Apresentação IETEG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
William/Giovano/Paulo Amado
Advertisements

Espaço confinado / Espaços Restritos e NÃO Restritos
Espaço Confinado  Vigia
Equipamento De Proteção Individual - EPI
PREVENÇÃO DE QUEDAS NO IDOSO
CANTEIRO DE OBRA. CANTEIRO DE OBRA DEFINIÇÃO  • Áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas.
Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.
trabalho realizado por:
Mãos: Por que é tão importante termos cuidados com elas?
TREINAMENTO INTEGRAÇÃO
Palestra Fiscalização
Sismos.
SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO
Cicloturismo.
Causas de Acidentes de Trabalho
Os cidadãos e o trânsito
Segurança em Escadas Engenharia de Confiabilidade de Manutenção.
DDS - RISCO DE QUEDA.
Universidade Federal da Bahia – UFBA
PLANEJAR PARA EXECUTAR
Procedimentos de Segurança
Padrões Mínimos de Segurança
Campanha de Saúde e Segurança –
PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS
Equipamento De Proteção Individual - EPI
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
Manual de Segurança para PONTES ROLANTES
VESTIÁRIO SEGURANÇA Trabalhe com segurança. Use EPI.
Segurança no Laboratório
Todos os dias acontecem acidentes de trânsito em algum lugar
Sinais de formação Sinais de apito; Vozes de comando; Sinais manuais.
Cuidado com as mãos.
Subcomitê de QSMS da IETEG 18/07/08
APRESENTA.
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
ACIDENTES DOMÉSTICOS.
Abril
Plano de ação emergêncial
NORMA REGULAMENTADORA TRABALHO EM ALTURA
Prevenção de acidentes no trânsito e alcoolismo
USO CORRETO DE ELEVADORES
COMO USAR A FACA… Segurança Sempre.
VALAS: RISCOS Desprendimento de terras ou rochas por alteração do equilíbrio natural do terreno; Desprendimento de terras ou rochas por sobrecarga dos.
Sistema Viário.
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Sinais de formação Vozes de comando; Sinais de apito; Sinais manuais.
TRAJETOS E CAMINHOS PREFERÊNCIAIS
Módulo de Portuária e Construção Civil – ACI Prof.º Marivaldo Oliveira
Informações para a indústria da construção
Quem responde 10 vezes "sim"? O teste para os profissionais da escada!
1 Níveis de andaimes acima de dois metros de altura e sem guarda-corpo e sem dispositivo antiqueda.
Construção Civil.
ACIDENTES DE TRAJETO DEFINIÇÃO: É aquele que se verifica “no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela”, ainda que fora do local.
Atos Inseguros no Trânsito
Saúde e segurança do trabalho
Devair Gabrielli Gener Jessica Jõao Vitor Luiz Carlos Ricardo B
O Brasil têm um prejuízo anual de aproximadamente R$ 21 BILHÕES com gastos em acidentes de trabalho. Feridos: 380 mil trabalhadores 1% destes vai a óbito.
Segurança em dispositivos móveis
Pá carregadeira / Tratores
REUNIÃO MENSAL DE SEGURANÇA
Escola Municipal Monteiro Lobato
PROCEDIMENTOS EMERGENCIAIS CURSO DE NOÇÕES DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES.
Energia elétrica sem risco
Importância da segurança no laboratório Regras de higiene
Trabalhos com Escadas Não improvisar com outras escadas.
ANDAIME! 17 PASSOS PARA UMA MONTAGEM COMSUCESSO.
SEGURANÇ A NO LAR.
Transcrição da apresentação:

Apresentação IETEG

dos acidentes na Engenharia em 2008 foram de situações de deslocamento do trabalhador no canteiro de obra. O palestrante poderá iniciar dizendo que, em análises recentes, foi identificado que cerca de 16 % (dezesseis por cento) dos acidentes em 2008 na Engenharia ocorreram em situações de deslocamento do trabalhador no canteiro. Atos inseguros e condições inseguras no canteiro causaram os acidentes.

Causas destes acidentes Desatenção do trabalhador Locais desorganizados Desconhecimento dos riscos do local O palestrante deverá dizer que é importante ficar atento ao se deslocar no canteiro de obra, pois existem trechos que aparentemente parecem sem problemas, mas são verdadeiras armadilhas. Portanto, as causas dos acidentes são os atos inseguros e as condições inseguras provocadas pela falta de percepção de risco no local. Exemplos de atos inseguros: desatenção, uso inadequado de equipamentos ao movimentar a carga, apoio em locais inadequados, improviso durante subidas, descidas e passagens, não utilização de apoios durante a entradas e saídas nos equipamentos e outros. Exemplos de condições inseguras: locais de trabalhos desorganizados e sujos, pontas de vergalhões desprotegidas, passagens inseguras, vãos abertos, áreas sem isolamento, desníveis e outros.

Desatenção do trabalhador O palestrante deverá dizer que a ocorrência de acidentes, em sua maioria, ocorre por desatenção do trabalhador ou pelo fato dele achar que nenhum acidente vai acontecer com ele. O simples deslocamento do trabalhador no canteiro, quando realizado sem atenção, favorece a ocorrência de acidentes, pelo fato de existirem interferências no entorno. Por exemplo, ao realizar o deslocamento com uma carga, avaliar as distâncias para que não ocorram impactos da mesma nas construções, nas barreiras, nos obstáculos e em outros trabalhadores do canteiro de obra. Informar que é constante o impacto do trabalhador em estruturas metálicas fixas localizadas no canteiro de obra. Fica a critério do palestrante citar outros exemplos.

Locais desorganizados O palestrante deverá dizer que deve ser mantido um local próprio no canteiro de obra para armazenamento de materiais. Este local não deve estar atrapalhando a passagem dos trabalhadores. É importante frisar que ao terminar as suas atividades, o trabalhador deve guardar o material utilizado para que não fiquem objetos espalhados no canteiro de obra. Todo o material a ser descartado deve ser conduzido a um local apropriado para armazenamento até o momento do bota-fora. Mantenha o local limpo e organizado. Fica a critério do palestrante citar outros exemplos.

Desconhecimento dos riscos do local O palestrante deverá dizer que não basta só ter experiência na função, é preciso ser conhecedor do local e dos riscos em sua volta. O DDSMS é o momento certo. Se você tem dúvida quanto a uma situação de risco, PERGUNTE antes de iniciar a tarefa. O palestrante deverá informar que é importante o trabalhador esclarecer qualquer dúvida que possa ter antes da realização do serviço. Conhecer o ambiente aonde vai ser realizada a atividade é fundamental !!!! Bem como, o procedimento para eliminar o risco. Fica a critério do palestrante citar exemplos. Uma questão importante, diz respeito a Movimentação de Carga, que será abordado em próximo slide. Conhecer o local onde serão realizadas as atividades é Fundamental!!!

Desconhecimento dos riscos do local O palestrante deverá explicar que os trabalhadores em campo devem estar atentos ao caminho de movimentação da carga, pois o desconhecimento do local traz algumas surpresas não esperadas, como a presença de material, buracos ou desníveis no piso. Sendo assim, o local de passagem deve ser inspecionado antes de se movimentar a carga. Aproveitar, também, para alertar quanto a importância de verificar a capacidade de carga do equipamento de transporte, a fim de evitar tombos. Durante a carga/ descarga de caminhão, garantir uma passagem segura do trabalhador e do material. Ao movimentar a carga!

CLIQUE AQUI E ACESSE O ARQUIVO ENTREVISTAS CLIQUE AQUI E ACESSE O ARQUIVO

Não deixe que estas situações ocorram em sua obra. O palestrante deverá mostrar algumas fotos erradas que ocorrem em alguns canteiro de obra, a fim de ajudar na segurança dos trabalhadores, para que tais situações não se repitam. Fique ligado!!!

Não transite próximo a área de talude. O palestrante deverá informar que as faixas próximas às áreas de taludes são áreas instáveis e, por este motivo, o trabalhador não deve se posicionar ou transitar por elas. Trabalhador caminhando próximo ao talude. Não transite próximo a área de talude.

Rebata os pregos e mantenha o piso limpo. O palestrante deverá informar sobre a importância do armazenamento de madeiras em local adequado com pregos rebatidos, a fim de evitar acidentes. Presença de tábua no piso. Rebata os pregos e mantenha o piso limpo.

Instale rampas de pisos seguros e com guarda-corpo. O palestrante deverá informar que o trabalhador deve instalar pranchões nas passagens sem aberturas, de forma não favorecer o tropeço, além de terem corrimão. Acesso com piso inseguro. Instale rampas de pisos seguros e com guarda-corpo.

Utilize o acesso adequado. O palestrante deverá informar ao trabalhador que para subir na carroceria do caminhão deve ser utilizada a escada adequada. É muito comum improvisar para subir. O trabalhador deverá utilizar a escada adequada de acesso. Trabalhador improvisando para subir em caminhão. Utilize o acesso adequado.

Não transite em baixo da lança do side-boom. O palestrante deverá orientar o trabalhador para não transitar sob a lança do side-boom, pois a situação dela mesmo parada, em manutenção, pode favorecer o risco de queda de alguma peça. Trabalhador caminhando embaixo da lança do side-boom. Não transite em baixo da lança do side-boom.

Instale a escada ultrapassando o piso e de forma segura. O palestrante deverá informar que a boa fixação das escada garante o acesso seguro do trabalhador, por isso, a colocação da escada deve ultrapassar 1 (um) metro do piso e estar bem fixa para que não ocorram tombamentos. Escada insegura. Instale a escada ultrapassando o piso e de forma segura.

Trabalhador pulando vala. Utilize rampas para passagens em escavações. O palestrante deverá informar ao trabalhador que para passar por escavações é necessário utilizar passagens seguras. Trabalhador pulando vala. Utilize rampas para passagens em escavações.

Mantenha as pontas de estacas isoladas. O palestrante deverá informar que as pontas de estacas devem estar protegidas e isoladas na área do canteiro de obra. Trabalhador caminhando em piso com ponta de estaca. Mantenha as pontas de estacas isoladas.

Garanta o acesso na atividade de escavação. O palestrante deverá informar que o material resultante da escavação deve ser retirado, de forma não impedir a passagem dos trabalhadores. Caminho obstruído por material de escavação. Garanta o acesso na atividade de escavação.

Verifique a capacidade do equipamento e o piso. O palestrante deverá informar que o trabalhador deve avaliar a capacidade de carga de transporte do equipamento, a fim de evitar tombamento do mesmo. É importante, também, verificar a condição do piso para o transporte seguro do material. Excesso de material e piso irregular. Verifique a capacidade do equipamento e o piso.

Pedregulho em área de circulação. Mantenha a área de circulação livre. O palestrante deverá informar sobre a importância de remoção do entulho da obra, pois pedregulhos no piso causam acidentes. Pedregulho em área de circulação. Mantenha a área de circulação livre.

Improviso de passagem. Transite somente em áreas seguras. O palestrante deverá informar que o trabalhador, muitas vezes, improvisa passagens podendo se acidentar para reduzir caminhos. Improviso de passagem. Transite somente em áreas seguras.

Fique atento ao caminhar no canteiro. O palestrante deverá informar que é importante ficar atento durante o deslocamento, pois o canteiro de obra contém diversos obstáculos escondidos que só são percebidos após a ocorrência do acidente. Trabalhador caminhando em área insegura. Fique atento ao caminhar no canteiro.

Mantenha as madeiras em locais adequados. O palestrante deverá informar que é fundamental que os materiais estejam armazenados e organizados no canteiro de obra. Madeiras espalhadas no canteiro. Mantenha as madeiras em locais adequados.

Mantenha as madeiras de estiva organizadas no canteiro. O palestrante deverá informar que as madeiras de estiva devem ser armazenadas de forma organizada no canteiro de obra. Estivas espalhadas no canteiro favorecem a ocorrência de acidentes. Madeiras de estiva espalhadas no canteiro. Mantenha as madeiras de estiva organizadas no canteiro.

Utilize escadas para acesso as escavações. O palestrante deverá informar sobre a importância da utilização de escadas para descer em escavações. Caminhos improvisados não devem ser criados. Trabalhador utilizando caminho irregular para descer em escavação. Utilize escadas para acesso as escavações.

Armazene os cabos de aços em local adequado. O palestrante deverá informar que os cabos de aço devem ser recolhidos e armazenados no canteiro em local adequado. Cabos de aço espalhados no caminho causam acidentes. Presença de cabos de aço no caminho. Armazene os cabos de aços em local adequado.

Transite somente sobre estiva segura. O palestrante deverá orientar o trabalhador para transitar sobre estiva segura. Os operadores de equipamentos devem estar cientes desta orientação. Trabalhador caminhando sobre estiva insegura. Transite somente sobre estiva segura.

Dicas para se evitar acidentes ao se deslocar nos canteiros. O palestrante deverá mostrar algumas fotos corretas que devem ocorrer em qualquer canteiro de obra, a fim de ajudar na segurança dos canteiros. Fique ligado!!!

Use cordas em áreas bastante inclinadas. O Palestrante deverá orientar que uma boa prática recomendada em áreas inclinadas é a utilização de cabos guia para facilitar o deslocamento dos trabalhadores, evitando-se quedas em trechos com inclinação superior a 25º (graus). Use cordas em áreas bastante inclinadas.

Utilize os apoios ao subir no side-boom. O palestrante deverá informar ao trabalhador sobre a importância de utilizar os apoios ao subir no side-boom. Utilize os apoios ao subir no side-boom.

Transite somente sobre estiva segura. O palestrante deverá orientar o trabalhador para transitar sobre estiva segura. Os operadores de equipamentos devem estar cientes desta orientação. Transite somente sobre estiva segura.

Tenha atenção ao entrar no banheiro químico. O palestrante deverá informar ao trabalhador que ele deve estar atento ao entrar e sair do banheiro químico, pois o desnível existente, muitas vezes, não é percebido. Tenha atenção ao entrar no banheiro químico.

O palestrante deverá informar que é fundamental a instalação de escadas com pisos nivelados e proteção para o corpo, além de sinalização. Utilize escada instalada em piso seguro possuindo guarda-corpo e sinalização.

O palestrante deverá informar que é fundamental o isolamento das escavações a fim evitar acidentes. Isole a escavação.

O palestrante deverá informar que os materiais armazenados no caminhão para transporte devem ser organizados de maneira que seja garantida uma área livre para a passagem do trabalhador. É muito comum a ocorrência de tropeções do trabalhador em cima dos caminhões por má organização dos materiais. Além disso, deve ser garantida a estabilidade da carga. Garanta a estabilidade da carga e uma passagem segura sobre a carroceria do caminhão.

O palestrante deverá informar que as escavações devem estar protegidas. Proteja as escavações.

Mantenha as grelhas niveladas ao piso. O palestrante deverá informar que deve ter muito cuidado na fixação das grelhas para que não ocorram desníveis no piso. Mantenha as grelhas niveladas ao piso.

Nivele a tampa de drenagem com o piso. O palestrante deverá informar que deve ter muito cuidado na fixação das tampas de caixas de drenagem para que não ocorram desníveis no piso. Nivele a tampa de drenagem com o piso.

Tenha atenção ao desnível na entrada do almoxarifado. O palestrante deverá informar sobre a importância de sinalizar desníveis em áreas de muito trânsito, a fim de evitar acidentes. Tenha atenção ao desnível na entrada do almoxarifado.

Utilize as passarelas com guarda-corpo nas escavações. O palestrante deverá informar sobre a importância da instalação de guarda-corpo nas passarelas das escavações. Utilize as passarelas com guarda-corpo nas escavações.

O palestrante deverá informar sobre a importância do isolamento das escavações, a fim de evitar quedas. Isole as escavações.

Mantenha o material organizado. O palestrante deverá informar que os materiais devem estar organizados para garantir a passagem segura dos trabalhadores. Mantenha o material organizado.

Tenha atenção às limitações de faixas ao transitar. O palestrante deverá informar que os piquetes de marcação das faixas devem estar bem visíveis e que o trabalhador deve estar atento na localização destes piquetes ao transitar no canteiro de obra, a fim de evitar tropeções e não retirar a marcação. Tenha atenção às limitações de faixas ao transitar.

Fique atento ao desfile de dormentes. O palestrante deverá informar que o trabalhador deve desfilar os dormentes de maneira seqüencial, a fim de não causar possibilidade de tropeção nos dormentes já colocados no piso. Fique atento ao desfile de dormentes.

Organize os dormentes no canteiro. O palestrante deverá informar que a organização do material é fundamental no canteiro de obra. Organize os dormentes no canteiro.

Fique atento ao entrar em ônibus. O palestrante deverá informar sobre a importância da atenção ao entrar no ônibus, pois muitas vezes o trabalhador se encontra distraído neste momento. Fique atento ao entrar em ônibus.

Fique atento ao caminho durante o transporte de material. O palestrante deverá informar que deve ser conhecido o caminho ao transportar a carga para que acidentes não venham a acontecer. Fique atento ao caminho durante o transporte de material.

O palestrante deverá informar sobre a importância de manter as escavações isoladas. Isole as escavações.

Mantenha as madeiras de estiva organizadas. O palestrante deverá informar que é fundamental manter as estivas organizadas em pilhas no canteiro. Mantenha as madeiras de estiva organizadas.

CLIQUE AQUI E ACESSE O ARQUIVO ENTREVISTAS CLIQUE AQUI E ACESSE O ARQUIVO

Quem anda no canteiro ligado não volta para casa machucado! Se ligue por onde você anda!!! Quem anda no canteiro ligado não volta para casa machucado!

AGRADECIMENTOS Marcos Suel Larino Pedreiro Márcia Vinícius Cavalcante Técnica de Segurança Sebastião Correia Serafim Servente Robson Cesar Nunes Técnico de Segurança Bruno Bloide Jannuzzi Auxiliar Técnico Welson Antônio de Carvalho Mestre de Obra Alexandre Henrique da Silva Pedreiro Alessandra de Oliveira Castro Porcinelli Engenheira de Segurança André Luis Celestino Técnico de Segurança Ronaldo Reis Belem Engenheiro de Segurança