Leitura de Gráficos 230 225 215 210 200 230 225 215 210 200.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Total de municípios com registro de LTA e número de casos notificados da doença no Estado de Minas Gerais Em Minas Gerais, no período de 1988 a 1999, a.
IDH Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização.
Evolução demográfica na RMPA
A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível
DADOS DO CENSO 2010 Prof. Igor O. Franco - Geógrafo -
2º Seminário de Análise dos Resultados da PNAD
Alterações Climáticas Um problema de todos
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992.
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello.
Gráficos Ciências Humanas Bárbara & Leonardo
SLC0597 – Estrutura da Matéria Marcelo Pereira
Subdesenvolvimento.
Violência 2ª Série EM Prof. Márcio.
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Desigualdade e exclusão Cap. 14
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Panorama Educacional Brasileiro
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Vírus A maior de todas as pragas virtuais.
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
Os indicadores da população
65 + Quantos somos, quem somos e como estamos?
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
A Estrutura Fundiária no Brasil
Espaço rural brasileiro
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
Professora Francisca Barros
Capítulo 7 México: um país latino-americano integrante do Nafta
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
Longevidade.
ECONOMIA NACIONAL.
Finanças Públicas BNDES Provas ( 2009 e 2011)
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
POPULAÇÃO.
Marcio Pochmann Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Porto Alegre, 31 de janeiro de Rio Grande Sul.
Prof. Carlos Eduardo AULA 02
Dinâmica demográfica e estruturas da população
Professor Maurício Werner Lazzarin
GRÁFGICOS FRED TAVARES.
Professor Adriano Medeiros
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
Atualidades: População - Conceitos
subdesenvolvidos e IDH
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
C. Que consequências resultam da evolução da população?
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
H 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico social.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
Produção Econômica da América Latina – parte II
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Leitura de Gráficos
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

Leitura de Gráficos 230 225 215 210 200 230 225 215 210 200

anamorfoses geográficas

FATEC/2008 - Analise as representações cartográficas. Estas representações são anamorfoses geográficas. Uma anamorfose geográfica representa a superfície dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade. As anamorfoses acima representam, respectivamente: a) Número de turistas recebidos e Produto Nacional Bruto. b) Produto Nacional Bruto e População. c) População e Número de turistas recebidos. d) População ativa na agricultura e Produto Nacional Bruto. e) População e População ativa na agricultura.

01. UNICAMP/2011/1f - Os gráficos abaixo representam a espacialização e proporção da pobreza e da indigência no Brasil entre 1990 e 2004. Considerando esses gráficos, assinale a alternativa correta: a) Comparando as áreas metropolitanas, urbanas e rurais, observa-se que a melhoria da pobreza (queda na proporção de pobres) no período 1990-2004 foi menos acentuada nas áreas urbanas. b) Nas áreas rurais, a queda na proporção de indigentes foi mais significativa do que a de pobres. c) No período 1995-2004, a proporção de pobres e de indigentes no Brasil se manteve mais ou menos constante. d) A queda menos acentuada na proporção de indigentes no Brasil, no período, ocorreu nas áreas urbanas.

Área ocupada pelos imóveis rurais 01. ENEM/2009 - O gráfico mostra o percentual de áreas ocupadas, segundo o tipo de propriedade rural no Brasil, no ano de 2006. Área ocupada pelos imóveis rurais   De acordo com o gráfico e com referência à distribuição das áreas rurais no Brasil, conclui-se que a) imóveis improdutivos são predominantes em relação às demais formas de ocupação da terra no âmbito nacional e na maioria das regiões. b) o índice de 63,8% de imóveis improdutivos demonstra que grande parte do solo brasileiro é de baixa fertilidade, impróprio para a atividade agrícola. c) o percentual de imóveis improdutivos iguala-se ao de imóveis produtivos somados aos minifúndios, o que justifica a existência de conflitos por terra. d) a região Norte apresenta o segundo menor percentual de imóveis produtivos, possivelmente em razão da presença de densa cobertura florestal, protegida por legislação ambiental. e) a região Centro-Oeste apresenta o menor percentual de área ocupada por minifúndios, o que inviabiliza políticas de reforma agrária nesta região.

02. ENEM/2009 - No mundo contemporâneo, as reservas energéticas tornam-se estratégicas para muitos países no cenário internacional. Os gráficos apresentados mostram os dez países com as maiores reservas de petróleo e gás natural em reservas comprovadas até janeiro de 2008. As reservas venezuelanas figuram em ambas as classificações porque a) a Venezuela já está integrada ao MERCOSUL. b) são reservas comprovadas, mas ainda inexploradas. c) podem ser exploradas sem causarem alterações ambientais. d) já estão comprometidas com o setor industrial interno daquele país. e) a Venezuela é uma grande potência energética mundial.

03. ENEM/2008 O gráfico abaixo mostra a área desmatada da Amazônia, em km2, a cada ano, no período de 1988 a 2008. As informações do gráfico indicam que o maior desmatamento ocorreu em 2004. b) a área desmatada foi menor em 1997 que em 2007. c) a área desmatada a cada ano manteve-se constante entre 1998 e 2001. d) a área desmatada por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre 1997 e 1998. e) o total de área desmatada em 1992, 1993 e 1994 é maior que 60.000 km2.

04. ENEM/2008 - O gráfico a seguir ilustra a evolução do consumo de eletricidade no Brasil, em GWh, em quatro setores de consumo, no período de 1975 a 2005. A racionalização do uso da eletricidade faz parte dos programas oficiais do governo brasileiro desde 1980. No entanto, houve um período crítico, conhecido como “apagão”, que exigiu mudanças de hábitos da população brasileira e resultou na maior, mais rápida e significativa economia de energia. De acordo com o gráfico, conclui-se que o “apagão” ocorreu no biênio a) 1998-1999. b) 1999-2000. c) 2000-2001. d) 2001-2002. e) 2002-2003.

05. ENEM/2008 É título adequado para a matéria jornalística em que o gráfico acima seja apresentado: a) Apicultura: Brasil ocupa a 33ª posição no ranking mundial de produção de mel — as abelhas estão desaparecendo no país. b) O milagre do mel: a apicultura se expande e coloca o país entre os seis primeiros no ranking mundial de produção c) Pescadores do mel: Brasil explora regiões de mangue para produção do mel e ultrapassa a Argentina no ranking mundial d) Sabor bem brasileiro: Brasil inunda o mercado mundial com a produção de 15 mil toneladas de mel em 2005 e) Sabor de mel: China é o gigante na produção de mel no mundo e o Brasil está em 15º lugar no ranking

ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA 06. FUVEST/2010 ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA Fonte: INCRA, 2003. Os gráficos revelam a) pequena quantidade de propriedades, com até 100ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição desigual da terra. b) grande quantidade de propriedades, com mais de 1000ha, correspondendo à maior parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição equitativa da terra. c) grande quantidade de propriedades, com até 100ha, correspondendo às menores parcelas da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra. d) pequena quantidade de propriedades, de 100 a 1000ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição equitativa da terra. e) pequena quantidade de propriedades, com mais de 1000ha, correspondendo à menor parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.

07. ENEM/2008 8. O diagrama abaixo representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera. Com base no diagrama acima, conclui-se que a) a maior parte da radiação incidente sobre o planeta fica retida na atmosfera. b) a quantidade de energia refletida pelo ar, pelas nuvens e pelo solo é superior à absorvida pela superfície. c) a atmosfera absorve 70% da radiação solar incidente sobre a Terra. d) mais da metade da radiação solar que é absorvida diretamente pelo solo é devolvida para a atmosfera. e) a quantidade de radiação emitida para o espaço pela atmosfera é menor que a irradiada para o espaço pela superfície.

08. UNICAMP/Simulado/2011 - Os gráficos abaixo apresentam as expectativas de vida de homens e de mulheres nascidos nos anos de 1920 a 2000 no Brasil e de 1830 a 1990, na França. (Jacques Villain Mortalidade, sexo e gênero, em 26/04/2010) A partir desses gráficos, podemos concluir que a diferença verificada na expectativa de vida entre os gêneros, na segunda metade do século XX, a) foi uma característica dos países mais industrializados, como a França. b) diminuiu quando os países se industrializaram, uma vez que as mulheres passaram a ter mais direitos e oportunidades. c) ocorreu apenas em países com altas taxas de criminalidade entre jovens adultos do sexo masculino, como o Brasil. d) aumentou quando a expectativa de vida alcançou níveis mais altos.

Com base nesse conjunto de dados, pode-se afirmar que 09. FUVEST/2009 - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador do nível de desenvolvimento socioeconômico de um dado país que leva em conta, simultaneamente, diversos aspectos, tais como expectativa de vida, índice de mortalidade infantil, grau de escolaridade e poder de compra da população. A relação entre o consumo anual de energia per capita (TEP) e o IDH, em vários países, está indicada no gráfico ao lado, no qual cada ponto representa um país. Fonte: Agência Internacional de Energia – consumo de energia de 2003; Organização das Nações Unidas – IDH de 2005. Com base nesse conjunto de dados, pode-se afirmar que a) o IDH cresce linearmente com o consumo anual de energia per capita. b) o IDH aumenta, quando se reduz o consumo anual de energia per capita. c) a variação do IDH entre dois países é inferior a 0,2, dentre aqueles, cujo consumo anual de energia per capita é maior que 4 TEP. d) a obtenção de IDH superior a 0,8 requer consumo anual de energia per capita superior a 4 TEP. e) o IDH é inferior a 0,5 para todos os países com consumo anual de energia per capita menor que 4 TEP.

10. FUVEST/2009 Fonte: O estado do mundo em 2007. Nosso futuro urbano . Com base nesses gráficos sobre 15 cidades, pode-se concluir que, no ano de 1995, a) as três cidades com o menor número de habitantes, por hectare, são aquelas que mais consomem gasolina no transporte particular de passageiros. b) nas três cidades da América do Sul, vale a regra: maior população, por hectare, acarreta maior consumo de gasolina no transporte particular de passageiros. c) as cidades mais populosas, por hectare, são aquelas que mais consomem gasolina no transporte particular de passageiros. d) nas três cidades da América do Norte, vale a regra: maior população, por hectare, acarreta maior consumo de gasolina no transporte particular de passageiros. e) as três cidades da Ásia mais populosas, por hectare, estão entre as quatro com menor consumo de gasolina no transporte particular de passageiros.