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ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS

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Apresentação em tema: "ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS
Privada – pequenas, médias e grandes empresas. Pública – federais, estaduais e municipais.

2 Empresa Privada Pequena empresa
As atividades estão sob a responsabilidade de no máximo três pessoas – o dono da empresa, um gerente ou secretária e o contador. A legislação: CLT + Convenções Coletivas dos Sindicatos ou órgãos de classe correlatos. São frequentes acordos verbais com os funcionários, que posteriormente servem para processar judicialmente as empresas.

3 Empresa Privada – Pequena Empresa
As atividades e os responsáveis: Recrutamento e Seleção: Por indicação de alguém, com a avaliação do chefe ou do gerente/secretária. Definição de cargos e salários: O dono da empresa decide o cargo e o salário, às vezes com a orientação do contador. Recompensas e Benefícios: Recompensas – gratificações pela produção = prêmio, “por fora” – na informalidade. Benefícios – os legais; em algumas empresas – plano de saúde.

4 Empresa Privada – Pequena Empresa
Treinamento em serviço; não há manuais, exceto aqueles institucionais das empresas parceiras. Higiene e Segurança no Trabalho: Menos de 50 funcionários – Só que é exigido por lei. Mais de 50 funcionários – CIPA.

5 Empresa Privada – Pequena Empresa
Atividades do Contador: Registro do empregado e criação da ficha do empregado para anotações da vida funcional. Recebimento de cartão-ponto ou listagem do ponto para o banco de horas e elaboração de folha de pagamento. Elaboração da Folha de pagamento. Pagamento dos encargos sociais – INSS, FGTS, PIS, Contribuição Social, IR (retido na fonte dos empregados) e Contribuição Social. Demissão de empregados – registros, cálculos de rescisão, pagamento da rescisão. Participação em reuniões no Ministério do Trabalho e Sindicatos como preposto da empresa. Atendimento a fiscalização da Previdência Social. Elaboração de relatórios oficiais – DIRS, RAIS, CAGED, GEFIP.

6 Empresa Privada Média empresa
As atividades estão sob a responsabilidade de um departamento de RH. A legislação: CLT + Convenções Coletivas dos Sindicatos ou órgãos de classe correlatos. Os acordos com os funcionários são formais, documentados, mas é frequente chefes de outras seções da empresa façam acordos informais e não documentados no RH. O departamento conta com um órgão de assessoria que é a CIPA.

7 Empresa Privada – Média Empresa
As atividades – há uma unidade administrativa devidamente estruturada para cada atividade. Recrutamento e Seleção: A equipe é composta por pessoal administrativo, psicólogos e assistentes sociais; o recrutamento pode ser feito na própria empresa ou junto aos órgãos como Agência do Trabalhador – STE (SINE), ou empresas terceirizadas. A seleção é feita em conjunto com a unidade requerente. Após a seleção a documentação e o próprio candidato é encaminhado para a Seção de Higiene e Segurança para avaliação médica.

8 Empresa Privada – Média Empresa
As atividades: Cargos e Salários: A equipe é composta por pessoal administrativo, estatísticos e analistas de cargos e salários. Descrição de cargos – baseada no CBO e adaptado às necessidades da empresa. Definição de salários – baseado em pesquisas salariais que apontam a média do mercado.

9 Empresa Privada – Média Empresa
Benefícios Sociais – esta unidade pode ser composta por pessoal administrativo, assistentes sociais, psicólogos e especialistas em benefícios. Legais – férias, 13º, Aposentadoria, Seguro de AT; Auxílio Doença, Salário Família, Salário Maternidade, VT, VA. Da empresa – gratificações, seguro de vida em grupo, plano de saúde, plano de previdência privada, creche, ensino e educação, etc.

10 Empresa Privada – Média Empresa
Treinamento – esta seção é composta por analistas de treinamento, instrutores, pessoal administrativo-operacional e secretária. Tipos de treinamento: Introdutório Técnicos Desenvolvimento Gerencial Desenvolvimento Pessoal

11 Empresa Privada – Média Empresa
Higiene e Segurança – é composta por médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança no trabalho e especialista em qualidade de vida. Avaliação de saúde dos candidatos a emprego. Acompanhamento da saúde com o exame periódico. Análise de afastamentos. Acompanhamento dos Acidentes de Trabalho. Cálculo de Indicadores de AT. Análise do ambiente de trabalho e promoções de eventos para qualidade de vida no trabalho.

12 Empresa Privada – Média Empresa
Informações gerenciais – em geral ainda é a Seção Pessoal que tem na equipe analistas de pessoal e pessoal administrativo. Criar e manter um banco de dados sobre as pessoas, dados cadastrais, histórico profissional, eventos, assiduidade, treinamentos e cursos, remunerações, férias, metas designadas, promoções, etc. Efetivar admissão e demissão de pessoal. Cálculo da folha de pagamento e encaminhamento para pagamento, individualizado por funcionário. Cálculo de encargos e encaminhamento para pagamento. Cálculo de indicadores – absenteísmo, rotatividade de pessoal, custo médio de horas-extras, etc.

13 Empresa Privada – Média Empresa


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