A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
Prof. Edvaldo de Farias, MSc.

2 Histórico das Organizações - Estrutura

3 Histórico das Organizações Gestão de Pessoas

4 POTENCIALIZAÇÃO DE TALENTOS
PROCESSO GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS (centrada nas pessoas e talentos) POTENCIALIZAÇÃO DE TALENTOS DESMOBILIZAÇÃO DE TALENTOS ASSIMILAÇÃO DE TALENTOS PREPAR0 P/ APOSENTADORIA DEMISSÃO RECRUTAMENTO SELEÇÃO PROGRAMAS DE TRAINEE TREINAMENTO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO CONTINUADA PLANO DE CARREIRA REMUNERAÇÃO BENEFÍCIOS

5 O que é Gestão de Pessoas?
Conjunto de políticas e práticas definidas por uma organização para orientar comportamentos, relações e resultados das pessoas de forma corporativa. ( FARIAS, 2006)

6 Vocês concordam com essa afirmativa?
Uma empresa de excelência é o produto de resultados excelentes gerados por pessoas de excelência !!

7 Pessoas: recursos ou parceiros da organização?
PESSOAS COMO RECURSOS PESSOAS COMO PARCEIROS Empregados isolados no cargo Preocupações com normas e regras Subordinação ao chefe Fidelidade à organização Dependência da chefia Alienação em relação à organização Ênfase na especialização Executoras de tarefas Ênfase nas destrezas manuais Mão-de-obra Colaboradores agrupados em equipe Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com resultados Atendimento e satisfação do cliente Vinculação à missão e à visão Interdependência colegas & equipes Participação e comprometimento Ênfase na ética e na responsabilidade Fornecedoras de atividades Ênfase no conhecimento Competência e talento são diferenciais

8 Processo de Gestão RESULTADOS
PROCESSOS RESULTADOS PESSOAS Capacidade de gerar resultados a partir da gestão das pessoas e dos processos inerentes ao negócio

9 Gestão de Pessoas: Visão Atual
“... Maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano.” (Fischer, 2002,p. 12)

10 Gestão de Pessoas: Visão Atual
Fatores condicionantes Da QUALIDADE NA Gestão de Pessoas Pessoas Tecnologia Estratégia de Organização DO Trabalho Cultura DA EMPRESA Estrutura Organizacional Fatores Externos

11 Conhecimentos Atitudes Habilidades
Gestão de Pessoas: Modelo Centrado nas Competências Conhecimento É o “saber” adquirido: conhecimento técnico, conceitos e teorias. Conhecimentos Atitudes Habilidades Habilidade É o “saber fazer” ou seja, saber colocado em prática. Atitude É o ”saber ser”. São as “posturas” adotadas pelo profissional junto aos pares, superiores e subordinados. Estão ligados a valores, princípios e personalidade.

12 Competências: Categorias Funcionais
Essenciais Fonte de vantagem competitiva para a organização Organizacionais Comum a todas as pessoas da organização De Gestão Comum a todos os gestores Específicas De acordo com o processo de trabalho

13 Competências Múltiplas: Um Ponto de Vista
Baseados no artigo Capacitação Profissional e Competências Emergentes (FARIAS, 2005) desenvolvam uma análise crítica e um posicionamento pessoal sobre as 5 dimensões abordadas pelo autor, apresentando pra nós em forma de seminário grupal (4 componentes/grupo)

14 COMPETÊNCIAS VERSUS RESULTADOS
Sofrem pouca influência de variáveis externas Foco em autodesenvolvimento Mais qualitativo Necessidade de mais tempo para o seu desenvolvimento Sofrem grandes influências de variáveis externas Foco em produtividade Mais quantitativo Necessitam de menos tempo para serem observados

15 GESTÃO DE COMPETÊNCIAS VERSUS RESULTADOS O que fazer com as pessoas?

16 Para onde vai a Gestão de Pessoas ??
Alinhar competências humanas às estratégias do negócio; Aumentar a importância da capacitação contínua dos gestores; Alinhar a gestão de pessoas às estratégias do negócio e objetivos organizacionais; Alinhar-se aos processos de mudança organizacional; Entender o conceito de competências como um fator articulador da gestão de pessoas. Fonte: Para onde vai a Gestão de Pessoas - HSM Management 44 maio-junho 2004

17 Política de Gestão de Pessoas: Um Ponto de Vista
Baseados no artigo Políticas de RH em Empresas de Fitness: Competitividade e Rentabilidade Baseados no Fator Humano (FARIAS, 2006) e agrupados em duplas ou trios, desenvolvam uma análise de 2 (dois) dos 7 níveis de ação de gestores, apresentando pra nós em forma de seminário grupal

18 Ação dos Gestores na Gestão das Equipes
Baseados no artigo O Feedback como Ferramenta Gerencial na Gestão das Equipes (FARIAS, 2006) e agrupados em duplas ou trios, desenvolvam uma análise crítica e apresentem pra nós!!

19 AÇÃO DOS GESTORES NA GESTÃO DE EQUIPES: Finalizando o nosso encontro...
Discuta e analise as conseqüências tanto para as pessoas quanto para as empresas do empregado ser considerado efetivamente um parceiro? Comente a afirmativa: Todo gerente é gestor de pessoas. Você acredita que as empresas precisam preocupar-se cada vez mais com as pessoas? Justifique sua opinião sinalizando como isso pode ser feito.


Carregar ppt "GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google