EJA – Educação de Jovens e Adultos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SIDA.
Advertisements

Apresentação de AIDS para CIPISTAS
Trabalho realizado por:
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Prof. Thiago Moraes Lima
DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ?
HIV - AIDS Prof. Eduardo Furtado Flores.
DST / AIDS DST: Doenças sexualmente transmissíveis, são adquiridas por meio de relações sexuais com pessoas infectadas.
VÍRUS Prof.: Gilmar Marques.
Alunos: Fabiana Rodrigues
HIV/AIDS.
Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
Vírus: Seres sem organização celular
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
DST/AIDS.
DST – doenças transmissíveis por contacto sexual
Sida.
Quiz sobre o VIH/ SIDA Clica na resposta correta!
Sida.
Alice Tavanez nº1 Bráulida Fernandes nº5 Lisandra Maia nº14 9ºB
VIH / SIDA Carolina Sol Nº8 ; Fernanda Herzog Nº12 ; Henrique Lopes Nº16 ; Miguel Rodrigues nº21 Escola Básica D. Manuel I - Tavira Trabalho realizado.
CEAG- C.E. Antonio Gonçalves
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’S
Educação para a saúde e sexualidade
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
SIDA Trabalho realizado por:
Dia Universal da Luta contra a Aids
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
Doenças sexualmente transmissíveis
VIH/SIDA.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS.
Revisão Prova Bimestral de Ciências – Profª. Luciana
CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA AIDS NA PCRJ. AIDS é a sigla em inglês que significa Síndrome de Imuno-Deficiência Adquirida (SIDA) O QUE É AIDS?
Impacto Da Sida Na Sociedade.
Profª Marcia C. de Souza Silva
Trabalho realizado por: Ana Vieira, nº3 Tânia Viegas, nº17
Flávia Larissa Leonora Silmara João Plínio
HIV​.
Papiloma Humano.
Principais Infecções Bacterianas
Sida São, minha querida São sempre pronta a ajudar agora é sobre a Sida que devemos informar. É tão grande a ignorância é tanta a falta de apoio neste.
AIDS – SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA
Coqueluche.
A criança com HIV e a Atuação da Enfermagem
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas.
Infeções sexualmente transmissíveis
1 de dezembro DIA MUNDIAL DA SIDA.
AIDS A Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), é causada pelo vírus HIV. Recebe esse nome, porque destrói o sistema imunológico. A Aids (Síndrome.
Gravidez, métodos contraceptivos, DST/ métodos de prevenção. Thaís Renata – PIBID UNICAMP –
COORDENAÇÃO ESTADUAL DST/AIDS GERÊNCIA DE PREVENÇÃO DISQUE DST/AIDS Lygia Benvenuti Técnica em Prevenção
1 De Dezembro Dia Mundial Da Luta Contra a AIDS. A AIDS A AIDS, mais do que uma doença é uma grave questão social, pois grande parte dos indivíduos infectados.
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
Gravidez e DST.
Transcrição da apresentação:

EJA – Educação de Jovens e Adultos Rosarita Adriano Problemática: O QUE É E COMO SURGIU A AIDS? AIDS

E também é importante saber onde a doença surgiu. JUSTIFICATIVA Resolvi pesquisar sobre a Aids porque eu quero mais conhecimento sobre o assunto e às vezes nos falta mais informação. E também é importante saber onde a doença surgiu.

O QUE É A AIDS?

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A sigla AIDS vem da língua inglesa e significa: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

SÍNDROME- É um conjunto de sinais e sintomas que se desenvolvem simultaneamente, como: diarréias, febre alta, suores noturnos, cansação, etc. IMUNODEFICIÊNCIA- O vírus HIV ataca o sistema de defesa das pessoas, causando-lhes deficiência no funcionamento, ou seja, desorganiza o sistema imunológico, deixando a pessoa vulnerável a doença para as quais o organismo normalmente reagiria por si só. ADQUIRIDA- Como a deficiência é causada por um vírus, dizemos que é adquirida ou seja, veio de algo estranho ao organismo (no caso, o vírus).

COMO SURGIU A AIDS? AIDS TEM DUAS HIPÓTESES: HIPÓTESE 1 Foi formulada uma hipótese segundo a qual a AIDS surgiu na África. HIPÓTESE 2 O vírus da AIDS teria sido obtido atráves da engenharia genética.

HIPÓTESE 1 Os retrovÍrus existentes em macacos africanos poderiam ter sofrido mutações e se tornado muito virulentos ao ser humano; mas os vírus mutantes estavam em macacos. Esses vírus teriam sido transmitidos ao ser humano através de mordidas ou pela ingestão de carnes de macacos contaminados. A África, nesse caso, teria sido o ponto de irradiação da doença para todos os paÍses.

HIPÓTESE 2 Foi levantado outra hipótese, segundo a qual o vírus da AIDS teria sido obtido através da engenharia genética. Ele poderia ser usado numa possível 3ª guerra mundial ou mesmo para controlar a explosão demográfica. Mas o vírus teria fugido do controle e contaminado muita pessoas. Isto explicaria o fato de os Estados Unidos ser o país mais atingido pela doença . Entretanto, essa hipótese vem sendo muito criticada porque existem muitas controvérsias.

COMO A DOENÇA É TRANSMITIDA?

A AIDS é uma doença infecto-transmissível. Este tipo de doença tem um contágio mais difícil, pois só passa de uma pessoa para outra de maneiras muito bem definidas. A AIDS não se trasmite através do convívio social, pelo ar ou por objeto de uso comum.

As maneiras que o HIV pode ser transmitido são: ● Relações sexuais (vaginal e anal); ● Transfusão de sangue que não tenha sido previamente testado; ● As pessoas que compartilham seringas e agulhas não esterilizadas também podem se contaminar, como ocorre com os usuários drogas injetáveis; ● As mulheres portadoras do HIV podem transmitir o vírus para seu filho, na gravidez, no momento do parto ou na amamentação.

O que é vírus? Os vírus são seres infinitamente pequenos, que vivem dentro de outras células e delas se utilizam para se multiplicar e sobreviver. No caso da Aids, o vírus é o HIV.

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS VÍRUS DA AIDS? O HIV procura uma célula sangüínea chamada linfócito (glóbulo branco), e nela se reproduz, destruindo-a, desorganizando assim nosso sistema de defesa. O HIV pode, em média, ficar 8 anos adormecido, sem causar problemas ao organismo. O vírus da imunodeficiência humana é encontrado principalmente no sangue, esperma e secreção vaginal. Não sobrevivem no ar.

Manter parceiro mútuo e exclusivo é a melhor forma de prevenção; Como a AIDS é prevenida? No ato sexual: Manter parceiro mútuo e exclusivo é a melhor forma de prevenção; Através do uso do preservativo (camisinha) nas relações sexuais de qualquer tipo (oral, vaginal e anal) se não houver parceiro mútuo e exclusivo.

Outras formas de prevenção: Proteger as mãos com luvas de látex ou saco plástico sempre que for socorrer alguém que apresenta um sangramento; Não compartilhar agulhas e seringas; Nas transfusões sangüíneas, exigir que o teste de Aids seja feito pelo banco de sangue;

Tratamento

Como a síndrome pode ser tratada? Apesar do vírus da Aids dificilmente ser destruído, já existem medicamentos que podem atrapalhar sua reprodução, como: AZT (Zidovudina): é um medicamento caro, tóxico, que afeta também as células sangüíneas e pode causar anemia.

CD4: é uma proteína associada aos linfócitos (células de defesa do organismo). Esta proteína pode ser produzida através de técnicas desenvolvidas pela engenharia genética. Estas proteínas são utilizadas no tratamento através da injeção das mesmas nos pacientes com a doença. Assim, a CD4 se une a outra proteína do vírus e assim consegue enganar o HIV.

Conclusão Com este trabalho eu aprendi que a Aids não é uma doença transmitida pelo beijo, abraço ou aperto de mão, e sim pelo ato sexual ou também através do contato do sangue entre pessoas feridas (sendo uma a portadora do vírus). Achei muito importante pois aprendi um pouco mais sobre esta doença que eu não sabia muito.