UNIVERSIDADE KIMPA VITA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Continuidade: sem interrupções
Advertisements

SLIDE 1 – Transformações - Translação
A Imagem (Parte II) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
Computação Gráfica I Conteúdo: Professor: - Objetos gráficos planares
Os Gráficos (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE UNIVERSIDADE KIMPA VITA.
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
Luiz Marcos Curvas paramétricas Luiz Marcos
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Prof. Alex Fernandes da Veiga Machado
Projeções e OpenGL Alex F. V. Machado.
Introdução à Computação Gráfica Geometria
Transformações Geométricas em C.G.
DIM102 1 Curvas e Superfícies 35T56 – Sala 3F4 Bruno Motta de Carvalho DIMAp – Sala 15 – Ramal 227.
Curso de Cafeicultura de Precisão
Computação Gráfica Interativa - Gattass
Computação Gráfica Interativa - Gattass
Os desenhos.
A terceira dimensão.
Computação Gráfica Teórica
Computação Gráfica: Aula5: Rendering e Rasterização
Computação Gráfica: Aula2: Curvas e Superfícies
Introdução à Programação Um enfoque orientado a construção de modelos em programas baseados em objetos Gustavo Motta Departamento de Informática - UFPB.
Linguagem.
Computação Gráfica Aula 1 – Visão Geral
UNIFESO – CURSO DE MATEMÁTICA
Orientações para PowerPoint
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Fundamentos Corel Draw Aula I Prof. David Bianchini
Colocando botões e ações
MÓDULO E PADRÃO Transformações Geométricas Isométricas
Computação Gráfica Aula 11 Curvas Prof. Leo.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES NO PLANO:
Computação Gráfica aula 01
Computação Gráfica – Modelagem Geométrica
Computação Gráfica Aula 12 Superfícies Prof. Leo.
Macromedia Flash MX Márcio Bueno.
Introdução à Computação Gráfica Curvas
UNIFESO – NAI PROF. ILYDIO SÁ
Cap. 5 – Introdução à análise diferencial de escoamentos
Sistemas de Informações Geográficas SIGs.
Visualização Tridimensional (Câmera Sintética)
Curso de extensão PROJETO EM LINGUAGEM B.I.M. (Building Information Modeling) COM O AUTODESK REVIT BUILDING Profº Arq. Leo Padovan.
Carlos Alves 12ºB Maio/2013. O mundo da geração e captura de imagens divide as imagens em dois grandes grupos: As imagens baseadas num mapa de bits e.
bitmap e vetor Quais as diferenças?
Relator: Leandro Augusto da Silva Contestador: Ramon Alfredo Moreno São Paulo, 14 de Março, de 2008.
Interfaces baseadas em traço Claudio Esperança e Emilio Vital Brasil.
UNIDADE 4: Processamento de texto
Computação Gráfica – Modelagem Geométrica
Computação Gráfica – Modelagem Geométrica
Introdução à Computação Gráfica
O BrOffice.org Impress é um software livre que permite a manipulação total sobre apresentações gráficas. O Impress permite a criação, apresentação e colaboração.
Computação Gráfica - Amostragem Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Conceitos e Procedimentos
Operações para entrada de dados –Compilação de dados codificação de dados geográficos de uma forma conveniente para o sistema; incluem a digitalização,
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Mecânica Departamento de Projeto Mecânico Introdução ao Método ‘Meshless’
Splines A Perfect Fit for Signal and Image Processing Michael Unser, IEEE Signal Processing Mag Grupo de Discussões InCor - São Paulo, 29 de agosto.
CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Funções de várias variáveis
Operações para entrada de dados –Compilação de dados codificação de dados geográficos de uma forma conveniente para o sistema; incluem a digitalização,
HTML - HyperText Markup Language Professora: Fabrícia F. de Souza.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Aula 001. Ambiente de Trabalho Entre em lay out e configure sua página de trabalho Observe as medidas.
Mínima Curvatura (SPLINE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA MECÂNICA TM054 ENGENHARIA REVERSA PROF.: Dalberto Dias da.
A Animação  Animação são gráficos em seqüência.  Animação por computador = processo de exibição de uma sucessão de objetos visuais gerados por computador.
1 Computação Gráfica Prof. Dr. Júlio C. Klafke UNIP-Objetivo
Os desenhos. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Os desenhos Tópicos: Representação de desenhos Edição gráfica bidimensional.
Aline Oliveira Everton Godoy Gabriel Leoni Lenilton Rocha Nelson Deda.
TUTORIAL ELIPSE E3 PARA INICIANTES Telas e Objetos de Tela Bruno Ribeiro Borges Douglas Alisson Tubiana Fábio Kolbe Lucas Tachini Garcia Mário Felipe Da.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE KIMPA VITA Sistemas Multimédia Os Desenhos (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE amousdorothe@yahoo.com.br

Tópico: Os Desenhos (Conceitos Básicos)

Formatos de desenhos: representação no espaço de objetos = representação vetorial (geométrica); primitiva gráfica - unidade de dado geométrico; entidade gráfica - primitiva ou coleção de primitivas.

Processamento de modelos geométricos: metarquivos gráficos: arquivos de desenho acessíveis a aplicativos; conversão de varredura: desenho  imagem; vetorização: imagem  desenho.

Formatos de meta-arquivos gráficos: CGM: padrão independente de fabricante; DXF: formato 3D do Autocad, com subconjunto 2D; WMF: padrão do Windows; EMF: formato avançado do Windows.

Formatos de arquivos de impressão: PS ou PRN: para dispositivos Postscript; EPS: versão encapsulada da linguagem Postscript; HPGL ou PLT: para “plotters” compatíveis com HP.

Vantagens dos arquivos vetoriais: tamanho menor que o dos arquivos de imagem; conservação da precisão nas ampliações; a maioria das operações de processamento é feita de forma muito mais fácil e eficiente.

Problemas dos arquivos vetoriais: inadequação para imagens naturais; aspecto dependente do programa e do dispositivo de exibição; tempo para exibição proporcional à complexidade do modelo.

Funções de um editor gráfico 2D: criação de primitivas; alteração de atributos; construção de estruturas gráficas; transformações lineares e não-lineares; visualização.

Primitivas geométricas - descritíveis por fórmulas matemáticas: lineares (de primeiro grau); quadráticas (de segundo grau); cúbicas (de terceiro grau).

Primitivas não-geométricas: áreas: mapas de pixels embutidos nos desenhos; textos: criados como texto artístico ou importados de processadores de texto.

Primitivas não-lineares:

Primitivas bidimensionais lineares: reta - par de pontos; poligonal - seqüência aberta de pontos; polígono - seqüência fechada de pontos (pode ter interior); retângulo - caso particular de polígono.

Primitivas lineares:

Primitivas bidimensionais quadráticas: primitiva básica - elipse; círculo - caso particular da elipse; combinações de formas lineares e quadráticas (por exemplo, retângulo arredondado).

tipos mais comuns: curvas de Bézier, “splines”; Curvas cúbicas: formadas por concatenação de trechos de curva descritos por polinômios do terceiro grau; tipos mais comuns: curvas de Bézier, “splines”; Spline - uma curva paramétrica definida por pontos de controle. curvas de Bézier - Segmento de curva definido por quatro pontos de controle conservam a curvatura nas ampliações; permitem modelagem rápida e flexível de contornos arbitrários e desenhados à mão livre. O termo spline vem da área de desenho em engenharia, em que uma spline é um pedaço de madeira ou metal flexível usado para desenhar curvas suaves.

Propriedades das curvas de Bézier: os trechos são separados por nodos; a forma de cada trecho é determinada pelos pontos de controle; pontos de controle: nodos e extremidades das tangentes à curva nos nodos.

Curva de Bézier:

Atributos dos textos (a ser tratado posteriormente): fontes; tamanhos das fontes; estilos (negrito, itálico, sublinhado); alinhamento; posição e orientação.

Transformações bidimensionais: transformações lineares - descritíveis por fórmulas matemáticas do primeiro grau; transformações não-lineares - não-descritíveis por fórmulas matemáticas do primeiro grau.

Transformações lineares: translações; rotações; mudanças de escala; cisalhamentos.

Translação:

Mudança de escala uniforme:

Mudança de escala diferencial:

Rotação:

Cisalhamento:

Aplicação das transformações lineares: modificação do aspecto de primitivas e grupos; repetição de primitivas e grupos; representação do movimento; transformações de visualização.

Visualização bidimensional: operações de redução e ampliação; recorte: eliminação das partes da figura externas a uma figura de recorte; pré-visualização: visualização mais aproximada da figura impressa.

Transformações não-lineares: usadas para efeitos especiais; operações pseudotridimensionais: extrusão, falsa perspectiva etc; deformações não-lineares: envoltórias, metamorfoses etc.

Transformações não-lineares: