Escola Básica e Secundária de Luís de Camões 5.º e 8.º anos
Curiosidades sobre a água Escola Básica e Secundária Luís de Camões - Constância Curiosidades sobre a água Trabalho elaborado por: * Adriano Jacinto N.º 1 * Ana Lopes N.º 4 * André Alexandre N.º 5
Esperamos que gostem do nosso trabalho! Introdução Este trabalho foi proposto o âmbito da disciplina de Ciências Naturais, pela professora Sandra Fernandes. Neste trabalho vamos apresentar curiosidades sobre a Água. Esperamos que gostem do nosso trabalho!
97% da água do Planeta é água do mar, 2% está contida nos glaciares e icebergs. A restante (1%) está no interior da Terra, muitas vezes a grandes profundidades, impedindo a sua exploração. Assim, apenas 3% da água existente na Terra é doce.
A Terra parece ser o único planeta do sistema solar que tem água no estado líquido. A matéria viva precisa de um ambiente como o da Terra para se desenvolver - com temperaturas entre o 0ºC e os 100ºC, que permitem a existência da água neste estado.
Os mares e oceanos são responsáveis pela produção de 90% do oxigénio existente na atmosfera.
A profundidade média dos oceanos é de 4 Km. Os oceanos contêm mais de 1 300 000 000 km3 de água. 8
Se a água dos oceanos evaporasse, a quantidade de sal retida seria suficiente para cobrir os continentes, numa camada com cerca de 1,5 metros de espessura. 9
Um banho consome aproximadamente 90 litros de água. Uma descarga sanitária gasta aproximadamente 12 litros de água; aproximadamente 230 litros por dia. Um autoclismo que esteja a perder água pode desperdiçar, em seis meses, mais de 171 000 litros de água. Um banho consome aproximadamente 90 litros de água.
Uma lavagem de roupa à máquina consome aproximadamente 130 litros de água. Durante 15 minutos com a mangueira aberta pode se gastar até 280 litros de água. Gota a gota, uma torneira mal fechada pode chegar a desperdiçar de 50 litros por dia, o que corresponde a mais de 1 m3 por mês.
Da água que gastamos em nossas casas, cerca de 75% é usada na casa-de-banho.
Gastos de água
Tome duche em vez de um banho de imersão. No duche, feche a torneira enquanto se ensaboa.
Enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos, feche a torneira. Instale um autoclismo com sistema de poupança de água.
Se em sua casa houver máquina de lavar loiça e roupa, estas só devem ser postas a trabalhar com carga completa. Não lave a loiça em água corrente.
Na rega das plantas use só a agua necessária. Regue as plantas nas horas de menos calor, para reduzir a evaporação da água.
Se vir uma fuga de água numa boca ou noutro ponto de conduta, previna os responsáveis pelo seu arranjo. Se tiver em casa torneiras que pinguem ou o autoclismo a perder água, mande concertá-los de imediato.
Em casa e na escola não desperdice água. Reutilize a agua que puder. Mesmo depois de começar a chover, as consequências da seca vão continuar a fazer-se sentir.
FIM
O Ciclo da Água
O que é o Ciclo da Água? O ciclo da água corresponde ao conjunto de mudanças, de lugar e de estado físico, que acontecem com a água ao longo do tempo.
A água é um líquido abundante na natureza A água é um líquido abundante na natureza. Não apresenta sempre o mesmo aspecto. Conhecem a "História de uma gotinha de água"? ...
Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Juntamente com outras, Salpico formava a água de um lago.
Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. As Salpico separaram-se, subiram e formaram o vapor de água. Já não se viam as Salpico.
No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Gotinha viajou por muitas terras.
Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas Salpico caíram em forma de chuva.
Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve.
O calor do sol derreteu a neve e as Salpico voltaram a ser água líquida.
Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo. Quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água.
A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente.
A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes. O curso da água levou a gotinha até ao mar.
Agora a gotinha faz parte do mar Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder subir e começar uma nova viagem.
Quais são as fases do ciclo da água? Evaporação Condensação Solidificação Precipitação
O que é a evaporação? É a passagem da água do estado líquido ao estado gasoso (vapor de água). Quando a água dos mares, rios e lagos evapora, com a acção do calor, e passa a vapor de água, que sobe na atmosfera.
O que é a condensação? É a passagem da água do estado gasoso (vapor de água), ao estado líquido. Acontece quando o vapor de água se concentra e passa em zonas mais frias, formando as nuvens.
O que é a solidificação? É a passagem da água do estado líquido ao estado sólido. Conforme a passagem da água pelas camadas altas, médias ou baixas da atmosfera, surge a neve, o granizo ou a geada.
O que é a precipitação? É a água que cai na superfície terrestre no estado sólido ou líquido. Acontece quando as nuvens passam por regiões mais frias, ficam pesadas e chove.
webgrafia http://www.terravista.pt/copacabana/3974/ciclo.gif http://www.mundodaagua.com/baloes/ciclo.gif http://nonio.eses.pt/asp/eusei/