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Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
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Conceito de Gestão de Pessoas:
“A GP refere-se às políticas e práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas” (CHIAVENATO, 2008, p. 15). Ajuda o administrador a desempenhar suas funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.
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Exemplos de políticas e práticas:
Agregar talentos à organização; Integrar e orientar talentos em uma cultura participativa, colhedora e empreendedora; Modelar o trabalho (individual e em equipe) para que se torne significativo, agradável e motivador; Recompensar o desempenho e os resultados; Avaliar o desempenho e melhorá-lo;
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Comunicar, transmitir conhecimento e proporcionar retroação intensa;
Treinar e desenvolver talentos; Proporcionar excelentes condições de trabalho e melhorar a qualidade de vida no trabalho; Manter excelentes relações com talentos; Aumentar a competitividade dos talentos; Incentivar o desenvolvimento organizacional.
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Contexto: Mudanças Contexto: formado por pessoas e organizações.
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações. Dependência mútua entre as pessoas e a organização.
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Conceito de Organização:
Segundo Chiavenato, “[...] as organizações são unidades sociais (ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos. Isso significa que as organizações são construídas de maneira planejada e elaboradas para atingir determinados objetivos. Elas também são reconstruídas, isto é, reestruturadas e redefinidas, à medida que os objetivos são atingidos ou à medida que se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e menor esforço. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito a constantes mudanças” (2006, p. 26).
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Resumindo: Nasce devido às limitações individuais;
Unidade social ou agrupamento humano; Constituída de forma proposital; Tem objetivos específicos; Sujeita a constantes mudanças.
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Exemplos de organização:
Empresas industriais; Bancos e financeiras; Escolas e universidades; Lojas e comércio; Igreja; Hospitais e laboratórios; Rádio e televisão; Shopping Centers; Empresas jornalísticas; Empresas de consultoria; Empresas de auditoria; Cinema e teatro; Empresas de propaganda; Clínicas médicas; Restaurantes.
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Variáveis na GP: Cultura organizacional; Estrutura da organização;
Características do contexto ambiental; Negócio da organização; Tecnologia utilizada; Processos internos; Estilo da gestão.
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Pessoas são recursos ou parceiros da organização?
Recursos: os empregados são padronizados, uniformes, inertes e precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades. Constituem parte do patrimônio físico na contabilidade organizacional.
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Parceiros: são fornecedores de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações: a inteligência que proporciona decisões racionais e que imprime significado e rumo aos objetivos globais.
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Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas:
As pessoas como seres humanos; As pessoas como ativadores de recursos organizacionais; As pessoas como parceiros da organização; As pessoas como talentos fornecedores de competência; As pessoas como o capital humano da organização: ou seja, as pessoas como o principal ativo organizacional que agrega inteligência ao negócio da organização.
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Objetivos da Gestão de Pessoas
Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Proporcionar competitividade à organização; Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas; Aumentar a auto-avaliação e a satisfação das pessoas no trabalho;
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Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;
Administrar e impulsionar a mudança; Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável; Construir a melhor empresa e a melhor equipe.
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Gestão de Pessoas: Contempla seis processos: Agregar pessoas;
Aplicar pessoas; Recompensar pessoas; Desenvolver pessoas; Manter pessoas; Monitorar pessoas.
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1) Processo de agregar pessoas
São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Exemplos: recrutamento e seleção
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2) Processos de aplicar pessoas
São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Exemplos: descrição de cargos e avaliação de desempenho.
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3) Processos de recompensar pessoas
São os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Exemplos: remuneração e recompensas
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4) Processos de desenvolver pessoas
São os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Exemplo: treinamento.
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5) Processos de manter pessoas
São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Exemplos: administração da cultura e clima organizacionais.
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6) Processos de monitorar pessoas
São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Exemplos: banco de dados e sistema de informações gerenciais.
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