A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cicloturismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cicloturismo."— Transcrição da apresentação:

1 Cicloturismo

2 DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE
O termo Cicloturismo refere-se desde a pequenos passeios de bicicleta até grandes viagens pelo mundo. É uma grandes viagens pelo mundo. É uma atividade que une o esporte (ciclismo) com o lazer e o turismo. Através da bicicleta, o praticante pode ter um contato maior com a natureza e a cultura dos locais visitados. O viajante de bicicleta causa uma empatia muito grande, e é sempre bem recebido por onde passa. O cicloturismo abrange todas as faixas etárias e não exige um condicionamento físico especial, sendo acessível a um grande número de pessoas. Por não ser uma competição, cada um determina seu próprio ritmo e objetivo.

3 2. EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS PARA A PRÁTICA DA ATIVIDADE
Bicicleta Escolha o tamanho adequado (existem vários números de quadros, o tamanho mais comum é para pessoas de cerca de 1,70m de altura). Verifique se a bicicleta é adequada para o tipo de terreno onde irá pedalar. O tipo de bicicleta mais versátil é a mountain bike, pois pode ser utilizada tanto no asfalto como em estradas de terra.

4 É importante que a bicicleta tenha passado por uma revisão completa antes do passeio. Recomenda-se também a limpeza e manutenção na volta. Capacetes e Luvas próprios para ciclismo Nunca pedale sem estes equipamentos de proteção, mesmo em estradas e trilhas de pouco movimento. Caramanholas As garrafinhas de água presas ao quadro da bicicleta, permitem que você tenha água sempre à mão.

5 Acessórios Bolsa de selim ou guidão contendo itens necessários no passeio como: kit de reparo de furos (ou uma câmera reserva), ferramentas básicas, bomba de ar, kit de primeiros socorros, filtro solar e um alimento energético. Lembre-se também que conforme o Código de Trânsito Brasileiro, são equipamentos de segurança obrigatórios: espelho retrovisor no lado esquerdo do guidão, campainha e sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais.

6 3. RELAÇÃO DA ATIVIDADE COM O MEIO AMBIENTE
Só utilize caminhos que sejam próprios para bicicleta. Se utilizada em trilhas não apropriadas, a bicicleta pode causar muito impacto. Nunca saia da trilha. Evite freadas bruscas e derrapagens. Sempre que possível, ao invés de trilhas, dê preferência a estradas de terra. O ambiente envolve não só a natureza mas as pessoas e suas culturas também: respeite-as. Lembre-se sempre de que você é o visitante, ao passar por alguém diminua a velocidade, cumprimente e seja amigável. Aproveite a empatia e a proximidade que a bicicleta gera para entrar em contato com as pessoas do lugar.

7 A bicicleta é um veículo silencioso, preste atenção aos sons da natureza. Não perturbe animais e nem recolha plantas. Sempre carregue o lixo que você produzir de volta para casa, inclusive o orgânico. E se quiser, recolha algum lixo que encontrar pelo caminho.

8 4. PRINCIPAIS RISCOS DA ATIVIDADE
Os principais riscos do cicloturismo aparecem quando se realiza um percurso de uma dificuldade acima da qual se está preparado em termos físicos ou técnicos. No caso de iniciantes, o maior perigo é uma queda devido à falta de domínio sobre a bicicleta. Antes de sair para um passeio maior, deve-se treinar num local com nível de dificuldade baixo. Para os mais experientes, o risco está geralmente no excesso de velocidade ou nas manobras arriscadas. Deve-se sempre andar numa velocidade baixa, qualquer que seja a habilidade ou experiência do praticante. Outro risco são os acidentes de trânsito. Em estradas de asfalto pedale no acostamento e evite as estradas movimentadas. Jamais pedale na contra-mão.

9 5. DICAS DE SEGURANÇA Quando comprar uma bicicleta nova, antes de usá-la leve-a a uma oficina para uma revisão pois muitas peças podem vir de fábrica soltas ou desreguladas; Esteja seguro de que você ou alguém do grupo possa realizar pequenos consertos e ajustes na bicicleta; Respeite para ser respeitado: sinalize suas ações para outros veículos e dê a preferência aos pedestres; Sempre deixe avisado para onde você está indo e o horário de chegada previsto;

10 Estude bem o roteiro para onde irá
Estude bem o roteiro para onde irá. Em alguns casos é bom estar preparado, levando alguns equipamentos extras como: capa de chuva, farol, agasalho e óculos escuros; Muito cuidado com o excesso de sol. Beba muita água sempre (mesmo antes de sentir sede) e use filtro solar; Calcule para sempre sobrar um pouco de água e alimento para o caso de algum imprevisto.

11 6. MAIORES INFORMAÇÕES Clube de Cicloturismo do Brasil

12

13

14

15


Carregar ppt "Cicloturismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google