Trabalho para a disciplina de Moral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Focos de Esperança Enviados em Missão.
Advertisements

Meninos de todas as cores
" A história de uma àrvore ".
Mãe, gostas de mim? Gosto de ti até ao céu, meu filho.
A Castanha Lili.
A gota de água que precisava de tomar banho
Meninos de todas as cores
É TEU SANGUE É TEU SANGUE, MEU SENHOR JESUS,
Gênesis 28,10-22 Naqueles dias, Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã. Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se.
O caçador de borboletas
TU ÉS PRA MIM UM VASO ESCOLHIDO
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
E.M.E.F. ALCEU AMOROSO LIMA
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
VEJAM SÓ AONDE EU FUI CHEGAR NÃO IMAGINEI IR TÃO DISTANTE ASSIM TEU OLHAR POR CERTO ME ATRAIU E A SUA VOZ AINDA RESSOA EM MIM NESTE CHÃO PLANTEI O MEU.
A Castanha Lili Autora: Ana Rocha
IdeiasEli FACULDADE DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS II – 2004/2005 DOCENTE: Prof. Fernando Costa.
As crianças são seres espirituais
ESCUTA automático.
Rainha dos Patriarcas.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Turma: 3º A Prof. :Márcia E. S. Antunes Elinor A .Veit Somensi
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Ética e Moral na formação dos filhos
A Castanha Lili Autora: Ana Rocha
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Clica para continuar.
CASA QUEIMADA.
A Mudança faz parte da vida. VIVER – CRESCER- MUDAR
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Direitos e Deveres Cidadania.
O casamento de Isaque e Rebeca
SANGA PUITÃ Nasci em Sanga Puitã Aqui cresço a cada dia
Uma castanha castanha…
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca.
Uma carta para ti Com Som.
Uma mensagem A D Arte e Formatação Vera Affonso.
A Fada Oriana (Excerto)
No verão tudo é verde. No outono muda de cor. Podemos ver o verde, o castanho, o vermelho e o amarelo.
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
CAMINHAR NA TUA LUZ! COM FÉ EU VOU…
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
Leia vagarosamente, medite e aplique à sua vida 1- Ó Deus, por que Tu nos abandonaste de uma vez por todas? Qual a razão dessa tua ira contra nós, as.
Salmos, cap 117 e 118 Louvor a Deus, o Senhor LEIA A BÍBLIA
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
SITUAÇÕES.
Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
AS SETE CARTAS Que VÊ e é CONHECEDOR de todas as coisas.
OS DIREITOS DA CRIANÇA “O mundo que deixamos às nossas crianças depende das crianças que deixarmos ao nosso mundo”
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Missões – 28/novembro Zimbábue Papias. A professora sorria, enquanto as crianças entravam na classe, na pequena escola de Ensino Fundamental, no campus.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Flores de Luanda Infância E quando acordei A minha irmã mais nova eu afastei… Vi-a isolar-se com seu bibe branco No tempo que passou Mas, de entre.
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
Racismo Área curricular: Cidadania Profª: Conceição Jorge
Sobre CULTURA… Set formatado por Eduarda Calheiros.
AQUARELA MÚSICA: TOQUINHO CRIAÇÃO: MIMA.
Língua Portuguesa Eu chamo-me Verão Interpretação do Texto
Avaliação do mês de __________________
Apresentam UMA FAMÍLIA CHAMADA BRASIL AUTOMÁTICO.
A EMRC Educação Moral e Religiosa Católica. A EMRC O que é a EMRC?
A velha árvore Traduzida por M. Jesus Sousa (Juca) a partir de joarbol.htm
História traduzida e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Meninos de todas as cores
Meninos de todas as cores
Transcrição da apresentação:

Trabalho para a disciplina de Moral Este trabalho vai-te ajudar a relembrares a matéria que demos até ao final do ano, temos ainda um pequeno extra sobre o racismo um pequeno questionário para resolver. Trabalho realizado por: - Tiago Sampaio

Atitude humana e cristã O Nosso Programa Colaboração Responsabilidade A Páscoa A vida em sociedade 4 Sou cidadão Verdade Confiança A Promulução do decálogo A vida em grupo 3 O meu grupo Respeito A família na bíblia A vida em família 2 A Família Honestidade Rectidão A criação do ser humano As normas pessoais 1 Ser pessoa Atitude humana e cristã Experiência da Bíblia Experiência Humana Módulos Situação a explorar

A sua religião é o cristianismo. Modulo Ser pessoa Quem sou eu? R: Tais como pessoas nós temos direito a um e uma Eu sou uma pessoa nome nacionalidade. O nome: O teu nome pode ter significados na língua em que falas ou na língua que faz parte da tua realização ou cultura. Ex.: Paulo Português Paul Inglês Pablo Espanhol A sua religião é o cristianismo. O teu nome também te liga aos membros da tua família bem como a tua comunidade. Ex.: Pedro Manuel Silva da Costa Nome próprio Parte da mãe Parte do pai apelidos

O teu nome também faz parte de ti. As pessoas devem chamar-te e respeitar-te pelo nome próprio e chamar-te correctamente. A nacionalidade Todas os povos são únicos e especiais. Ter uma nacionalidade significa que tens a protecção e os benefícios de um País. Todas as pessoas têm direito a uma nacionalidade? Sim/Não Por vezes as crianças não são registadas pelos familiares devido ao factor económico . * Por vezes, as crianças tornam-se refugiadas devido ao seu país se encontrar em situação de guerra. * Por vezes os governos retiram a nacionalidade a pessoas que podem causar determinados conflitos para o seu país. * Por vezes os governos negam a nacionalidade a pessoas que pertencem a um determinado grupo étnico.

Modulo a família A família é um conjunto de pessoas que vivem num determinado lugar durante um período de tempo mais ou menos longo e que estão ou não ligados por laços consanguíneos. Agregado familiar é um conjunto de pessoas que vivem diariamente na mesma habitação. Árvore Genealógica é árvore que representa a nossa família através de gerações. Ex.:

Modulo o grupo O grupo é um conjunto de pessoas que se conhecem, colaboram e trabalham para atingir o mesmo objectivo. Algumas regras de um grupo Respeitar a opiniões dos colegas Tomar de cissões em conjunto Respeitar os colegas Ser solidário com os colegas Respeitar os superiores Saber participar ordena mente no grupo Não estragar o material do grupo Dar um igual valor a todos os elementos do grupo Ajudar os colegas com mais dificuldades

Agora teremos o nosso pequeno extra Fim Agora teremos o nosso pequeno extra

Pequeno texto sobre o racismo Era uma vez um menino branco, chamado Miguel, que vivia numa terra de meninos brancos e dizia: É bom ser branco porque é branco o açúcar, tão doce porque é branco o leite, tão saboroso porque é branca a neve, tão linda. Mas certo dia o menino partiu numa grande viagem e chegou a uma terra onde todos os meninos são amarelos. Arranjou uma amiga, chamada Flor de Lótus que, como todos os meninos amarelos, dizia: É bom ser amarelo amarelo o sol e amarelo o girassol mais a areia amarela da praia. O menino branco meteu-se num barco para continuar a sua viagem e parou numa terra onde todos os meninos são pretos. Fez-se amigo de um pequeno caçador chamado Lumumba que, com os outros meninos pretos, dizia: É bom ser preto como a noite preto como as azeitonas preto como as estradas que nos levam a toda a parte. O menino branco foi correndo mundo até uma terra onde todos os meninos são castanhos. Aí fazia corridas de camelo com um menino chamado Ali-Bábá, que dizia: É bom ser castanho como a terra do chão os troncos das árvores é tão bom ser castanho como o chocolate. Quando o menino voltou à sua terra de meninos brancos, dizia: É bom ser branco como o açúcar amarelo como o sol preto como as estradas vermelho como as fogueiras castanho da cor do chocolate. Enquanto, na escola, os meninos brancos pintavam em folhas brancas desenhos de meninos brancos, ele fazia grandes rodas com meninos sorridentes de todas as cores. O menino branco entrou depois num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos. Escolheu, para brincar aos índios, um menino chamado Pena de Águia. E o menino vermelho dizia: É bom ser vermelho da cor das fogueiras da cor das cerejas e da cor do sangue bem encarnado.

Questionário sobre o texto e. China Ali-Bábá d. África Pena de Águia c. América Lumumba b. Europa Flor de Lótus a. Arábia Miguel b e d c a e e. doce como o açúcar. 5. Ali-Bábá é d. amarela como o sol. 4. Pena de Águia é c. vermelho como o fogo. 3. Lumumba é b. preto como a azeitona. 2. Flor de Lótus é a. castanho como o chocolate. 1. Miguel é d b c a

Direitos da criança