A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:"— Transcrição da apresentação:

1 FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho.

2 Treinamento Custo ou investimento? Por que treinar?
Deficiências nas escolas e faculdades; Adaptação ao cargo aos novos recém- contratados; Evolução tecnológica; Desenvolvimento do potencial humano.

3 Desenvolvimento de pessoas
Qualquer tentativa de melhorar o desempenho gerencial pela divulgação de conhecimento, mudança de atitudes ou aumento de habilidades. Enquanto o treinamento visa o a compreensão de habilidades no cargo atual, o desenvolvimento está mais focalizado no crescimento pessoal do colaborador e visa à carreira futura.

4 O processo de treinamento
NOVO COLABORADOR ( MODELAGEM AO TRABALHO) -Sobre a política da empresa( treinamento de integração) -Atribuições e responsabilidades do cargo COLABORADOR ANTIGO Aumento de desempenho e produtividade Conhecimento de um novo processo ou tecnologia Gestão de carreira do colaborador Ana Crisitina L. França- Práticas de R. Humanos

5 O processo de treinamento/desenvolvimento
1- Quais as competências que cada cargo abrangido exige? CONHECIMENTOS- o que os funcionários devem saber HABILIDADES- o que os funcionário sabem fazer COMPORTAMENTOS ou ATITUDES- as formas como cada indivíduo se comporta. ISTO INCLUI PROCESSOS E TECNOLOGIAS COMO A INTERAÇÃO E AO RELACIONAMENTO. 2- Quais são as habilidades e atitudes para cada cargo? As habilidades de cada cargo são classificadas em três grupos: HABILIDADES VOLTADAS À INTERAÇÃO PESSOAL HABILIDADES VOLTADAS AO PROCESSO E A QUALIDADE HABILIDADES VOLTADAS À OBTENÇÃO DE RESULTADOS. Quando perguntamos as habilidades requeridas do colaborador ao superior, ele não hesita em afirmar que ele deverá possuir todas em alto grau- a síndrome do SUPER-HOMEM”.- visão falha e errônea.

6 Planejamento de um treinamento
3-Perfil das pessoas na organização: AVALIAÇÃO FEITA PELO SUPERVISOR; OBSERVAÇÃO MÚLTIPLA; AVALIADO POR PROFISSIONAL ESPECIALIZADO. 4 – Identificação e validação de talentos O que se quer medir é o talento da pessoa, identificar o potencial ainda não desenvolvido. Portanto, ainda não existe instrumento disponível capaz de dizer se uma pessoa irá ou não adotar certo comportamento ou habilidade. O talento para determinada competência não significa que a pessoa o desenvolverá. Depende de aspectos: financeiros, situa- ção profissional, pessoal, familiar e satisfação com o trabalho. Avaliação de desempenho

7 Planejamento de um treinamento
5- Elaboração do planejamento Conhecimento se aprende estudando. As formas mais comuns de aprendizado são: ESCOLARIDADE FORMAL CURSOS LEITURA DIRIGIDA- o instrutor apenas organiza e monitora as leituras do texto escolhidas. Habilidades- se desenvolvem por intermédio de exercícios. Podem ser motoras ou intelectuais. As habilidades mais comuns são: WORKSHOPS- exercício de alguma habilidade. SIMULAÇÕES- simulam situações da vida real. Ex: jogos de empresa TAREFAS REAIS- estágios, rotação de cargo, tarefas temporárias.

8 Planejamento de um treinamento
4- Elaboração do planejamento Comportamento- são desenvolvidos mediante decisão pessoal e Avaliação de desempenho. Grupos de avaliação de desempenho: reunião de pessoas de mesmo nível hierárquico(4 a 6 pessoas) passam por um treina- mento. Orientação por um facilitador:requer tempo e preparo do facili- tador para orientar o pupilo. Este facilitador é o chamado coaching.

9 Níveis e Técnicas de treinamento
1. GERENCIAL: Ocupantes de cargos de gerência; 2 .TÉCNICO: áreas específicas; 3. MÉDIO: empregados com pouca escolaridade; 4. AMPLO: todos os empregados, por exemplo, curso da área de relações humanas. * TÉCNICAS: TREINAMENTO NO TRABALHO( formais e universidade corporativa) TELETREINAMENTO/ VIDEO CONFERÊNCIA TREINAMENTO COMPUTADORIZADO UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DEVE RESPONDER AS SEGUINTES INDA- GAÇÕES: Por que treinar? Como treinar? Em que treinar? Quando treinar? Quem treinar?

10 Desenvolvimento de carreiras
Necessidade da organização Necessidades individuais da carreira Consequências Quais os principais itens estratégicos para os próximos anos? Conhecimentos e Habilidades necessários; * Níveis de pessoas requeridos; Quais as necessidades eos desafios que as empresas precisam Como posso encontrar oportunidades de carreira dentro da organização que: Utiliza minhas forças e competências ; * Proporcione desafios; * Atenda meus interesses; * Utilize meu estilo pessoal. Quais as necessidades eos desafios que as empresas precisam Os funcionários estão se desenvolvendo de maneira que junte sua eficácia e satisfação com alcance dos objetivos estratégicos da organização?

11 VÍDEO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO- PARTE1

12 VÍDEO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO- PARTE 2

13 VÍDEO DE TREINAMENTO -TIPO COMPORTAMENTAL

14 VÍDEO DE TREINAMENTO -TIPO CONHECIMENTO

15 VÍDEO DE TREINAMENTO -TIPO CONHECIMENTO


Carregar ppt "FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google