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PublicouLarissa Padua Alterado mais de 10 anos atrás
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Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
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Conceito de Gestão de Pessoas
“Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.”
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Administrar pessoas é o principal desafio para as organizações;
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Os gestores devem entender a perspectiva estratégica que há na Gestão de Pessoas
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Gestão de Pessoas integra várias áreas de conhecimento:
psicologia, sociologia, engenharia, direito, medicina e outras
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Gestão de Pessoas tem características contingenciais
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Grupos x Equipes Grupo é um conjunto de pessoas que interagem umas com as outras, são psicologicamente conscientes umas das outras e percebem-se como um grupo. Edgar Schein Equipes são grupos de trabalho temporários, ou não, com identidade própria, metas e objetivos específicos e definidos, e que possuem um alto grau de conformidade, apoio e coesão entre seus membros e líder. Marcus Rodrigues
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Aspectos Clássicos Elton Mayo
busca da correlação entre produtividade e variáveis físicas ou normativas importância do ambiente social e do relacionamento entre os membros do grupo Efeito Hawtorne
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Kurt Lewin existência de um campo de força em qualquer evento social
sinergia do grupo no mundo produtivo Teoria de Campo de Kurt Lewin indica que um grupo, quando bem coordenado, tem uma sinergia, uma força especial. Grupo Organização Indivíduo
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O desenvolvimento dos grupos tem base nos atos comunicativos
Interação dos Membros Controle Instrumental O processo de Desenvolvimento de um grupo Sentimentos Integração
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Funções Administradoras e de controle
Sistemas de Gestão Administração de Pessoal: confecção de folhas de pagamento; contratos de trabalho; anotações de férias; controle de faltas, doenças etc.; cumprimento de normas internas e legislação vigente Funções Administradoras e de controle
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Gestão e Desenvolvimento de RH
Sistemas de Gestão Gestão e Desenvolvimento de RH Técnicas de Suporte: Análise e descrição de cargos; Identificação de perfis para o recruta-mento, seleção e formação; avaliação de cargos para a estrutura ou enriquecimento de cargos. Sua função é estratégica
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Subsistemas de Gestão:
seleção; formação; retribuição e recompensas; avaliação de desempenho; identificação de potenciais; planos de carreira; comunicação; planejamento de RH; segurança e saúde no trabalho.
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Comportamento Organizacional
“é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização” (Robbins, 1999, p.6).
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Comportamento organizacional refere-se a comportamentos relacionados a cargos, trabalho, absenteísmo, rotatividade no emprego, produtividade, desempenho humano e gerenciamento.
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Também inclui motivação, liderança, poder, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupo, aprendizagem, desenvolvimento e percepção de atitude, processo de mudanças, conflitos
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Principais Variáveis que Afetam o Comportamento
Valores Motivação Atitudes Comporta-mento individual Percepção Persona-lidade Aprendi-zagem Capaci-dade
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Processos do Comportamento Organizacional - Psicológicos
autoeficácia; percepção de equidade; clareza de papéis; sobrecarga de trabalho; consciência de resultados; consciência de significado do trabalho; percepção de apoio social; motivação; satisfação; stress
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Processos do Comportamento Organizacional – Psico-sociais
Cultura Organizacional; Mudança Organizacional; Liderança; nível de desenvolvimento grupal; participação; poder; conflito; tomada de decisões; outros (criatividade, inveja, diversidade, valores, comunicação).
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Competências do Gestor de Pessoas
Proatividade; Liderança; Conhecimentos específicos; Visão estratégica; Adaptabilidade e aprendizagem Trabalho em equipe; Negociação; Comunicação
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