Disciplina de Programação Visual 2 – QI – Aula7 Prof. Luciano Monteiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ana Paula B. Barboza Ivana Xavier Rodrigues
Advertisements

Banco de Dados Prof. Antonio.
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Java Conexão com Banco de Dados
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS ACESSO A BANCO DE DADOS COM O JDBC Prof. Thiago Pereira Rique
Sistemas de Informação Redes de Computadores
Maurício Edgar Stivanello
Motor de Armazenamento
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Desenvolvimento Baseado em CGI Material cedido pelo Prof
Acesso a Bancos de Dados usando Visual Basic
Banco de Dados Oracle AESO.
Material III-Bimestre Wagner Santos C. de Jesus
Fundamentos de Banco de Dados Prof. Alexander Roberto Valdameri
Linguagem de Banco de Dados - SQL
Disciplina de Programação Visual 2 – QI – Aula8 Prof. Luciano Monteiro
Introdução a JDBC Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software Programação Distribuída.
S ISTEMA O DIN Egio Arruda Junior. S ISTEMA O DIN - I NTRODUÇÃO Requisitos; Visão Geral; Visão Cliente; Visão Servidor; Instanciando o Odin; Discussão.
Fundamentos do Projeto de Aplicativos de Banco de Dados
Java :: Persistência de Dados
WinCrash. TRABALHO DE INVASÃO COM WINCRASH. ALUNO: HELDER RENNE APOIO: PROF. GÓIS.
1 Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina FDR. Material III-Bimestre Criação de Funções e Procedimentos;Acesso.
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Aula 7 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Microsoft® Lync™ 2010 Treinamento do Aplicativo de Grupo de Resposta
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Design Patterns / Acesso ao banco de dados (java.sql)
JSP / Servlets Avançado
(Linguagem de Consulta Estruturada)
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site.
Programação Orientada à Objetos
XIII Jornada de Cursos .NET com C# Lucas Mello Flávio Almeida.
Prof. Rodrigo de Matos Vargas
ASP (Active Server Pages)
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Prof. Roberto Rosa Aula 9.  Agora vamos inserir dados no Banco de Dados. Para isso precisamos de 3 coisas:  Netbeans instalado.
Banco de Dados Parte 04 Ceça. Ceça Moraes 2 Conteúdo  Os três níveis da arquitetura  Mapeamentos  Arquitetura cliente-servidor.
Configuração do Ambiente de programação
A Linguagem PHP Instituto Vianna Júnior Desenvolvimento para Web Prof. Lúcia Helena de Magalhães 2008.
Bancos de Dados Estrutura e Funcionamento de um SGBD
Academia de Ensino Superior 2007 O Ciclo de Dados.
Java Conexão com Baco de dados Saulo Bazzi Oberderfer Fonte:
Capítulo 10 Criação de um Formulário Para
Controle de Concorrência
DELETE, UPDATE, COMMIT, ROLLBACK
EAD - Ensino a Distância Sejam todos bem-vindos ao CTQ – Centro de treinamento do QUESTOR Empresarial.
Transações Banco de Dados II Aline S Costa 1. TRANSAÇÕES Conjunto de operações que formam uma única unidade lógica de trabalho; Conjunto de instruções.
Conceitos básicos Professor Esp. Diego André Sant’Ana
Daniel Paulo Introdução Um ambiente de distribuição de dados é aquele que pode conter cópias dos mesmos dados em diversos servidores.
ACCESS AULA 01 Na primeira aula você terá uma visão geral do Microsoft Access, conhecerá sua evolução e suas versões. Ao final da aula você irá possuir.
Daniel Paulo SQL Server 2014 Módulo II Daniel Paulo
Algoritmo É uma descrição seqüencial ordenada dos passos que devem ser executados de forma lógica e clara, com a finalidade de facilitar a resolução de.
UCSal – Bacharelado em Informática
UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis
O android traz suporta nativo ao bando de dados SQLite Open-source Por padrão, os bancos de dados podem ser acessados apenas pelas aplicações.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Acesso à Dados – ZEOS x Delphi
BD SQL (Insert, Update, Delete) e Select Hayslan Nicolas Colicheski Bucarth – IFRO / 2015 –
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
Help de Funções do sistema Este HELP ajudará na instalação e configuração do Roteador SISMOURA.
Duvidas Frequentes 09/01/2009. Atualizando o SISMOURA.
SisMoura: Multi-Loja Manual de Implantação. Apresentação A seguir mostraremos os passos necessários para que os bancos de dados das lojas estejam aptos.
ASP.NET Passo a Passo Criando um CRUD Conteúdo do Capítulo 1. Acessar bancos de dados SQL Server 2. Utilizar o GridView 3. Utilizar o DetailView 4. Implementar.
Persistência de dados e padrão DAO
Programação para Internet Aula 11 SQL (Introdução a linguagem, comandos de modificação: Create, Drop, Alter, Insert, Delete, Update)
Persistência de dados e padrão DAO Padrões de Projeto Orientado a Objetos Profa. Danielle Martin/Mauricio Universidade de Mogi das Cruzes.
Banco de Dados para Redes– Aula 03 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

Disciplina de Programação Visual 2 – QI – Aula7 Prof. Luciano Monteiro Delphi Disciplina de Programação Visual 2 – QI – Aula7 Prof. Luciano Monteiro

Conexão com a Base da Dados Acesso nativo: Acesso nativo ao InterBase, através dos componentes InterBase Express “IBX”. Acesso nativo significa que existem a sua aplicação e os componentes de Acesso Nativo para acessar a base de dados. Neste meio, não existe nada “BDE/ODBC/OLE DB” e ou outro driver. Entre sua Aplicação e a base de dados não existe nenhuma camada. E isto é feito através de Funções da API do SGDB InterBase. O que é InterBase Express “IBX” ? Está é a palheta responsável pela comunicação de dados entre seu aplicativo e o Banco de Dados InterBase. Nela existem 12 componentes “até a versão 4.4 do IBX”. Vamos agora, analisar cada componente, sua Função, suas Propriedades, Métodos e Eventos que cada componente possuí. Acesso nativo/direto ao InterBase.

TIBDataBase É o responsável pela conexão entre a sua aplicação e o Banco de Dados InterBase. Propriedades : Connected : Ativa ou desativa a conexão com a base de Dados. DataBaseName : Nome do arquivo de Base de Dados do Interbase® ".GDB". DefaultTransaction : Especifica qual Transação “IBTransaction”, é ligado automaticamente ao IBDataBase. Serve para aplicações onde existe apenas uma transação envolvida em todo o sistema. Isto é, para sistemas pequenos, onde o controle de transação não é tão importante para o bom funcionamento da aplicação. Se a sua aplicação necessita de um controle de várias transações ao mesmo tempo, deixe está propriedade em branco. IdleTimer : Especifica quanto tempo o Cliente irá esperar por uma resposta do servidor. Caso o tempo tenha se excedido, a conexão será desfeita.

TIBDataBase LoginPrompt : Se ativa ou não o pedido de senha quando houver a conexão com o Banco de Dados InterBase. SQLDialect : Indica qual o Dialeto que será utilizado pela conexão. Caso necessita saber mais sobre Dialect, dê uma olhada no capitulo de InterBase. TraceFlags : Indica quais serão as ações monitoradas pelo TIBSQLMonitor.

TIBTransaction É o responsável pelo controle de transações da sua aplicação. Você pode controlar transações concorrentes, ou em threads independentes. Propriedades : Active : Inicia a transação, tem o mesmo efeito do método StartTransaction. DefaultAction : Indica a sua transação qual será o método executado quando o parâmetro IdleTimer exceder.

TIBTransaction DefaultDataBase : Indica a qual conexão a transação pertence. Params : Propriedade onde você especifica o tipo de transação, isto é, como a sua transação se portará na sua aplicação. Em versões atualizadas do IBX, você clica duas vezes no componente para abrir as opções de transações. Estas opções estão explicadas no capitulo de transações. IdleTimer : Especifica quanto tempo a transação ira esperar para executar a propriedade DefaultAction

TIBTable Faz a conexão com a sua Base de Dados no mesmo modelo de TTable do Data Access do Delphi. O uso de TIBTable em modelo Client-Server não é recomendado, por causa do número de instruções muito grande enviadas ao servidor. Por causa disto, é recomendável o uso de TIBQuery e ou TIBDataSet.

TIBQuery Faz a conexão SQL com a sua Base de Dados InterBase. Este componente aceita quase todas as instruções DDL, DML e DQL. Para utilizar o TIBQuery como um componente de edição, é necessário o uso do TIBUpdateSQL. As propriedades e eventos, são praticamente as mesmas do componente TQuery de Data Access do Delphi. Explicarei algumas que estão diretamente ligada ao InterBase.

TIBQuery Propriedades : BufferChunks : Número de Registros no Buffer. DataBase : Onde você especifica a qual Data Base “IBDataBase” a Query está ligada. Transaction : Onde você especifica qual a Transação “IBTransaction” a Query está ligada. Unidirectional* : Especifica se a navegação será Unidirecional, isto é, em um sentido apenas. E este sentido é somente para navegação para os próximos registros.

TIBQuery UpdateObject : Propriedade ligada ao TIBUpdateSQL, onde indica que a sua Query é Editável, isto é, podem ser feitas Inclusões, Alterações e Exclusões. Principais Métodos : ExecSQL : Executa as instruções DML contidas na propriedade SQL. Este método é válido para Instruções Insert, Update, Delete. Para instruções SQL, execute o método Open. Open : Executa as instruções DSL do Banco de Dados InterBase. Executa as instruções contidas na propriedade SQL. Este método é válido para Instruções Select. Para instruções DML, execute o método ExecSQL.

TIBUpdateSQL Propriedades : Permite definir instruções DML para cada método Insert, Edit e Delete. TIBUpdateSQL+TIBQuery representa toda a funcionalidade SQL de manipulação de Dados e Live Result Set. A seguir, mostraremos as principais propriedades. InsertSQL - Instrução SQL de Inserção de Dados. É executado quando for chamado o método Append/Insert. ModifySQL - Instrução SQL de alteração de Dados. É executada quando a tabela for colocada em modo de Edição DeleteSQL - Instrução SQL para deletar Dados. É executada quando o método Delete for chamado. RefreshSQL - Instrução SQL para executar o Refresh. É executada quando for chamado o método Refresh.

TIBDataSet Engloba toda a funcionalidade de TIBQuery+TIBUpdateSQL, e ainda é mais rápido. É o recomendado pelos criadores dos componentes Interbase® Express "IBX".

TIBDataSet Propriedades : Active : Indica que a Tabela está aberta. BufferChuncks : Número de Registros no Buffer. DataBase : Indica o TIBDataBase da tabela.

TIBDataSet DeleteSQL, InsertSQL, ModifySQL, RefreshSQL : São os mesmos explicados no componente TIBUpdateSQL. SelectSQL : Instrução SQL de Result Live executada quando a tabela for aberta. Transaction : Indica a qual transação “IBTransaction” pertence o IBDataSet.

TDataSource Responsável pela ligação entre os componentes de conexão de banco e os componentes visuais do form. Ex.: TDBedit, TDBMemo, etc...

Componentes visuais de Banco

Sequência de Conexão Componentes TIBDataBase TIBTransaction TIBDataSet TDataSource TIBQuery Banco de dados TIBUpdateSQL