Professora Selma Ap. Cesarin 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois Filósofos Pré-Socráticos
Advertisements

Período Helenístico.
A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
As origens da Filosofia Carla G Meassi
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Filosofia da Grécia antiga
Grupo:4 Xenófanes de Cólofon
Jorge Muniz Barreto UFSC-INE
Cosmogonia : Uma Inveção de Mundos ... Por : Diego “Moicano” Gonçalves.
Átomos Desde a civilização grega antiga, surgiu a
Filosofia A história do pensamento filosófico pretende atingir pelos menos três níveis além do simples “o que” disseram os filósofos ( doxográfico ), buscando.
Filosofia pré-socrática : o início da filosofia ocidental Final século VII a.C ao final século V a.C.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Fundamentos Filosóficos Prof. Ismar Dias de Matos
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Seminário de Filosofia Antiga.
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
Filosofia e Ética.
Filosofia: origem Mitologia Antropomorfismo Nascimento da Epopeia
Uma visão antropocêntrica
Revisão para Avaliação I
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Em busca de uma compreensão
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
1º ANO FILOSOFIA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO OS PRÉ-SOCRÁTICOS
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Aula 2: Pré-socráticos – o início do pensar filosófico.
Índice A Origem da Filosofia Os Filósofos Pré-Socráticos 3. Conclusões
Períodos da Filosofia Antiga VII a.C. – VI d.C
Thales de Mileto Carolina Correia, nº6 Cristiana Madureira, nº8
Capítulo 11 Filosofia Antiga: Pensamentos Clássico e Helenístico
Fundamentos históricos da Educação
Profª Aline da Costa Luz Curso e Colégio Específico
Filosofia Geral e Jurídica Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
Filósofos Pré Socráticos.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Thomas Kesselring (Rev. Episteme nº 11) PHYSIS x TÈCNE (Grécia Antiga) COSMO – UNIVERSO – TUDO (A NATUREZA TEM SURGIMENTO DO ESPONTÂNEO) MUNDO INFINITO.
CURSO IMAGEM - PROF WEMERSON HORTA QUAL O PRINCÍPIO CONSTITUTIVO DO MUNDO? COMO EXPLICAR A MATÉRIA, O MOVIMENTO, O SER E O DEVIR?
Introdução à Filosofia
Origem da Filosofia.
Os primeiros filósofos
Os pré-socráticos: início da sistematização do conhecimento
Mito / moderno
FILOSOFIA.
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Introdução à História da Filosofia
Escola Jônica.
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DA GRÉCIA ANTIGA
Escola Jônica Pré-socráticos.
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO
Filosofia moderna.
FILOSOFIA.
Características da filosofia pré-socrática Professores: Enéas J. Corbari Claudenir F. Santos DEB ITINERANTE
Os Pré-socráticos PATRICIA MACHADO DOMINGUES -PSICÓLOGA-
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
Período sistemático Aristóteles
Justificação da filosofia:
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Panorama geral (caderno do aluno pág )
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Transcrição da apresentação:

Professora Selma Ap. Cesarin 2011 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CURSO DE DIREITO FILOSOFIA GERAL 1º. semestre A FILOSOFIA ANTIGA: PERÍODOS Clique para adicionar texto Professora Selma Ap. Cesarin 2011

- Filosofia Antiga (do século VI a.C ao século VI d. C.); FILOSOFIA GERAL Períodos da Filosofia - Filosofia Antiga (do século VI a.C ao século VI d. C.); Filosofia Patrística (do século VI ao século VII); Filosofia Medieval (do século VIII ao século XIV); Filosofia da Renascença (do século XIV ao séc. XVI); Filosofia Moderna (do século XVII ao século XVIII); Filosofia da Ilustração ou Iluminismo (meados do século XVIII ao começo do século XIX); Filosofia Contemporânea (meados do século XIX até os dias de hoje). (CHAUÍ, Marilena)

São quatro os grandes períodos da Filosofia antiga: FILOSOFIA GERAL Períodos da Filosofia Antiga ou Clássica(do séc. VI a.C. ao séc. VI d. C.) São quatro os grandes períodos da Filosofia antiga: - Período pré-socrático ou cosmológico; Período socrático ou antropológico; Período sistemático; Período helenístico ou greco-romano.

Período pré-socrático ou cosmológico FILOSOFIA GERAL Período pré-socrático ou cosmológico Pré-socrático é o termo que designa, na história da Filosofia, os primeiros filósofos gregos anteriores a Sócrates (sécs.VI-V a.C.), também denominados fisiólogos por se ocuparem com o conhecimento do mundo natural (physis). São considerados os criadores da Filosofia ocidental. Essa fase se caracteriza pela preocupação com a natureza e com o cosmos e inaugura uma nova mentalidade, baseada na razão, e não mais no sobrenatural e na tradição mítica.

FILOSOFIA GERAL Na Escola Jônica (ou escola de Mileto), fundada por Tales de Mileto, a base filosófica consistia em explicar o universo a partir de um princípio primeiro ou fundamental, geralmente um dos quatro elementos: para Tales, a água; para Anaximandro, o apeiron; para Anaxímenes, o ar; e para Heráclito, o fogo, Os físicos da Escola Jônica, como Tales de Mileto (624 a.C.-545 a.C.), Anaximandro (610 a.C.-547 a.C.), Anaxímenes (585 a.C.-525 a.C.) e Heráclito (540 a.C.-480 a.C.), procuram explicar o mundo pelo desenvolvimento de uma natureza comum a todas as coisas e em eterno movimento.

2. Período socrático ou antropológico FILOSOFIA GERAL 2. Período socrático ou antropológico Com Sócrates e os sofistas, a filosofia grega toma novo rumo, sendo que a preocupação cosmológica deixa de ser predominante, dando lugar a uma preocupação maior com a experiência humana, o domínio dos valores e o problema do conhecimento.

FILOSOFIA GERAL 3. Período sistemático Este período tem como principal nome o filósofo Aristóteles de Estagira, discípulo de Platão. Ele apresenta uma verdadeira enciclopédia de todo o saber que foi produzido e acumulado pelos gregos, durante quatro séculos de Filosofia, em todos os ramos do pensamento e da prática, considerando essa totalidade como sendo os saberes da Filosofia.

FILOSOFIA GERAL Segundo Aristóteles, o estudo das formas gerais do pensamento sem preocupação inicial com seu conteúdo chama-se lógica, e ele é considerado o pai da lógica como instrumento do conhecimento em qualquer campo do saber. Entretanto, a lógica não é uma ciência, mas o instrumento para a ciência e é por isso que quando Aristóteles classifica as Ciências, a lógica não aparece, embora seja indispensável para a Filosofia e mais tarde tenha se tornado um ramo específico da própria Filosofia.

4. Período helenístico ou greco-romano FILOSOFIA GERAL 4. Período helenístico ou greco-romano Trata-se do último período da Filosofia antiga, quando a polis grega desapareceu como centro político, deixando de ser a referência principal dos filósofos, já que agora a Grécia está sob domínio de Roma. A partir daqui, os filósofos começam a dizer que são cidadãos do mundo. É uma época constituída por grandes sistemas ou doutrinas, com explicações totalizantes sobre a natureza, o homem e a relação entre ambos. Predominam preocupações com a ética, a física, a teologia e a religião. É nesta época que aparecem quatro grandes sistemas cuja influência será sentida pelo pensamento cristão: o estoicismo, o epicurismo, o ceticismo e o neoplatonismo.

FILOSOFIA GERAL Referências BITTAR, E. C. B.; ALMEIDA, G. A. Curso de Filosofia do Direito. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Tradução de Carmem C. Varriale et al. Dicionário de política. Versão Eletrônica. 6.ed. Brasília: UNB, 1998. CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, 2005. DIMENSTEIN, G. Aprendiz do futuro: cidadania hoje e amanhã. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2004. JAPIASSÚ, Hilton; Marcondes, Danilo . Dicionário Básico de Filosofia. 3.ed. rev. ampl. Versão eletrônica digitalizado por TupyKurumi MARCONDES, D. Iniciação à Filosofia. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. REALE, Giovani. História da Filosofia Antiga. São Paulo: Loyola, 1994. REALE, Miguel. Introdução à Filosofia. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. SÁ, Ana Cristina de. Morte do Mito. s.ed. Apresentação power point. s.d.

Obrigada!