A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão

2 TEMAS: Higiene e Segurança no Trabalho Conflitos e Negociação
Relações Trabalhistas

3 Higiene e Segurança Higiene e Segurança do Trabalho:
Trata-se de um campo de estudo das condições de saúde e de bem estar, ou seja, preocupa-se com a insalubridade e a periculosidade inerentes ao ambiente de trabalho, à estrutura, às ferramentas e aos processos de trabalho. Através de normas e procedimentos, visa a proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente onde são executadas. Seu estudo envolve a adaptação do homem ao trabalho (seleção) e adaptação do trabalho ao homem (racionalização). Acidente de trabalho é o que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. Pode ocorrer: - na prestação de serviços por ordem da empresa, fora do local de trabalho; - no trajeto casa – trabalho - casa; - doença profissional (provocada pelo tipo de trabalho); - doença do trabalho (causadas pelas condições do trabalho).

4 Higiene e Segurança Os principais fatores causadores de acidentes de trabalho são: atos inseguros: cansaço, falta de experiência, preocupação – desvio de atenção, excesso de confiança... condições inseguras: ambiente físico e materiais em más condições de uso, falta de EPI... Prevenção: Condições ambientais (ex.: ergonomia), estruturais e tecnológicas, treinamento... Exemplos de Equipamentos de proteção individual (EPI): - capacete - luvas - máscaras - protetor solar Exemplos de Equipamentos de Proteção Coletiva: - redes de contenção - pisos antiderrapantes - saídas de emergência - extintor de incêndio

5 Conflitos e Negociação
Origens dos conflitos: Stress, medo de mudanças, falhas na comunicação, diferenças de personalidades, prioridades ou objetivos. Tipos de conflitos: De tarefa De relacionamento De processo Caminhos: Recusa Guerra Declarada Assumir e buscar solução Podem ser positivos (por exemplo: gerando inovações) e também negativos (por exemplo: causando queda no desempenho) NEGOCIAÇÃO: Processo em que se busca esclarecer as situações, confronta-se as idéias, os diversos interesses, e busca-se solução. Pode envolver algumas pessoas, todo um grupo, diversos grupos ou mesmo organizações diversas. É muito importante entender que o confronto deve ser de idéias, não de pessoas.

6 Relações Trabalhistas
* A NEGOCIAÇÃO é a forma mais positiva de se lidar com problemas relacionados às questões patrão x trabalhador. * Como importante intermediário dessas negociações, cada categoria profissional conta com um sindicato único, que tem o papel de representar a categoria em casos de elaboração de Convenção Coletiva, negociações específicas, ou mesmo assistir aos profissionais em causas trabalhistas, no âmbito da Justiça do Trabalho. * Apenas após esgotadas todas as demais tentativas de negociação, são consideradas válidas as manifestações em forma de GREVE. Muitas categorias, por falta de informação, ou radicalismo, insistem em promover greves ‘de advertência’, ‘operação tartaruga’, e outras práticas consideradas ilegais, o que apenas prejudica ainda mais a relação, e portanto, a comunicação entre as partes. * O Administrador da área de Gestão de Pessoas, conforme a boa prática profissional, deve se orientar pelo Código de Ética da profissão, bem como respeitar a legislação vigente no país em que atuar, valendo-se de seu dever legal e moral perante a sociedade, a fim de discordar de práticas consideradas ilegais. Estas podem ser prejudiciais aos trabalhadores, que ficam privados de uma série de garantias e benefícios sociais, e à empresa, que pode vir a ser penalizada, assim como o profissional que se omitiu.


Carregar ppt "Revisão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google