A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Estudo 01.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Estudo 01."— Transcrição da apresentação:

1 Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Estudo 01

2 São os sete últimos profetas chamados menores!
Durante este último trimestre de 2011 estaremos voltando ao Antigo Testamento no estudo dos livros proféticos que encerram a revelação divina na chamada Dispensação da Lei. São os sete últimos profetas chamados menores!

3 Embora tendo emitido suas profecias entre o Século VIII
(720 a.C – Miquéias) e o Século IV (392 a.C. – Malaquias) esses sete profetas conseguem ser atuais ao seu tempo e eminentemente contemporâneos em suas projeções para o nosso futuro, 2400 anos depois.

4 Como expõe uma de nossas capas, estaremos estudando “Sete Profetas de Ontem para o Tempo de Hoje”. Esta é a grande evidência de ser a Bíblia a Palavra de Deus. Embora com seus escritos milenares a Bíblia continua atual e perfeitamente contextualizada aos tempos modernos.

5 O uso do poder para praticar injustiças
Miquéias revela o retrato da corrupção em Israel e Judá Texto bíblico – Miquéias 1 e 2 Texto áureo – Miquéias 1.9 “Pois as suas feridas são incuráveis, e o mal chegou até Judá; estendeu-se até a porta do meu povo, até Jerusalém.”

6 Introdução (I) Pouco sabemos sobre Miquéias. Era certamente alguém ligado à terra, e as suas críticas contra os nobres da época fazem supor que se tratava de um camponês pobre, de um trabalhador da terra ou de um pequeno proprietário. Ele profetizava no interior enquanto Isaías ao seu tempo o fazia na corte (722 a 698 a.C). O seu nome significa: “Quem é como o Senhor?”

7 A grande mensagem que Miquéias nos traz
Introdução (II) A grande mensagem que Miquéias nos traz é um problema eminentemente atual: - A corrupção das camadas dirigentes em detrimento dos mínimos direitos dos mais pobres. O problema não era apenas político, moral e social, era também espiritual. Miquéias vai apontar para os pecados cometidos por Israel (Samaria) e por Judá (Jerusalém). O paganismo dos fenícios e dos sírios havia se infestado em Samaria, com os altos a Baal e a Astarote, e agora descia também até Jerusalém.

8 Introdução (III) A grande lição é que enquanto Isaías vivendo na corte, aparentemente não via as injustiças dos ricos e nobres, Miquéias vivendo no campo via a dor e sofrimento dos pobres. Outro aspecto a ressaltar-se na figura deste profeta é a sua visão do Messias (Cap. 5). E, no capítulo seguinte, sua mensagem sobre a atitude que o Senhor espera do seu povo

9 Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar a leitura dos dois primeiros capítulos do livro de Miquéias, destacando os textos principais

10 7. Todas as suas imagens esculpidas serão despedaçadas...
Miquéias 1 3. Porque eis que o Senhor está a sair do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra. 5. Sucede tudo isto por causa da transgressão de Jacó, e por causa dos pecados da casa de Israel. Qual é a transgressão de Jacó? Não é Samaria? E quais os altos de Judá? Não é Jerusalém? 6. Por isso farei de Samaria um montão de pedras do campo, uma terra de plantar vinhas... 7. Todas as suas imagens esculpidas serão despedaçadas... 9. Pois as suas feridas são incuráveis...

11 Miquéias 2 1.Ai daqueles que que nas suas camas maquinam a iniquidade e planejam o mal! Quando raia o dia o dia, põem-no por obra, pois está no poder da sua mão. 2.E cobiçam campos e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem e à sua casa, e a uma pessoa e a sua herança. 3. Eis que contra esta família maquino o mal... 8. Mas há pouco se levantou o meu povo como um inimigo... 9. As mulheres d meu povo, vós os lançais nas casas agradáveis Levantai-vos, e ide-vos, pois este não é lugar de descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme.

12 Conclusão 1.Qual a diferença entre os tempos de Miquéias e os nossos?
2.O quadro que ele apresenta são visíveis na mídia hoje? 3. Que fatos no campo moral você vê repetidos hoje? 4. E no campo social? Existem também? 5. E no campo espiritual? Qual o estágio de nossa sociedade hoje? Pior ou melhor? 6. Nossa sociedade hoje está adorando os ídolos do paganismo? Que ídolos serão estes?


Carregar ppt "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Estudo 01."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google