atividades. De que forma os assessores e responsáveis pela juventude podem auxiliar neste processo?

Semana missionária Acontecerá no período de 15 a 20 de julho de 2013 em todas as Dioceses do Brasil. Haverá uma proposta, um itinerário para todos os dias a partir dos eixos de formação, espiritualidade, solidariedade e cultura.

Como a Igreja pode assumir esse compromisso no sentido de oferecer a experiência feita em muitos lugares através de iniciativas e trabalhos missionários? Como levar a proposta aos jovens que ainda não tiveram a oportunidade de participar?

Jornada mundial da juventude

A Jornada desperta interesse em muitos jovens. Alguns Movimentos, Congregações, Organismos, Pastorais têm mais facilidade para o trabalho e atividades em massa. Outros, porém, sentem dificuldade.

Como a Igreja fará o acompanhamento diante desse desafio durante a preparação e também na Jornada?

Os jovens que irão para a Jornada a partir da participação em algum movimento ou outras iniciativas de evangelização juvenil certamente serão acompanhados. Como os responsáveis pela evangelização da Juventude farão um acompanhamento?

É certo que muitos jovens participarão em algum momento, sem vínculo com nenhum grupo específico. Que proposta a Igreja tem para esses jovens? Como nuclear novos grupos a partir desse interesse?

As atividades durante a Jornada já estarão definidas: Celebração de Abertura Acolhida ao Santo Padre, o Papa Via-Sacra Vigília Missa de Encerramento Catequeses para cada grupo linguístico

De que forma a Igreja pode contribuir para que os jovens de suas Dioceses, Paróquias, Movimentos e Pastorais participem na condição de peregrinos e de fato façam uma forte experiência de Deus?

Na Via-Sacra é possível abordar esses temas? Como poderemos fazer com que os projetos da Evangelização da Juventude estejam presentes? Na Via-Sacra é possível abordar esses temas?

Pós-jornada – agosto de 2013 até 2015 E depois da JMJ, como será o acompanhamento? Como serão acolhidos os/as jovens que voltarão para suas comunidades com o desejo de continuarem a caminhada no seguimento de Jesus Cristo em vista do Reino? Como serão ajudados e acompanhados os/as jovens que, porventura, voltarem com alguma frustração ou decepção?

JMJ – Rio 2013 e Atividades permanentes da evangelização da juventude Dar atenção aos preparativos da JMJ, não significa esquecer ou deixar em segundo plano as atividades já existentes ou atividades permanentes: DNJ, formação de lideranças e assessores, projetos diocesanos, regionais e nacionais.

Pe. Joel Nalepa Assessor da PJ – Regional Sul II e Referencial do Regional Sul II na Comissão da CNBB para a JMJ.