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ARH como processo, Políticas e Objetivos
Prof. Anelise Resende
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ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - ARH
É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. MARTILLA, Jonh É a função na organização que esta relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção das pessoas. TOP RH
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CARACTERÍSTICAS DAS FASES, SEGUNDO TOSEN
CONTÁBIL (antes de 1930) Trabalhadores eram vistos como vendedores da sua força de trabalho. LEGAL (de 1930 a a950) Surge a C.L.T. e trabalhadores possuem lei própria. TECNICISTA (de 1950 a 1965) RH passa a ter Status de gerência, operacionalizando serviços como: treinamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança do trabalho, benefícios, outros. ADMINISTRATIVA (de 1965 a 1985) Cargo passa a ser RECURSOS HUMANOS (fase sindicalista) ESTRATÉGICA (1985 a atual) Introdução dos primeiros programas de planejamento estratégico de RH, atrelados ao planejamento estratégico das organizações. Passa ao nível de diretoria.
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PIRÂMIDE ORGANIZACIONAL E A POSIÇÃO DA GESTÃO PESSOAL
Estratégico ( ) Tático (1950 a 1985) Operacional ( a 1950)
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OBJETIVOS DA ARH Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Proporcionar competitividade à organização; Proporcionar à organização colaboradores bem treinados e motivados; Aumentar a auto-realização e a satisfação dos colaboradores no trabalho; Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; Administrar as mudanças; Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
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ARH COMO PROCESSO PROVISÃO MONITORAÇÃO APLICAÇÃO DESENVOLVIMENTO
MANUTENÇÃO Subsistemas de ARH
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SUBSISTEMAS DE ARH PROVISÃO APLICAÇÃO MANUTENÇÃO DESENVOL-VIMENTO
MONITORAÇÃO Quem irá Trabalhar na Organização O que as pessoas farão na organização Como manter as pessoas trabalhando na organização Como preparar e desenvolver as pessoas na organização Como saber O que são e que fazem as pessoas Pesquisa de mercado; Recruta- mento; Seleção Programa de Integração; Desenho de Cargos; Avaliação do Desempenho Remuneração; Benefícios Sociais; Higiene e Segurança; Relações Sindicais Treinamento; Desenvolvi- mento Orga- nizacional Sistema de Informações; Controles e Auditoria de Pessoal
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ASSUNTOS TRATADOS PELA ARH
TÉCNICAS UTILIZADAS NO AMBIENTE EXTERNO NO AMBIENTE INTERNO Pesquisa de mercado de trabalho; Análise e descrição de cargos; Recrutamento e seleção; Avaliação de cargos; Pesquisa de salários e benefícios; Treinamento; Relação com Sindicatos; Avaliação de desempenho; Relações com entidades de Formação profissional; Plano de carreiras; Legislação trabalhista; Plano de benefícios sociais; Etc... Política salarial; Higiene e segurança;
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RESULTADOS GERADOS Atrair Reter ARH Motivar Desenvolver Imagem
Oportunidades Ambiente de trabalho Satisfação no “ Recompensas “ Reter ARH Conhecimento Competências Habilidades Desenvolver Criatividade Inovação Mudança Motivar
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Dificuldade em avaliar ARH - área com riscos não controláveis, sem padrões rígidos e em condições imprevisíveis. Apresenta aos olhos da alta cúpula uma conta de despesas e não uma fonte de receita. Essencial – gerar valor para a organização
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Administração de Recursos Humanos - não atua sob moldes ou conceitos de rigidez, filosofia e políticas inerentes a cada organização. A diversidade de assuntos tratados pela ARH - conhecimento em diversas áreas para bom andamento e a boa utilização das técnicas disponíveis Resultados através de pessoas.
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Essencial – Vantagem Competitiva
Base do pensamento estratégico moderno O importante é sair-se bem na comparação com os concorrentes Gestão de Pessoas – ferramenta estratégica
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Como O RH (OU AS PESSOAS) trazem vantagem competitiva às organizações?
Agregam valor à organização São únicos e raros entre a concorrência Não podem ser imitados de forma idêntica Não podem ser substituídos por outros valores
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Profissional de RH: apoiar a empresa no alcance de seus objetivos, por meio do Melhor RH
Desperdícios: Retrabalho, Dinheiro, tempo de treinamento; tempo dos Supervisores em orientação; Falta de fluidez gerando na equipe baixa produtividade; Possíveis problemas no atendimento ao cliente
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, A. V. ; NASCIMENTO, L.P. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira, 1993, v. 1. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, p.
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