A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os propósitos de Deus na história de uma nação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os propósitos de Deus na história de uma nação"— Transcrição da apresentação:

1 Os propósitos de Deus na história de uma nação
LIVROS HISTÓRICOS Os propósitos de Deus na história de uma nação O reino dividido Unidade III

2 Introdução Nesta unidade, verificaremos, no primeiro capítulo, as características especiais do Reino dividido, procurando identificar o perfil dos dois reinos recém-criados, procedendo a avaliação do período.

3 Capítulo 1 – As características especiais do reino dividido
1.1 – As causas da divisão Não podemos ter um olhar simplista quanto aos motivos que levaram à divisão da nação, o que estava acontecendo era o resultado de erros e pecados praticados ao longo da trajetória deste povo. 1.1.1 – O problema histórico 1.1.2 – A questão da justiça divina 1.1.3 – A arrogância de Roboão 1.2 – Judá – O reino do Sul O país do sul, também denominado Judá, embora constituído por apenas duas tribos,a própria Judá e Benjamim ( 1 Rs )

4 Capítulo 1 – As características especiais do reino dividido
1.3 – Israel – O reino do Norte O Reino do Norte, Israel, formado pelas dez tribos, às vezes chamado de Efraim ( Is 7.2,9,17; Os 5 ) 1.4 – Uma avaliação do período A situação dos dois reinos após a divisão era idêntica. Ninguém havia ganhado. As duas novas nações tinham se fragilizado consideravelmente nas áreas políticas, econômica e religiosa.

5 Capítulo 2 – O reino de Judá
2.1 – O reino após Salomão De acordo com as informações históricas encontradas ( 2 Cr 10-12; 1 Rs 12 ) Robão, o sucessor de Salomão, rejeitou o conselho que as autoridades de Israel lhe deram. 2.2 – Jerusalém e as duas tribos do Sul Por muitos anos a “cidade da paz”, como é traduzido o termo, foi o quartel general dos jebuseus, porém, por volta do ano 1000 a.C., foi incorporado ao território de Israel.

6 Capítulo 2 – O reino de Judá
2.3 – A dinastia Davídica A existência da monarquia procedente e fundamentada em Judá se justifica em um plano feito por Yahweh e comunicado a Davi 2.4 – Os sacerdotes e os levitas em Jerusalém Com a divisão do reino em 931 a.C., surgiu um fato novo: a migração de levitas e sacerdotes para o sul, em especial para Jerusalém.

7 Capítulo 3 – O reino de Israel
3.1 – Jeroboão, um homem ímpio De acordo com a lei, um rei deveria possuir algumas qualidades que o distinguisse como bom líder e o tornasse exemplo para toda a nação. 3.2 – Samaria e as dez tribos do norte Israel, ao longo de sua história, teve três capitais: Siquém ( reinado de Jeroboão ). Tirza ( reinado de Baasa – 1 Rs ) e Samaria, a capital que foi palco dos fatos mais importantes da história desse povo.

8 Capítulo 3 – O reino de Israel
3.3 – Os reis de Israel Israel, diferente de Judá – que possuiu apenas uma linhagem real ( a davídica ) -, vivenciou cinco dinastias ( Jeroboão 1, Baasa, Onri, Jeú e Menaém ) 3.4 – O juízo O capítulo dezessete de 2 Reis descreve as causas que motivaram o castigo divino, as oportunidades dadas ao povo de Israel para que experimentasse a misericórdia divina através do arrependimento e, finalmente,a aplicação do Juízo divino a esse povo.

9 Capítulo 4 – Vozes proféticas: Elias e Elizeu
4.1 – Considerações sobre o trabalho profético O trabalho profético no Antigo Testamento foi muito intenso, homens como Abraão e Moisés foram incluídos na categoria. 4.2 – A situação política de Israel O período era o do rei Acabe, um governante hábil e poderoso que marcou a história de Israel como um dos seus principais monarcas.

10 Capítulo 4 – Vozes proféticas: Elias e Elizeu
4.3 – Elias e sua luta contra a idolatria Elias, um dos profetas de maior destaque do Antigo Testamento, surgiu na história de Israel em um momento muito tumultuado e recebeu como missão o combate à idolatria 4.3.1 – O ministério de Elias 4.4 – Elizeu e as provisões para um povo em miséria Elizeu – um homem consagrado por Deus e com um ministério semelhante ao de seu antecessor, Elias – desenvolveu uma obra ao longo de seis reinados.

11 Capítulo 5 – Os avivamentos em Judá
5.1 – O momento de Josafá Josafá, filho do rei Asa, pôde observar as experiências positivas de seu pai, quando esse se dedicou ao Senhor; 5.2 – Intervenções divinas na época de Joás Yahweh tinha celebrado uma aliança com Davi na qual constava que não faltaria um descendente davídico sobre o trono de Israel.

12 Capítulo 5 – Os avivamentos em Judá
5.3 – Ezequias e a preservação da nação Ezequias, um rei bondoso e temente ao Deus eterno, era filho do idólatra rei Acaz. 5.4 – Josias e a retomada da palavra O rei Josias, o último monarca piedoso do reino de Judá antes da completa destruição da nação, herdou, aos oito anos, um reino completamente entregue ao paganismo.


Carregar ppt "Os propósitos de Deus na história de uma nação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google