A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Gladys Amélia Vélez Benito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Gladys Amélia Vélez Benito"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Gladys Amélia Vélez Benito
O CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS EM SAÚDE Profª. Gladys Amélia Vélez Benito

2 ESFERAS GESTORAS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS FEDERAL ESTADUAL
Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Comissão Intergestores Tripartite MUNICIPAL Secretaria de Estado da Saúde Conselho Estadual de Saúde Comissão Intergestores Bipartite Secretaria Municipal de Saúde Conselho Municipal de Saúde

3 Médicos: - se considerarmos o tempo e freqüência em que se expõem a situações de morte, está em situação privilegiada - é aquele que mais detém a responsabilidade do sucesso ou insucesso - a chamada “cura”. Chefia de Enfermagem: - a organização do trabalho é mais voltada para o compromisso com os aspectos de orientação e os burocráticos da instituição - também gera frustrações. Enfermeiros assistenciais, técnicos e auxiliares de enfermagem: - maior tempo com paciente moribundo - está mais exposto exposto as fases do paciente terminal.

4

5 Médicos: - se considerarmos o tempo e freqüência em que se expõem a situações de morte, está em situação privilegiada - é aquele que mais detém a responsabilidade do sucesso ou insucesso - a chamada “cura”. Chefia de Enfermagem: - a organização do trabalho é mais voltada para o compromisso com os aspectos de orientação e os burocráticos da instituição - também gera frustrações. Enfermeiros assistenciais, técnicos e auxiliares de enfermagem: - maior tempo com paciente moribundo - está mais exposto exposto as fases do paciente terminal.

6 Médicos: - se considerarmos o tempo e freqüência em que se expõem a situações de morte, está em situação privilegiada - é aquele que mais detém a responsabilidade do sucesso ou insucesso - a chamada “cura”. Chefia de Enfermagem: - a organização do trabalho é mais voltada para o compromisso com os aspectos de orientação e os burocráticos da instituição - também gera frustrações. Enfermeiros assistenciais, técnicos e auxiliares de enfermagem: - maior tempo com paciente moribundo - está mais exposto exposto as fases do paciente terminal.

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17 Problemas de Recursos Humanos enfrentados pelos Gestores de Saúde
Problemas de recursos humanos enfrentados pelos gestores no setor da saúde Oferta e procura Status e ascensão social Salários Plano de cargos e salários Formação dos especialistas A formação de profissionais A interiorização e a concentração de profissionais nos grandes centros urbanos Recrutamento de seleção Legislação do trabalho A administração de pessoal em nível municipal Absorção real dos servidores federais e estaduais municipalizados Problemas de Recursos Humanos enfrentados pelos Gestores de Saúde

18 atuais do mundo moderno
Globalização Tendências atuais do mundo moderno Tecnologia Informação Conhecimento Produtividade Qualidade Serviços Competitividade Ênfase no cliente Gestão de pessoas Tendências atuais do mundo moderno X gestão de pessoas (Chiavenato, 1999)

19 OS PRINCIPAIS PROCESSOS NA MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
Quem deve trabalhar na organização: recrutamento e seleção Agendando pessoas Aplicando pessoas O que as pessoas deverão fazer: desenhos de cargos e avaliação de desempenho OS PRINCIPAIS PROCESSOS NA MODERNA GESTÃO DE PESSOAS Recompensando pessoas Como recompensar as pessoas: - recompensas e remuneração - benefícios e serviços . Como desenvolver as pessoas: - treinamento e desenvolvimento - programas de mudanças - programas de comunicações Desenvolvendo pessoas Como manter as pessoas no trabalho: - treinamento e desenvolvimento - programa de mudanças - programa de comunicações Mantendo pessoas Como saber o que fazem e o que são: sistema de informação gerencial e banco de dados Monitorando pessoas (Chjavenato,1999)

20

21

22

23 UMA DAS TAREFAS IMPORTANTES DA PRÁTICA
DE GERENCIAR EM SÁUDE É TORNAR REALIDADE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ADQUIRIDO ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA AUTÊNTICA E VERDADEIRA, ONDE O QUE DEVE SER FEITO SEMPRE PERPASSA PELOS VALORES ÉTICOS EM VIRTUDE DE UMA PRÁTICA COM QUALIDADE QUE SÓ VISA A ASSISTÊNCIA À CLIENTELA.

24 MUITO OBRIGADO


Carregar ppt "Profª. Gladys Amélia Vélez Benito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google