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Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades

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Apresentação em tema: "Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades

2 TEMAS: Avaliação de Desempenho Treinamento e Desenvolvimento

3 Avaliação de Desempenho
1) Por que avaliar o desempenho? Avaliar desempenho permite maior controle na organização, sendo muito importante para auxiliar programas que visem melhoria da eficiência, treinamento, e mesmo de remuneração e carreira dos funcionários. 2) Quais as técnicas mais comuns de avaliação de desempenho? - Método das escalas gráficas – fatores de avaliação previamente definidos - Avaliação por Resultados – mais recente, complexo e útil. Presente nas empresas mais desenvolvidas. 3) Quais as dificuldades mais comuns de implantar sistemas de avaliação de desempenho no Brasil? As dificuldades se encontram na cultura, sendo forte ainda a pessoalidade no meio profissional. Em geral, os brasileiros não se sentem à vontade para avaliar nem em serem avaliados (daí, ocorre os problemas de recusa, ‘tendência central’, falta de impessoalidade, marcações extremas...) Isso deve ser trabalhado na empresa. 4) Sempre é necessário avaliar o desempenho? Não. A avaliação de desempenho só deve ocorrer quando sua necessidade e os benefícios esperados superarem os custos de sua operacionalização.

4 Treinamento e Desenvolvimento
1) Conceitue aprendizagem e treinamento. Aprendizagem é o processo de aprender, através do qual são adquiridos novos conhecimentos, desenvolvidas novas competências e comportamentos. Treinamento é um tipo de educação profissional de curto prazo, mais específico, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos, com vistas a gerar mudanças de comportamento. Seu conteúdo envolve: transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, de atitudes e de conceitos. É qualquer atividade que contribua para tornar uma pessoa apta a exercer sua função ou atividade, para aumentar a sua capacidade para exercer melhor essas funções ou atividades, ou para prepará-la para exercer de forma eficiente novas funções ou atividades. O treinamento é uma responsabilidade de linha e função de Staff.

5 Treinamento e Desenvolvimento
2) Quais os objetivos do treinamento? Principais Objetivos do Treinamento: 1. Preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas peculiares à organização; 2. Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para as quais a pessoa pode ser considerada. 3. Mudar a atitude das pessoas, criando um clima maior satisfatório entre empregados, aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas às técnicas de supervisão e gerência. 3) Quais os meios para levantamento das necessidades de treinamento? avaliação do desempenho observação questionários solicitação de supervisores e gerentes entrevistas reuniões análise de cargos relatórios periódicos

6 Treinamento e Desenvolvimento
4) O que é educação corporativa? Constitui um processo e não necessariamente um local, em que todos os funcionários, e algumas vezes clientes e fornecedores, participam de uma variedade de experiências de aprendizagem necessárias para melhorar seu desempenho no trabalho e incrementar seu impacto nos negócios. Em muitos casos, a função tradicional de T & D converte-se em uma universidade corporativa. 5) O que são Competências Básicas? Competências básicas são habilidades, atitudes, interesses, traços, valor ou outra característica pessoal. Todo funcionário precisa possuir um conjunto de competências básicas para desenvolver seu trabalho na empresa. O importante é adquirir e agregar novas competências que sejam fundamentais para o sucesso do negócio da empresa. 6) O que é Gestão do Conhecimento? A gestão do conhecimento (knowledge management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. A gestão do conhecimento necessita de programas de aprendizado e desenvolvimento de longo prazo.


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