A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (4) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (4) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento."— Transcrição da apresentação:

1 Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (4) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento

2 Estamos chegando ao final de nossa caminhada pelos profetas chamados menores do AT. Depois de termos passado por cinco deles, chegamos ao penúltimo deles, Zacarias, fazendo hoje a quarta e última incursão nos capítulos de 11 a 14.

3 interpretação até para os mais profundos historiadores.
Tal qual a luz solar que rompendo as nuvens chega até nós, assim deve ser a nossa compreensão das profecias bíblicas. Sim, porque nos textos de hoje, temos que nos curvar diante do fato real de palavras proféticas de difícil interpretação até para os mais profundos historiadores.

4 Temos que ter um grande cuidado para não invadirmos o campo do “achismo”: “Eu acho que é isto”, enquanto o outro “acha que é aquilo”. Mesmo os comentaristas mais renomados têm dificuldade em interpretar ao pé da letra tais textos.

5 Mais do que nunca, nesses textos de Zacarias devemos curvar-nos ao atributo da inerrância da Palavra de Deus, entendendo como ele mesmo disse a Moisés, que “há coisas encobertas que pertencem apenas a ele”, ou seja, que nós não temos, por nossa limitação humana, capacidade para alcançar.

6 Diante do fato de que cremos na Bíblia como a Palavra de Deus, e da verdade que dela extraimos de que “as coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus...” vamos tentar encontrar um resumo para o texto:

7 Primeiramente no capítulo 11, veremos suas palavras voltadas para os deslizes de Israel no passado e suas conseqüências trágicas. Os pastores citados são os governantes que levaram Israel e Judá a pecarem. As varas Graça e União eram o símbolo do que o Senhor desejava para aquele rebanho.

8 (uma visão messiânica).
No capítulo 12, vemos a profecia da restauração de Israel e seu arrependimento; No capítulo 13, o povo de Deus após o arrependimento, será purificado pelo Senhor (uma visão messiânica). No capítulo 14, ele prenuncia o final dos tempos com a vitória do Senhor e a implantação do seu reino.

9 Com esta visão de submissão e obediência que devemos ter diante daquilo que não entendemos na Palavra de Deus, vamos procurar acompanhar o estudo.

10 “O Senhor será rei sobre toda a terra”
Estudo 11 “O Senhor será rei sobre toda a terra” Texto bíblico Zacarias 11 a 14 Texto áureo Zacarias 14.9 “E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.”

11 1. O castigo dos inimigos e pecadores (11.10,14)
Lendo a Palavra de Deus Vamos abrir as nossas Bíblias para a leitura dos quatro últimos capítulos do livro, lendo os versículos em destaque: 1. O castigo dos inimigos e pecadores (11.10,14) 2. Arrependimento e restauração(12.5,10) 3 – A purificação e a visão do Messias (13.1,9) 4 – O reino universal do Senhor (14.8,9,16) (Os destaques serão feitos durante a leitura pela classe)

12 O castigo dos inimigos e pecadores (11.10,14)
O Senhor está julgando os povos vizinhos e a Israel e Judá pelo passado pecaminoso em que se envolveram 10. E tomei a minha vara Graça, e a quebrei, para desfazer o meu pacto, que tinha estabelecido com todos os povos. 14. Então quebrei a minha segunda vara União, para romper a irmandade entre Judá e Israel.

13 2. Arrependimento e restauração (12.5,10)
A visão agora é da restauração de Israel em decorrência de seu arrependimento (a visão é interpretada também como messiânica): 5. Então os chefes de Judá dirão no seu coração: Os habitantes de Jerusalém são a minha força no Senhor dos exércitos, seu Deus. 10. Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único, e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.

14 3 – A purificação e a visão do Messias (13.1,9)
Povo restaurado é povo purificado. Mais uma vez uma visão messiânica. O pastor ferido (Cristo?), purificaria o povo de Deus com o seu sangue. 1. Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza. 9. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus.

15 4 – O reino universal do Senhor (14.8,9,16)
Uma visão apocalíptica de Zacarias 8. Naquele dia também acontecerá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto. 9. E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome. 16. Então todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o Senhor dos exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.

16 A voz profética de Zacarias nos deve trazer alguns motivos para reflexão:
1ª - Até que ponto creio na inerrância da Palavra de Deus? 2ª - Que fazer quando não entendo um texto bíblico? 3ª - Será que como crente nas promessas da Bíblia, tenho bem nítido em minha mente o limite que deve existir entre o meu nível de conhecimento (intelectual, cultural, teológico) e o campo da fé, pura e simplesmente? 4ª - Zacarias deve ser lido pelos olhos do conhecimento ou da fé?


Carregar ppt "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (4) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google