Mapa Bíblico Escatológico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOIS CAMINHOS E UMA DECISÃO - PENIEL.
Advertisements

O Senhor, teu Deus, suscitará no meio de vós, dentre os teus irmãos,
O Propósito da Salvação
O que esperar dos nossos Filhos?
O PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA
Novos relacionamentos: A nova atuação social do cristão
A promessa: descendencia e terra
MARCOS
Êxodo 20,1-17 Naqueles dias Deus pronunciou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros.
Êxodo 19,2-6a Naqueles dias, os israelitas, partindo de Rafidin, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel armou aí suas.
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir na história.
Mapa Bíblico Escatológico
Mapa Bíblico Escatológico
Quem Sou Eu Diante Da Grandeza de Deus?
No princípio, criou Deus os céus e a terra.

PRECISO DE UMA IGREJA?. PRECISO DE UMA IGREJA?
COMO SOMOS SALVOS? EFÉSIOS 2: 8 e 9 “Porque pela graça sois salvos,mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém.
O JUÍZO FINAL.
Alcançando As Promessas
Os Dez Mandamentos Êxodo 20:1-17.
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Abrão : pai exaltado
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Deus o chama de seu amigo
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
Hebreus 7 A Aliança Superior
Seja Bem-Vindo !.
O ANO DO DISCIPULADO “FAZENDO A DIFERENÇA” CAMPANHA: 12 NOITES DE ORAÇÃO PARA 12 MESES ABENÇOADOS! DE 02 A 13/01/2013 “Assim que já não sois.
TEMPO.
VOTO BATISMAL ESTEIO - RS.
Deuteronômio.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Intervalo Bíblico do Cin - 03/06/2014
Equilíbrio entre atividade e contemplação

Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo

JEJUM DA FERTILIDADE DE ABRAÃO
Igreja Evangélica Vencedores por Cristo Ministério da Palavra
ADORANDO COMO DEUS QUER SER ADORADO.
SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO
#FÉqueMUDA.

ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Deus chama Abrão e lhe faz promessas
HOMEOPATIA MEDICINA DO POSITIVO.
TEMAS BÍBLICOS.
INSPIRAÇÃO_ Estado da alma quando influenciada por uma potência sobrenatural: INSPIRAÇÃO divina.
Igreja Batista Monte Sião
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Cristianismo A face humana de Deus.
FAMÍLIA DA ALIANÇA ALIANÇA ACORDO PACTO CONCORDÂNCIA EM DETERMINAÇÕES



LIÇÃO 2 O PADRÃO DA LEI MORAL
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA: A PROSPERIDADE DE JOSÉ
O núcleo central da Bíblia é a
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Coríntios 5:
“Por que, nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto.
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Coríntios 5: 17.
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
Os dois Caminhos.
Os Dez Mandamentos.
Transcrição da apresentação:

Mapa Bíblico Escatológico Estudo Sistemático da Bíblia 11 – Moisés Fonte de Pesquisa: A Aliança Mosaica, que foi chamada a “Lei”, não era aliança de “obras”. Jamais a salvação foi conseguida pelas obras da lei. Deus estabeleceu seu concerto com o povo de Israel no monte Sinai. É uma continuação do concerto de Deus com Abraão e com seus descendentes. “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”. Jo 1.17

Mapa Bíblico Escatológico 07 08 09 Mapa Bíblico Escatológico “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”. Gn 3.1 “Então, disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra”. Gn 6.13 “E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa e ofereceu holocaustos sobre o altar. E o SENHOR cheirou o suave cheiro e disse o SENHOR em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz ”. Gn 8.20,21 “Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem faze ”. Gn 11.5-6 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”. Gn 1.26-27 Terra Adâmica O Dilúvio “Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis”. Gn 3.4 Torre Babel 11 10 “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Gn 12.1-3 “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo ”. Jo 1.17 A Chamada Abraão “Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo o que havia no seco, morreu”. Gn 6.22 “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo e não perdoou o mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios”. 2 Pe 2.4,5 Moisés

O Inicio da Dispensação da Lei. Mapa Bíblico Escatológico Estudo Sistemático da Bíblia O Inicio da Dispensação da Lei. Deus estabeleceu seu concerto com o povo de Israel no monte Sinai. É uma continuação do concerto de Deus com Abraão e com seus descendentes. O primeiro passo que Deus tomou então foi o de revelar-se a si mesmo a Israel através de Moisés, no Monte Sinai, apenas dois meses depois da saída do Egito. “E subiu Moisés a Deus, de o SENHOR o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel”. Ex 19.3 Deve-se notar primeiramente que nesse plano especial Deus não tratava com eles como “filhos de Abraão”, mas sim como a “casa de Jacó, os filhos de Israel”. “Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha”. Ex 19.4,5

O Concerto de Deus com os Israelitas. Mapa Bíblico Escatológico Estudo Sistemático da Bíblia O Concerto de Deus com os Israelitas. O concerto de Deus com os israelitas, feito ao sopé do monte Sinai (Ex 19.1), abrange os dois princípios básicos tratados no estudo supra citado. 1) Unicamente Deus estabelece as promessas e compromissos do seu concerto, e 2) aos seres humanos cabe aceitá-los com fé obediente. “Estas são as palavras do concerto que o SENHOR ordenou a Moisés, na terra de Moabe, que fizesse com os filhos de Israel, além do concerto que fizera com eles em Horebe”. Dt 29.1 As promessas de Deus, neste concerto, eram basicamente as mesmas que foram feitas a Abraão (Ex 19.1). Deus prometeu. a) Que daria aos israelitas a terra de Canaã depois de libertá-los da escravidão no Egito (Ex 6.3-6; 19.4; 23.20, 23), e b) Que Ele seria o seu Deus e que os adotaria como o seu povo (Ex 6.7; 19.6; Dt 5.2). O alvo supremo de Deus era trazer ao mundo o Salvador através do povo do concerto.

Os Dez Mandamentos. Mapa Bíblico Escatológico Estudo Sistemático da Bíblia Os Dez Mandamentos. 1º - Não terás outros deuses diante de mim. “Não terás outros deuses diante de mim”. Ex 20.3 2º - Não farás para ti imagem de escultura. “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”. Ex 20.4 3º - Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão. “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”. Ex 20.7 4º - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”. Ex 20.8 5º - Honra na teu pai e a tua mãe. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá”. Ex 20.12

Os Dez Mandamentos. Mapa Bíblico Escatológico 6º - Não matarás. Estudo Sistemático da Bíblia Os Dez Mandamentos. 6º - Não matarás. “Não matarás”. Ex 20.13 7º - Não Adulterarás. “Não adulterarás”. Ex 20.14 8º - Não furtarás. “Não furtarás”. Ex 20.15 9º - Não dirás falso testemunho. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”. Ex 20.16 10º - Não cobiçarás a mulher do teu próximo. “Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo ”. Ex 20.17

Os Propósitos da Lei. Mapa Bíblico Escatológico Estudo Sistemático da Bíblia Os Propósitos da Lei. Ela proibiu o pecado. Foi ordenada por causa das transgressões. A Aliança Mosaica, portanto, fortaleceu a Aliança com Abraão por proibir o pecado. Ela expôs o pecado. Por proibir o pecado, a Lei expôs esse mesmo pecado. “... pela lei vem o conhecimento do pecado”. Rm 3.20 Assim todos os homens poderiam compreender a sua necessidade de encontrar um Salvador. “Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes”. Gl 3.22