Introdução à Sagrada Escritura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
A Bíblia é uma biblioteca de livros
A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Dois modos de ler a Bíblia.
Como um grão de areia, parece nossa vida!
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a correção, para educação na justiça” (2 Tm 3:16).  
A BÍBLIA A Bíblia é a colecção de livros, proclamados pela Igreja como escritos sob a inspiração do Espírito Santo, que contêm a “Palavra de Deus”. Trata-se.
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
Jogo das PERGUNTAS.
Religião à Luz do Espiritismo Cristianismo e Espiritismo
Muitos acontecimentos ocorrerão em breve Nosso Deus conhece o futuro da humanidade.
MARCOS 6.30 A identidade de Jesus.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
VELHO TESTAMENTO 5.
Maria na Bíblia .
A NATUREZA DA BÍBLIA.
Introdução à Sagrada Escritura
A língua original da bíblia.
“Magnificat”: Um canto de Maria?
O Livro do Eclesiástico
UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.
Hebreus.
A Revelação de Deus à humanidade:
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade
Profeta Sofonias.
O Livro de TOBIAS O Justo nunca está só !.
O Livro da Sabedoria.
No mês de Setembro comemoramos o
VAMOS CONHECER A BÍBLIA.
ESTER, a Rainha.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
CONHECENDO A BÍBLIA.
Existe erro na Bíblia ?.
São Jose Operário Introdução a Bíblia.
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
Os propósitos de Deus na história de uma nação
SENIB 2014.
A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.
O livro mais importante do mundo
Lectio Divina Leitura em oração da Palavra de Deus.
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
Torre de marfim.
TEMA: O TESTEMUNHO NA VIDA DO SERVO
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
SEPTUAGINTA.
O Concílio de Jâmnia.
Cristianismo A face humana de Deus.
A Bíblia é a palavra de deus
CURSO BÍBLICO.
Livros Apócrifos.
VELHO TESTAMENTO "E".
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
REVELAÇÃO: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
TEXTO ÁUREO “E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.” At 7.41 TEXTO ÁUREO “E naqueles.
SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE 1 Aleluia! Louvem o nome do Senhor; louvem-no, servos do Senhor, 2 vocês, que servem na casa.
Lição 2 para 10 de outubro de 2015
Traduções da bíblia. Continuação....
Nossa Senhora de La Salete, intercedei por nós!
LINGUAGEM DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
Bíblia Sagrada.
Introdução Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
Trabalho no âmbito da disciplina de Moral. Antigo testamento1 Trabalho realizado por Novo testamento2 Textos deuteracónicos Deuteracónicos Novo testamento3.
Organização Interna da Bíblia
Organização interna da Bíblia
Organização interna da Bíblia
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

Introdução à Sagrada Escritura

A Bíblia é como coco de casca dura A Bíblia é como coco de casca dura. Esconde e protege uma água que mata a sede do romeiro cansado. A Bíblia surge como fruto da inspiração divina e do esforço humano. As palavras faladas ou escritas pelas pessoas contribuíram muito para formar e organizar o povo de Deus.

Anteriormente se usava a palavra cânon para definir a Bíblia = lista ou norma. Mais tarde, esta lista recebe o nome de Bíblia. Quem a escreveu? Homens e Mulheres; jovens e velhos; pais e mães de família; agricultores; gente instruída que sabia ler e escrever e gente simples que sabia contar histórias; sacerdotes e profetas...

Todos nós sabemos que um poeta não escreve como um cientista; o poeta toma muitas liberdades de linguagem (imagens, comparações, amplificações, etc.) que um historiador atual jamais utilizaria.

1250 a.C. até +- 100 d.C. A maior parte do Antigo e do Novo Testamento foi escrita na Palestina. Algumas partes do AT foram escritas na Babilônia e no Egito. O NT também na Síria, Ásia Menor, Grécia e na Itália. A maior parte do AT foi escrita em Hebraico, e uma pequena parte em Aramaico e o livro da Sabedoria e todo o NT foram escritos em Grego.

Tradução dos Setenta – da Palestina para o Egito. 7 livros a menos- Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, Macabeus I e II e algumas partes de Daniel e Ester. Assunto da Bíblia: doutrina, histórias, provérbios, profecias, cânticos, salmos, lamentações, orações, filosofias, poesias...

Existem outras literaturas religiosas: o Corão Islâmico, os Vedas dos Brâmanes Hindus, os Livros Taoístas chineses, os escritos Budistas. Porém, a mais difundida é a Bíblia, hoje espalhada por todo o mundo, traduzida em quase todos os idiomas e dialetos. A Bíblia contem 46 livros do AT e 27 do NT. Alguma dificuldade com as citações dos capítulos e versículos?

Após a morte do Rei Salomão, o Reino foi dividido em dois: no Norte, com as 10 tribos, situava-se o Reino de Israel, que tinha como Capital a cidade de Samaria; ao Sul, com 2 tribos, ficava o Reino de Judá, cuja capital era Jerusalém. Esses dois Reinos tiveram uma série de Reis que, em sua maioria, afastaram- se de Deus e de sua Palavra.

Houve um rei em Judá, chamado Josias, que empreendeu uma grande reforma no templo de Jerusalém. O livro da Lei tornou-se base de toda a reforma. Atualmente, João XXIII, com sua “reforma”, fez com que a Bíblia fosse um dos pilares da renovação trazida pelo Vaticano II.

A Bíblia é um mistério. Por mais que me aprofunde, jamais a dominarei totalmente. A Bíblia é uma ferramenta.

Como não ler a Bíblia 1- Leitura fundamentalista: interpretar os textos ao pé da letra. Sintomas: fanatismo como defesa violenta das próprias idéias sobre a Bíblia e intolerância com pessoas e grupos que interpretam diferente os mesmos textos.

2- leitura apologética: usar textos para defender idéias ou doutrinas que não estão presentes neles. Sintomas: tradicionalismo, colocando a religião, doutrina e os ritos acima da defesa da vida e o medo de descobrir dados novos e diferentes que questionam parte da tradição recebida.

3- leitura intimista: interpretar os textos exclusivamente em benefício pessoal; achar- se único destinatário da Palavra. Sintomas: emocionalismo, lendo só com o coração, como se a Bíblia fosse um livro de auto-ajuda e absolutizar textos agradáveis e negar textos mais duros.

4- leitura esotérica: usar a Bíblia como se fosse um livro de fórmulas mágicas. Sintomas: misticismo, onde existem conhecimentos a poucos privilegiados; citar frases isoladas como se fossem palavras mágicas; usar a Bíblia para fazer previsões do futuro.

5- leitura reducionista: reduzir os textos à dimensão religiosa, desprezando aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. Sintomas: devocionismo, achando tudo bonito, correto e piedoso, sem levar em conta as fraquezas do povo de Deus; falta de consciência social; falta de confiança no ser humano.

6- leitura materialista: interpretar a Palavra de uma forma puramente científica, negando a inspiração divina. Sintomas: intelectualismo, lendo só com a cabeça, ou usá-la para estudar as civilizações antigas, sem interesse nas civilizações humanas de hoje.

7- leitura espiritualista: ler a Bíblia e a vida com os olhos voltados para a salvação pessoal, sem preocupação com a vida do irmão. Sintomas: moralismo, dando mais importância ao bom comportamento que o bem do ser humano; colocar a lei acima da vida; desprezo pelo corpo humano e pela afetividade.

Vamos olhar o texto de Ex 3,5: “Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa”. Esse mesmo sentimento de respeito deveremos ter com a Bíblia. Ex 3,6 É inútil pedir à Bíblia uma explicação dos seis dias da criação ou da maneira como podiam falar os animais. Esses dados não são revelações, mas tradições.

A constituição dogmática Dei Verbum fala das 2 mesas: “do pão e da palavra”. Ainda em DV 21, como todos escreveram sob a inspiração do Espírito Santo, é Deus mesmo que deve ser tido como o autor primeiro de toda a Bíblia Sagrada.