A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas Jefferson Bueno."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoas Jefferson Bueno

2 Incentivos A área de RH criou , na era pós industrial o que se convencionou chamar de programa de incentivos. Escopo: incentivar continuamente o trabalhador para que ele ultrapasse o seu desempenho atual e alcance as metas e resultados desafiantes. Bônus Participação no lucro

3 Incentivo como estratégia
As empresas procuram através de pacotes criativos de incentivo, aumentar o lucro, a produtividade, sem contudo, aumentar seus custos de produção. Os pacotes de incentivos vem ganhando espaço nas organizações que buscam esse mecanismo. É percebido como um contrato de risco. Se o trabalhador atinge suas metas, ele é beneficiado e a empresa idem. São mecanismos de recompensa e ou punição.

4 Pontos de observação para um plano de incentivos
O incentivo deve ser percebido com algo desejável pelo trabalhador. A gestão de RH deve cuidar para esse plano não perca força e se esvazie com o tempo. A gestão de RH deve cuidar para não haja boicotes e quebra de motivação. Os pacotes de incentivos devem estar ligadas a atividade simples e repetitivas.

5 Banco de Dados e Sistema de Informação
Banco de Dados : coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um mesmo assunto. Sistema de Informação: Gerenciamento do fluxo de dados na organização

6 De acordo com Chiavenato 2000 Banco de Dados de RH
ENTRADA DE DADOS SAÍDA DE INFORMAÇÕES Cadastro de pessoal Cadastro de cargos Cadastro de seções Cadastro de remuneração Cadastro médico

7 Sistema de Informação Tem como principal objetivo auxiliar a tomada de decisão. Informações são dados classificados, armazenados e relacionados entre si.

8 Processamento de dados transformação dos dados em informações
Manual: fichas, talões, cadastros Semi-automático : ainda há características dos sistemas manuais mas, existe uma máquina para auxiliar as operações. Automáticos: processo totalmente automatizado, auxiliado pro máquinas, sem a necessidade da intervenção humana.

9 Sistema de informação de Recursos Humanos no Brasil
Seja qual for a função do departamento de RH, a presença da tecnologia e da informática é cada vez mais visível. Quando se fala de uma função de nível global ( estratégica) é essencial que o sistema seja integrado com toda a organização.

10 Sistema Operacional segundo Chiavenato 1997
É uma rede integrada de fluxos de informações representando um conjunto de atividades da empresa. Na área de Recursos Humanos os sistemas operacionais resultam de programas de computação que estão relacionados entre si.

11 Chiavenato define que um sistema de informações utiliza como fonte de dados:
Elementos fornecidos pelo: Banco de dados de Recursos Humanos Recrutamento e seleção de pessoal Treinamento e Desenvolvimento Administração de salários Administração de saúde Higiene e segurança Estatística de pessoal Controle de pessoal

12 Comportamento Organizacional
Tem como foco o comportamento e as atitudes das pessoas dentro da organização. Estudo sistemático que busca evidencias científicas a partir de condições controladas, medidas e interpretadas.

13 Três tipos de comportamento
A produtividade Absenteísmo Rotatividade

14 Cidadania organizacional
Pautada pela solidariedade, busca da eficácia da organização, evitando conflitos, elogiando colegas e a empresa.

15 Exercício Comente através de um texto de no mínimo 10 linhas, uma vivência que você tenha tido sobre esse assunto, no ambiente de sua organização.

16 Clima organizacional Questões relacionadas ao clima organizacional também são tratadas através do estudo do comportamento organizacional, sobre tudo pelas ligações entre: Satisfação____________Produtividade Absenteísmo_________Rotatividade

17 Algumas disciplinas comportamentais que oferecem apoio a esse estudo do Comportamento Organizacional
Psicologia: dedica-se ao estudo do comportamento individual em relação ``a aprendizagem, personalidade, percepção, treinamento e liderança. Sociologia: dedica-se ao sistema social no qual os indivíduos seus papeis. observa principalmente os grupos dentro da organização. Tem contribuído para o estudo sobre dinâmica de grupo. o

18 Continuação Psicologia social: mescla a psicologia com a sociologia e estuda as influências dos indivíduos sobre outros, processo decisório e questões de mudanças. Antropologia: dedica-se ao estudo das sociedades, tendo como foco os seres humanos e as atividades desenvolvidas por eles.

19 Continuação Ciência Política:dedica-se ao estudo de indivíduos em ambientes políticos em questões como estruturação de conflitos e e alocação de poder.

20 Conseqüências da Globalização
Interação constante de culturas podendo ser proveitosa ou não. Comportamento organizacional torna possível a compreensão e o convívio entre pessoas de culturas diferentes.

21 Três níveis de análise do Comportamento Organizacional
Nível individual:( valores, atitudes, percepção, aprendizagem, motivação). Nível de grupo: (modelos de comportamento de grupos,comunicação, negociação e conflitos). Nível de Sistema Organizacional:(como o comportamento pode ser influenciado pelas diversas dimensões das organizações, como estrutura, planejamento, políticas, atividades de trabalho e cultura).

22 Exercício Cite exemplos para os três níveis de análise, que impactaram na percepção ou atitude dos funcionários da empresa onde você trabalha.


Carregar ppt "Gestão de Pessoas Jefferson Bueno."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google