A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Canionismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Canionismo."— Transcrição da apresentação:

1 Canionismo

2 DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE
O canionismo é um esporte de origem franco-espanhola que consiste na descida esportiva de cânions e gargantas. A Atividade é muito dinâmica e utiliza- se de diversas técnicas para a sua realização a depender dos obstáculos oferecidos pelo cânion explorado. De acordo com o grau de dificuldade o cânion pode ser uma caminhada leve ou uma atividade esportiva mais completa com a pratica de rapel, saltos, desescalada, passagens em corrimãos, natação, tobogãs, dentre outros. A atividade turística do canionismo tem sido bem divulgada e desenvolvida através de saídas com profissionais experientes que possuem conhecimentos em orientação, socorros, hidrologia e profunda atenção aos aspectos meteorológicos.

3 2. EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS PARA A PRÁTICA DA ATIVIDADE
Individuais: Cadeirinha de segurança(de preferência de Espeleo ou canionismo) Capacete Mosquetões Cabo de segurança (conhecido como solteira ou longe) Freio de descida (tipo oito) Roupa de Neoprene (previne hipotermia e mantém o conforto além de permitir uma certa flutuabilidade) Bota para canionismo ou calçado resistente adequado Apito, faca, saco estanque (para roupas secas e lanches), mochila para cânions

4 Equipamentos coletivos:
Ascenders, cordas estáticas, malhas rápidas, kit socorros, fitas de ancoragem. 3. RELAÇÃO DA ATIVIDADE COM O MEIO AMBIENTE Ocasiona mínimo impacto, pois a quantidade de praticantes por saída é limitada. Em cânions a atividade é contemplativa e ecológica e parte do princípio que rios limpos são a garantia de um esporte saudável. O canionista executa constantemente em suas descidas a preservação e o respeito ao meio ambiente.

5 4. PRINCIPAIS RISCOS DA ATIVIDADE
Os cânions são normalmente locais inóspitos com poucas possibilidades de escape, portanto um dos principais riscos é a cheia dos rios em caso de chuvas fortes, a experiência do guia e a observância dos níveis de dificuldade adequados a cada participante são pré-requisitos para uma atividade segura. Outros riscos: afogamento, queda de altura, arranhões e hipotermia.

6 5. DICAS DE SEGURANÇA Utilizar equipamentos corretos (adequados a prática do canionismo). È importante a prática acompanhada de guias experientes que conheçam bem o cânion visitado e que possuam qualificação para tal. Procurar empresa legalmente constituída, com seguro e equipe qualificada.

7 6. MAIORES INFORMAÇÕES São Paulo – H2Omem Goiás - Travessia Turismo Brasília – Outdoor Techniques Bahia - Bahiaventura ABCanion- Associação Brasileira de Canionismo

8

9


Carregar ppt "Canionismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google