A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Dez Mandamentos Êxodo 20:1-17.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Dez Mandamentos Êxodo 20:1-17."— Transcrição da apresentação:

1 Os Dez Mandamentos Êxodo 20:1-17

2 Introdução Os dez mandamentos são a expressão da vontade de Deus para toda a humanidade. Revelam a vontade atemporal e absoluta de Deus. Faremos uma analise da lei moral de Deus sintetizada pelos dez mandamentos.

3 Introdução Os conceitos de verdade e moral hj passam pelo relativismo e o subjetivismo. RELATIVISMO: Teoria que ensina que os valores são construídos pelo consenso social em uma determinada época. SUBJETIVISMO: Teoria que ensina que os valores são construídos pelo sujeito.

4 A Renovação da Aliança O caráter unilateral da aliança
O caráter bondoso da aliança A responsabilidade do homem na aliança

5 II. A Introdução aos Dez Mandamentos
As palavras introdutórias aos dez mandamentos apresentam o legislador. Não se trata de Moisés, mas o próprio Deus.

6 III. As duas Tábuas da Lei
A primeira tábua da lei: Mandamentos referentes à relação do homem com Deus: 1º Mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim”. (Vs 3) 2º Mandamento: “Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo que há em cima no Céu, e do que há embaixo na terra, nem de coisa alguma que haja nas águas, debaixo da terra.Não as adorarás, nem lhes darás culto.” (Êx 20.4,5) 3º Mandamento: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão (Êx 20.7). 4º Mandamento: Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. (Êx 20.8)

7 III. As duas Tábuas da Lei
A segunda tábua da lei: Mandamentos referentes à relação do homem com o seu próximo 5º Mandamento:”Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. (Êx 20.12) 6º Mandamento: “Não matarás” (Êx 20.13) 7º Mandamento:”Não adulterarás” (Êx 20.14)

8 III. As duas Tábuas da Lei
A segunda tábua da lei: Mandamentos referentes à relação do homem com o seu próximo 8º Mandamento: “Não furtarás” (Êx 20.15) 9º Mandamento:”Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” (Êx 20.16) 10º Mandamento: “Não cobiçarás a casa do teu próximo” (Êx 20.17)

9 IV. O Cumprimento da Lei Qual o papel da Lei?
Paulo afirma que pela Lei vem o pleno conhecimento do pecado (Rm 3:20) A função da lei é mostrar ao homem sua própria miséria, convencê-lo de sua incapacidade, e assim, conduzi-lo a confiar na obediência de Cristo Jesus, o único que obedeceu perfeitamente a Lei de Deus.

10 IV. O Cumprimento da Lei De que maneira estamos debaixo da graça e não da Lei? Não estamos mais debaixo da lei, no sentido de que não mais estamos sob a condenação da lei (Rm 8.1-2) No entanto, não devemos desconsiderar a validade normativa de lei moral de Deus para os nossos dias. Nós, os salvos em Cristo, continuamos sob a obrigação de obedecer a lei por outras razões: Manifestar gratidão pela obra de Cristo Evidenciar o novo nascimento Testemunhar o evangelho da graça

11 V. Conclusão A Lei moral de Deus sintetizada pelos dez mandamentos constitui os padrões absolutos de Deus para a vida humana. A síntese destes padrões contempla a relação do homem com Deus e a relação do homem com o seu próximo. Deus exige que o homem ame a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo, o que significa observar os dez mandamentos.

12 VI.Aplicação Contemple a lei em toda a sua profundidade.
Reconheça sua impossibilidade de cumpri-la perfeitamente. Confie sua salvação aos méritos de Cristo Jesus. Lute contra o relativismo e o subjetivismo reinantes em nosso tempo. Defenda os padrões absolutos estabelecidos por Deus em sua Palavra. Seja grato, evidencie seu novo nascimento e testemunhe, dirigindo sua vida pelos mandamentos do Senhor. Extraido Revista Expressão-Ed Cultura Cristã – Lição 9


Carregar ppt "Os Dez Mandamentos Êxodo 20:1-17."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google