SIMBOLISMO Professor Kássio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SIMBOLISMO.
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
Daniel 6,12-28 Naqueles dias, aproximaram-se os chefes do reino e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. Foram ter com.
Romantismo Século XIX.
Às vezes perdemos tanto tempo na
Eu Corro Pra Ti Paulo Cesar Baruk.
Palavra de PODER Ministério Casa Nova.
Arte e representação.
Ressucita-me Aline Barros.
Quer namorar comigo?.
Virtual, Porém Verdadeiro....
SIMBOLISMO.
Ternura e Paixão.
T R O V A S Zélia Nicolodi.
CADA DIA, CADA PASSO, VOU TENTANDO ENCAIXAR CADA PEÇA, CADA PARTE DO TODO QUE TENS PRA MIM DESTE SONHO QUE NASCE EM TEU CORAÇÃO, OBRA TUA, TUA GRAÇA, TUA.
Filho transição manual.
Profa Dra Suzana Lopes Salgado Ribeiro MPB/SP.
O PROFUNDO AMOR DE DEUS POR MIM
EU QUERO EU POSSO EU VOU EU QUERO EU POSSO EU VOU 01.
Além do Limite. Clique..
Amizade Talvez Seja Isso...
Amado filho.
POIS NADA DESEJO E NADA MAIS QUERO ALÉM DE TI SENHOR
Gasparina TU ME AMAS ASSIM Canta: Gerson Cardoso gasparina
PERTO QUERO ESTAR JUNTO AOS TEUS PÉS POIS PRAZER MAIOR NÃO HÁ
Rei Meu.
Se o amor se vai que vazio imenso Fica em nossa vida, quanta solidão Se o amor se vai Vão-se as alegrias e sem fantasias Sofre o coração quando já.
Arde Outra Vez Thales Roberto.
TUDO É DIFERENTE Abraça-me Senhor, não me deixe ir Eu quero estar em teus braços de amor.
“Rosa roxa” Gabriel Novis Neves.
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
Prof.ª Patrícia Tavares
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Eda Carneiro da Rocha ZzCoutoSlides
SONHAR SONHAR Mauricio Ponsancini Mauricio Ponsancini Gotas de Crystal.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
slides/automáticos...aguarde
Amizade é isso... Ligue o Som.
SIMBOLISMO NO BRASIL (Final do século XIX)
sou felis porque amo o que gosto
BOM JESUS, ÉS TODO MEU, EU TAMBÉM SOU TODO TEU
Deus da Minha Vida Thalles Roberto.
Taquarussu-MS Escola Estadual D​​​r. Martinho Marques
AUMENTE O SOM ! Amado filho.
Falar de Amor... O que é o Amor?
A música da Morte, a nebulosa, estranha, imensa música sombria, passa a tremer pela minh'alma e fria gela, fica a tremer, maravilhosa... Onda.
Romantismo (1) 2ª Geração.
Mestre eu preciso de um milagre Transforma minha vida, meu estado,
EU QUERO EU POSSO EU VOU EU QUERO EU POSSO EU VOU 01.
SIMBOLISMO.
QUANDO VEJO QUANDO PERCEBO MEU CORAÇÃO MAIS UMA VEZ REZAR
. NO SILENCIO DA NOITE ROSA RIGHETTO.
SONHAR.
POIS TUDO O MAIS ME FOI TIRADO
Virtual, Porém Verdadeiro... By Búzios Slides Avanço automático.
Hoje é terça-feira, 27 de outubro de 2015 Agora mesmo são 10:48 h. Relaxe por alguns instantes e reflita na mensagem... Ligue o Som.
O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do.
HAMILTON H amilton S lide MEU VELHO HAMILTON AMADO FILHO. O DIA EM QUE ESTE VELHO NÃO FOR MAIS O MESMO, TENHA PACIÊNCIA E ME COMPREENDAS… Quando derramar.
Profª Sandra. No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas.
Poemethos 4 Adroaldo Bauer Spíndola Corrêa 1981/1985.
Você parece uma brasa Toda vez que eu chego em casa Dá-se logo uma explosão Ciúmes de mim, não acredito Pois meu bem, não é com grito Que se prende.
A vida precisa do vazio… “Não estou paralisada. É tempo de gestação. Eu sempre sonho que uma coisa gera, nada nunca está morto. O que não parece vivo,
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Despedida de minha “Mãe” Progressão automática. Partiste levando contigo a paz... Partiste para junto da outra família. Eu sei que eles a esperavam.
Despedida de minha “Mãe” Progressão automática. Partiste levando contigo a paz... Partiste para junto da outra família. Eu sei que eles a esperavam.
Não sei o estado de espírito em que hoje te encontras. Talvez hoje te sintas na pior. Não sei o estado de espírito em que hoje te encontras. Talvez.
Nossa Senhora, Mãe do meu Salvador Nossa Senhora, Mãe do meu Salvador Todo o dia acordo, pego no meu terço, Rezo o meu rosário pra você Durante o dia peço.
Transcrição da apresentação:

SIMBOLISMO Professor Kássio

CONTEXTO HISTÓRICO Final do século XIX Origem francesa Oposição ao Realismo Influenciado pela arte e misticismo oriental

Surgimento da arte simbolista Em oposição ao Realismo, busca inspiração no Romantismo. Vai além, aprofundando e levando ao extremo os conceitos românticos (uma vertente radical). Nem o mais romântico dos românticos chegaria aos pés de um simbolista, quando se fala em irracionalidade e subjetividade, buscadas no misticismo, no uso de símbolos, tentando se aproximar do inconsciente humano e distanciando-se - ao máximo - da razão.

A falta de um padrão estético, fez com que os simbolistas fossem apelidados de “decadentistas”, de maneira pejorativa. Quando lançado o manifesto de Jean Moréas, “O Século XX”, definem o movimento como “Simbolismo”. Se apegam ao transcendentalismo de modo a interpretar a realidade através da imaginação, fantasia, intuição... O maior representante do simbolismo na frança é Charles Baudelaire, autor de “As Flores do Mal”.

Remorso Póstumo Quando fores dormir, ó bela tenebrosa Em fundo de uma cripta em mármore lavrada Quando tiveres só por alcova e morada O vazio abismal de carneira chuvosa; Quando a pedra, a oprimir tua fronte medrosa E teus flancos a arfar de exaustão encantada, Mudar teu coração numa furna calada Amarrando-te os pés na rota aventurosa, A tumba, confidente do sonho infinito (Pois toda a vida a tumba há de entender o poeta), Pela noite imortal de que o sono é prescrito, Te dirá: "De que serve, hetaira incompleta, Não teres conhecido o que choram os mortos?" E os vermes te roerão assim como os remorsos.

“Sugerir, eis o sonho” - Mallarmé Características Opta-se pela sugestão. Tudo é sugerido “Sugerir, eis o sonho” - Mallarmé Temática: espiritual, mística e subconsciente Presença de musicalidade (aliteração e assonância) Linguagem mística, religiosa Profunda individualidade, subjetivismo Objetos referentes ao efêmero: fumaça, neves, neblinas... Sugestão de grandiosidade ou infinitude: cosmo, abismo, espaço... Penumbra, menor luminosidade Pessimismo Recorrência excessiva do branco Sinestesia

Trecho do poema “Opiário” “ Caio no ópio por força. Lá querer Que eu leve a limpo uma vida destas Não se pode exigir. Almas honestas Com horas pra dormir e pra comer, Que um raio as parta! E isto afinal é inveja. Porque estes nervos são a minha morte. Não haver um navio que me transporte Para onde eu nada queira que o não veja! Ora! Eu cansava-me o mesmo modo. Qu'ria outro ópio mais forte pra ir de ali Para sonhos que dessem cabo de mim E pregassem comigo nalgum lodo(...)” ÁLVARO DE CAMPOS