A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento."— Transcrição da apresentação:

1 Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento

2 Estamos chegando ao final de nossa caminhada pelos 7 últimos profetas chamados menores do AT. Depois de termos passado por Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, chegamos ao penúltimo deles, Zacarias, o João do Antigo Testamento!

3 Esta nossa menção ao Apocalipse e ao apóstolo João, deve-se ao fato de ser Zacarias, juntamente com Daniel no AT os dois profetas que mais de perto se aproximam da mensagem apocalíptica do final dos tempos, tão marcante no livro da Revelação escrito cerca de 600 anos depois.

4 Um pouco da pessoa: No AT há mais de trinta pessoas com o nome de Zacarias. Do profeta diz-se que era “filho de Baraquias, filho de Ido” (Zc 1.1,7 e Ed 5.1; 6.14). Era então da descendência de Ido, um dos sacerdotes regressados do exílio babilônico referidos por Neemias 12.4.

5 Situando-se na linha dos profetas clássicos, o texto de Zacarias pode colocar-se perfeitamente entre o gênero profético e o apocalíptico.

6 Zacarias foi contemporâneo de Ageu que estudamos no domingo passado
Zacarias foi contemporâneo de Ageu que estudamos no domingo passado. Ambos foram responsáveis pelo apelo feito ao povo de Israel para que a reconstrução do templo se concluisse. Zacarias, cujo nome significa “Jeová se lembra”, se destaca dentre os profetas por sua temática, estilo, capacidade poética e visão.

7 Zacarias é um profeta perfeitamente inserido em seu tempo. Fala do passado, do presente e do futuro de Israel.

8 As visões e seus oráculos (mensagens) ao povo de Israel
O livro pode ser dividido em duas partes claramente identificadas no texto bíblico: As visões e seus oráculos (mensagens) ao povo de Israel (Capítulos 1 a 8) 2) Um grande discurso em forma poética, com mensagens messiânicas e escatológicas. (Capítulos 9 a 12)

9 “Ouçamos a voz de Deus, não dos falsos profetas”
Estudo 08 “Ouçamos a voz de Deus, não dos falsos profetas” Texto bíblico Zacarias 1 a 4 Texto áureo Ageu 1.4 “Não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os profetas antigos, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Convertei-vos agora dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me atenderam, diz o Senhor.”

10 1.1-6 – O chamado ao povo de Israel;
Lendo a Palavra de Deus Vamos abrir as nossas Bíblias para a leitura dos quatro primeiros capítulos do livro. A divisão do texto seria assim: 1.1-6 – O chamado ao povo de Israel; – A primeira visão: os cavalos – A segunda visão – os 4 chifres e ferreiros; 2.1-5 – A terceira visão – Jerusalém é medida – A misericórdia do Senhor para com Israel – A quarta visão – A advertência ao Sacerdote; – A quinta visão – O castiçal e as sete lâmpadas.

11 bíblico (a classe deve ler na Bíblia):
Destaques do texto bíblico (a classe deve ler na Bíblia): O texto inicial do livro (1.1-6) é um chamado à responsabilidade do povo de Israel como nação santa: 2. O Senhor se irou fortemente contra vossos pais. 3. Assim diz o Senhor: Tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós... 4. Não sejais como vossos pais... 5. Onde estão eles? 6. Assim como o Senhor fez tenção de nos tratar segundo os nossos caminhos... Assim ele nos tratou.

12 As três primeiras visões são relacionadas:
1ª A visão dos mensageiros (1.7-17) 2ª A visão dos reinos que abalaram Israel ( ) 3ª A medição da conseqüência (2.1-5); Mas, ainda assim Israel seria consolada (2.6-10) (Os textos abaixo em destaque devem ser lidos na Bíblia pela classe, enquanto o professor interpreta o significado.) 1.8 – Olhei de noite e vi um homem montado num cavalo... 1.18 – Levantei os meus olhos, e olhei, e eis quatro chifres... 2.2 – Então perguntei: Para onde vais tu?... 2.10 – Exulta e alegra-te ó filha de Sião, pois eis que venho...

13 As 4ª e 5ª visões também são relacionadas:
4ª O sacerdócio acusado por seus erros (3.1-10) 5ª O castiçal e as oliveiras simbolizando o bem (4.1-14) Ainda que a queda tenha ocorrido, Zorobabel e Josué (as duas oliveiras) seriam responsáveis pela restauração (Os textos abaixo em destaque devem ser lidos na Bíblia pela classe, enquanto o professor interpreta o significado.) 3.3 – Ora, Josué, vestido de trajes sujos, estava em pé... 3.9 – E tirarei a iniquidade desta terra num só dia... 4.2,3 – Olho, e vejo um castiçal todo de ouro... E junto a ele há duas oliveiras... 4.14 – Estes são os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor...

14 A voz profética de Zacarias vai prosseguir mas já podemos tirar
algumas conclusões: 1ª - A advertência a Israel não é válida para nós hoje (1.1-6)? 2ª - Será que Deus não nos está falando (1.7-17)? 3ª - Será que não estamos permitindo que o domínio do mal, invada nossas casas e vidas ( )? 4ª - Se o Senhor medisse as nossas vidas hoje, qual a avaliação que teria (2,1-5)? 5ª - Será que somos dignos da misericórdia (2.6-13)? 6ª - Como estão os nossos cultos e líderes espirituais diante do Senhor (3e4)?


Carregar ppt "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google