Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLaura Sabina Alterado mais de 10 anos atrás
1
VISÃO PANORÂMICA DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
2
Eram Profetas no Reino do Sul (Judá)
Joel: época em que a terra fora atingida por uma terrível praga de gafanhotos e por uma grande seca; durante a infância do Rei Joás, que subiu ao trono aos 7 anos de idade. Profecia da descida do Espírito Santo sobre toda a carne Ênfase no Dia do Senhor, um dia especial da ação de Deus, consolo aos servos e terror aos inimigos
3
Eram Profetas no Reino do Sul (Judá)
Amós: apesar de ser de Judá profetizou para o Reino do Norte, na época do Rei Jeroboão II (período de poderio israelita, mas internamente de idolatria e corrupção). Contemporâneo de Jonas, Miquéias e Isaias. Falou contra a religião existente como simples ritual e aparência Foi expulso e perseguido pelo sacerdote de Betel Amazias (7: 10-17)
4
Eram Profetas no Reino do Sul (Judá)
Miquéias: época da queda do Reino do Norte pela Assíria, mensagem ao povo simples de Judá. Clamava por justiça social em uma época de exploração pelos ricos, opressão pelos governantes e falsos profetas.
5
Eram Profetas no Reino do Sul (Judá)
Sofonias: época do período da reforma espiritual promovida pelo Rei Josias, mas também pegou a época do reinado de Manassés e Amom (ruim). Apesar da Reforma, o povo mantinha hábitos pecaminosos fruto da época de Manassés e Amom, Sofonias diz que Deus estava esquadrinhando a situação.
6
Eram Profetas no Reino do Sul (Judá)
Naum: o Reino do Norte já havia caído diante de Nínive, a profecia é dada a Judá sobre a queda de Nínive, já que apesar da conversão dos ninivitas com a pregação de Jonas, as gerações futuras não seguiram o caminho de Deus. OBS: Jonas profetizou em Nínive 100 anos antes.
7
Eram Profetas no Reino do Sul (Judá)
Habacuque: diferente dos outros profetas que ouviam a voz de Deus e transmitiam ao povo, Habacuque vê a situação da nação de Judá e vai perguntar a Deus o porquê. Deus o consola dizendo que agirá. Dá o incentivo a buscar-se a Deus independente das circunstâncias.
8
Eram Profetas no Reino do Norte (Israel)
Obadias: profetiza contra Edom, que auxiliou os inimigos de Israel nas guerras contra Jerusalém. Fala da aparente improvável queda da forte Edom, mas que ocorrerá. Lembramos que Edom são os descendentes de Esaú. Reflexo da velha disputa Esaú-Jacó (que se reconciliaram, mas não seus descendentes).
9
Eram Profetas no Reino do Norte (Israel)
Jonas: das histórias mais conhecidas dos profetas. Relutou em profetizar a Nínive. Foi no território Assírio pregar. Sua mensagem foi das mais acolhidas entre os profetas que pregaram. A mensagem dos profetas raramente era ouvida pelo povo e governantes; curiosamente Jonas pregou aos “ímpios” e foi ouvido e respeitado como outros profetas não foram no meio do povo de Deus.
10
Eram Profetas no Reino do Norte (Israel)
Oséias: contemporâneo de Amós, profetizou no Reino do Norte (Israel, às vezes chamado Efraim, por causa da tribo mais importante). Oséias pregou com sua vida: em obediência a Deus, casa-se com uma prostituta, resgatando-a, que o trai e ele a perdoa de novo. Simboliza a relação entre Deus e Israel, o amor que Deus oferece e a traição de Seu povo.
11
Eram Profetas no Reino do Sul (Judá- Período Pós Exílio)
Ageu: já é um profeta que trouxe sua mensagem após o período dos 70 anos de cativeiro babilônico. Convoca o povo a restaurar o Templo de Jerusalém. A vida pessoal do povo estava bem, suas casas estavam reedificadas, mas a reconstrução do Templo estava parada a 16 anos. Após a profecia de Ageu, em 4 anos o Templo fora reconstruído.
12
Eram Profetas no Reino do Sul (Judá- Período Pós Exílio)
Zacarias: contemporâneo de Ageu. De linhagem sacerdotal. Período de reconstrução de Jerusalém sob a proteção do Império Medo-Persa. Personagens importantes: Josué, o sumo-sacerdote e Zorobabel o governador de Judá. A segunda parte do livro traz profecias sobre Alexandre o Grande, o período dos Macabeus, a vinda de Cristo e os tempos finais (apocalipticos).
13
Eram Profetas no Reino do Sul (Judá- Período Pós Exílio)
Malaquias: profetizou num período de paz à nação de Judá. O Templo estava reconstruído e havia liberdade religiosa. Infelizmente como fruto desta “bonança” o povo praticava uma religião fria e formal, os líderes religiosos não davam exemplos e a lei de Deus não era cumprida. Achavam que não compensava seguir a Deus (3: 14). Há a profecia sobre a vinda de João Batista, após Malaquias há os 400 anos de silêncio profético, quebrado com a vinda de João Batista, o último profeta no estilo do Antigo Testamento.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.