A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Prof. Diovani Milhorim, | aula 4

2 Aplicações empresariais
Sistemas e-business funcionais

3 Sistemas de e-business funcionais
SI na Empresa Sistemas de informação para operações das empresas são do tipo de processamento de transações, informações gerenciais, apoio à decisão, dentre outros que suportam as funções organizacionais de contabilidade, finanças, marketing, administração de operações e administração de recursos humanos, por exemplo. Agrupamento de sistemas em categorias de funções organizacionais O agrupamento dos sistemas de informação nas funções da organização permite visualizar a sua utilidade tanto para pequenas quanto para grandes empresas. As funções tradicionais das empresas são: Marketing; Administração de recursos humanos; Finanças; Contabilidade; Produção e Operação.

4 Sistemas de e-business funcionais

5 Sistemas de e-business funcionais
Sistemas de marketing

6 Sistemas de Informação de Marketing (SIM)
A função de marketing diz respeito ao planejamento, promoção de venda de produtos em mercados existentes e ao desenvolvimento de novos produtos e novos mercados para melhor atender clientes correntes e potenciais. O SIM fornece tecnologia da informação que apoiam os componentes principais da função de marketing. Aplicações de marketing: Interativo e Direcionado Interativo: É o marketing com base na utilização da Internet, intranets e extranets para estabelecer a interação bilateral entre uma empresa e seus clientes atuais ou potenciais. Direcionado: É uma importante ferramenta de desenvolvimento de estratégias de propaganda e promoção para os sites de comércio eletrônico de uma empresa.

7 Sistemas de e-business funcionais
Sistemas de automação da força de vendas

8 Automação da força de vendas
As empresas estão equipando a força de vendas com notebooks, navegadores de rede, smartphone, tablets e SW de gerenciamento de contatos de vendas que as conectam aos sites de marketing na Internet, extranets e às intranets da empresa. As empresas automatizam a força de vendas para conquistar uma vantagem estratégica na produtividade de vendas e na capacidade de respostas de marketing.

9 Sistemas de e-business funcionais
Sistemas de Manufatura

10 Sistemas de Informação de Manufatura (SIM)
Os sistemas de informação de manufatura apoiam a função de produção e operações, nos quais se incluem todas as atividades relativas ao planejamento e controle dos processos de produção de bens e serviços. As funções de produção e operação diz respeito à administração dos processos e sistemas operacionais de todas as empresas. Manufatura Integrada por Computador (CIM)

11 Sistemas de Informação de Manufatura (SIM)
Sistema de planejamento de recursos industriais Previsão da produção Programação da produção Planejamento da necessidade de material Planejamento de capacidade Controle de custos de produção Controle da qualidade Sistemas de execução industrial Programação do chão-de-fábrica Controle do chão-de-fábrica Controle de máquinas Controle robótico Controle de processo Sistemas de engenharia Processo assistido por computador (CAD) Engenharia assistida por computador Planejamento de processos assistido por computador Simulação de produto e prototipagem Manufatura Integrada por Computador (CIM) Planejamento de Recursos da Empresa (ERP) CIM ERP A manufatura integrada por computador é um conceito global que enfatiza que os objetivos dos sistemas computacionais na manufatura devem servir para simplificar, automatizar e integrar os processos de produção.

12 Sistemas de e-business funcionais
Sistemas de Informação de Recursos Humanos

13 Sistemas de Informação de Recursos Humanos (SIRH)
A função da administração dos recursos humanos envolve o recrutamento, a colocação, a avaliação, a remuneração e o desenvolvimento dos funcionários de uma organização. Os sistemas de informação dos recursos humanos são projetados para: Apoiar o planejamento para atender às necessidades de pessoal da empresa; O desenvolvimento de funcionários até o seu potencial pleno; O controle de todas as políticas e programas de pessoal. Sistemas de Informação de Recursos Humanos Contratação de pessoal Planejamento da força de trabalho Localização do força de trabalho Análise e orçamento de custos de mão-de-obra Análise de rotatividade Recrutamento Planejamento / Programação da força de trabalho Treinamento e Desenvolvimento Planejamento de sucessão Planejamento de avaliação de desempenho Eficácia do treinamento Compatibilização de carreiras Avaliação de qualificações Avaliações de desempenho Administração salarial Apropriação de custos de contratos Previsão salarial Análise da eficácia e equidade salariais Análise de preferência de benefícios Controle de folha de pagamento Administração de benefícios SIRH apoiam o uso estratégico, tático e operacional dos recursos humanos de uma organização

14 Sistemas de e-business funcionais
Sistemas de Informação Contábil

15 Sistema de Informação Contábil (SIC)
Os sistemas de informações contábil são com base no conceito de contabilidade de partidas dobradas e em outros conceitos como contabilidade pro responsabilidade e custeio com base em atividades. O sistemas contábeis registram e informam o fluxo de fundos pela organização em uma base histórica e produzem importantes demonstrativos financeiros como balancetes e declarações de renda. Sistema contábil básico de uma empresa Processamento de pedidos Capta e processa pedidos de clientes e produz dados para controle de estoque e contas a receber Controle de estoque Processa dados refletindo mudanças no estoque e fornece informações sobre expedição e novos pedidos Contas a receber Registra totais devidos pelos clientes e produz faturas para os clientes, demonstrativos mensais e relatórios de administração de crédito Contas a pagar Registra compras feitas de fornecedores, totais devidos e pagamentos efetuados a estes fornecedores, e produz relatórios de administração de caixa Folha de pagamento Registra dados de trabalho e remuneração dos funcionários e produz contra-cheques e outros documentos e relatórios de folha de pagamento Livro-Razão geral Consolida dados de outros sistemas contábeis e produz os demonstrativos e relatórios financeiros periódicos da empresa

16 Sistema de Informação Contábil (SIC)
Sistema de processamento de transações de vendas Sistema de processamento de transações de compras Sistema de processamento de transações de folha de pagamento Processamento de Livros contábeis e Sistema de relatórios Recebimentos e Desembolsos de caixa e sistemas de processamento de transações Folha de pagamento e Controle de ponto Livro-Razão e Relatórios financeiros Compras e Processamento de inventário Processamento de pedidos de venda, faturamento e análise de vendas Contas a receber, recebimentos de caixa, contas a pagar e desembolsos de caixa

17 Sistemas de e-business funcionais
Sistemas de Informação Financeira

18 Sistema de Informação Financeira (SIF)
Os sistemas de informações financeiras apoiam os gerentes financeiros nas decisões relativas ao: Financiamento de uma empresa; Alocação e ao controle de recursos financeiros na empresa. Sistemas de informações financeiras Administração de caixa Administração de investimentos Orçamentos de capital Planejamento financeiro Prevê desempenho financeiro e necessidades de financiamento Faz previsão e gerencia a posição de caixa Gerencia títulos de curto prazo e outros Avalia risco / retorno de dispêndio de capital

19 Consolidação Exercícios

20 Exercícios Sistemas na área de RH
Faça buscas na internet e troque informações com os colegas, reuna informações para escolher pelo menos três sistemas de gestão de RH disponíveis no mercado. Procure obter informações quanto às suas características, usabilidade e se possível seu custo. Crie uma tabela comparativa destes sistemas Se fossem o gestor da área de RH da sua empresa qual o software escolhido para uso em seu setor? Justifique sua escolha.


Carregar ppt "Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google