CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação de redes de computadores
Advertisements

Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação
Sistemas Distribuídos
Profs. João Carlos e Wanderson
Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino
Redes Cabeada Tipos de Rede Profº Marcio Funes.
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Sistemas operacionais
Redes e computadores I Prof: Diovani Milhorim.
História.
FACULDADE DOS GUARARAPES
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
CAPÍTULO Sistemas concentrados e distribuídos
INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES
Conceitos básicos sobre redes
Redes LAN (Local Area Network) Redes Locais
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
Componentes e Dispositivos de uma Rede
Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Introdução à Redes de Computadores
REDES DE COMPUTADORES Introdução
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Equipamentos de Redes Aula 3
Redes de Computadores.
Arquitetura Cliente /Servidor
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Técnico em Informática
Técnico em Informática
2ª Aula – 28/08/12 – Redes de Computadores e Telecom
Conteúdo da Aula O que é uma rede Partes que compõe uma rede
Topologias e Classificação das RC
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
Administração de Servidores de Rede Prof. André Gomes.
Sistemas Distribuídos
Evolução dos Sistemas de Computação e das arquiteturas.
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
Rede de Computadores ?.
Curso de Redes de Computadores
1 Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 3 Conceitos Básicos de Comunicação de Dados Alberto Martins Júnior.
Princípios de Sistemas de Informação
Técnico em Informática
Sistema de Redes 1 Componentes Principais de uma Rede de Computadores Topologia Tipo de redes FAETEC SR1.
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
Escola Secundaria Sebastião da Gama
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Rede de Computadores (REC)
Escola Secundaria Sebastião da Gama
MATA59 - Redes de Computadores I
Conceito de Redes Tipos de Redes Topologia de Redes
Sistemas Operacionais (Material cedido pela prof. Cida Livi)
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Redes geograficamente distribuídas (WAN)
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Fundamentos de Comunicação de Dados e protocolos de redes Aula 2
Tecnologia de Informação Aula 8
Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores.
Redes e Manutenção de Computadores
Hardware de Rede Aula 2 Willamys Araújo.
Infraestrutura Computacional Prof. Me. Vanderlei Ienne.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Hardware de Rede Há dois tipos de tecnologias de transmissao em uso disseminado nos dias de hoje: 1. Links de difusao. 2. Links ponto a ponto. As redes.
Redes de Comunicação Modulo 2 Trabalho Realizado por :Francisco João Nº9 10ºH 2015/2016.
Alessandro D. R. Fazenda
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira Aula 02 – Introdução Tipos de Redes

REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.

REDES DE COMPUTADORES Motivação Facilitar o compartilhamento de informações Compartilhamento de recursos caros (discos/impressoras) Centralização Administração Redução de Custos Aumentar Eficiência

REDES LOCAIS As Redes Locais rapidamente se tornaram os métodos costumeiros de operação para os computadores pessoais. Muitas aplicações, que no passado eram executadas somente em computadores de grande porte, foram convertidas e agora estão rodando de forma bem sucedida em computadores pessoais interligados em Redes Locais.

O QUE É REDE LOCAL? É a interconexão das máquinas em uma área geograficamente limitada, como um prédio, um campus de uma universidade ou uma fábrica.

REDES CORPORATIVAS Muitas empresas têm um número significativo de computadores em operação, freqüentemente instalados em locais distantes entre si.

REDES CORPORATIVAS Uma empresa pode ter um computador em cada setor, um deles para monitorar estoques ou produtividade ou folha de pagamento. Inicialmente, esses computadores funcionavam de forma independente dos demais, mas hoje estão conectá-los para que possa extrair e correlacionar informações sobre toda a empresa.

REDES CORPORATIVAS A rede também aumenta a confiabilidade do sistema, pois tem fontes alternativas de fornecimento. Ajuda a economizar dinheiro. A relação preço/desempenho dos pequenos computadores é muito menor do que a dos computadores de grande porte.

REDES CORPORATIVAS Esse desequilíbrio levou muitos projetistas a criarem sistemas baseados em computadores pessoais, um por usuário, com os dados mantidos em um ou mais servidores de arquivos compartilhados, neste modelo os usuários são chamados de cliente, e a organização geral é chamada de modelo cliente/servidor.

MODELO CLIENTE/SERVIDOR No modelo cliente/servidor, a comunicação costuma se dar através de uma mensagem de solicitação do cliente enviada para o servidor, pedindo para que alguma tarefa seja executada. Em seguida, o servidor executa a tarefa e envia a resposta. Geralmente, há muitos clientes usando um pequeno número de servidores

MODELO CLIENTE/SERVIDOR

COMPONENTES DE UMA REDE Servidor: É um micro ou dispositivo capaz de oferecer um recurso para a rede. Em redes ponto-a-ponto não há a figura do servidor; nesse tipo de rede os micros ora funcionam como servidores, ora como clientes. Clientes: É um micro computador ou dispositivo que acessa os recursos oferecidos pela rede.

COMPONENTES DE UMA REDE Recursos: Qualquer coisa que possa ser oferecida e usada pelos clientes da rede como impressoras, arquivos, unidades de disco, acesso a Internet, etc. Protocolo: Linguagem utilizada para que os computadores conversem entre si. Cabeamento: Os cabos de rede transmitem os dados que serão trocados entre os diversos dispositivos que compõem uma rede.

COMPONENTES DE UMA REDE Placa de Rede: A placa de rede, também de NIC ( Network Interface Card), permite que PC’s consigam ser conectados em rede. Hardware de Rede: Poderá ser necessário o uso de periférico para efetuar ou melhorar a comunicação da rede. O uso de um Hub, Switches e roteadores são apenas outros periféricos que eventualmente poderá encontrar.

TRANSMISSÃO DE DADOS Full-duplex é o modo de transmissão onde o canal utilizado pode conduzir a informação em ambas as direções ao mesmo tempo

TRANSMISSÃO DE DADOS Half-duplex : a transmissão da informação pode ser nos dois sentidos, mas não de forma simultânea. Assim sendo, quando uma estação necessita transmitir, a outra deve concordar em receber

TRANSMISSÃO DE ARQUIVOS A transmissão de arquivos é uma das aplicações mais comuns das redes locais. Sua função principal é prover mecanismos para acesso a arquivos para substituição ou adição de novos dados, implementando facilidades que permitam garantir a integridade dos dados e sua proteção contra o acesso não autorizado.

SERVIDORES A estação servidora é uma estação qualquer da rede, com habilidade para oferecer serviços às demais estações de trabalho.

SERVIDORES Vários são os serviços oferecidos pelas estações servidoras, dos quais posso selecionar: o armazenamento de arquivos, compartilhamento dos dispositivos periféricos, gerenciamento de banco de dados, gerenciamento das informações, suporte para impressão, correio eletrônico, interconexão de redes autônomas, suporte a comunicação remota etc.

SERVIDORES DE ARQUIVOS O objetivo do servidor de arquivos é oferecer aos usuários o armazenamento e o acesso de informações, assim como compartilhar os dispositivos de armazenamento, geralmente discos rígidos. O servidor de arquivos deve implementar aspectos de segurança de dados e geralmente os servidores incorporam aspectos clássicos, como: gerenciar alocação de espaço, controlar arquivos abertos, controlar informações de acesso, etc.

SERVIDORES DE ARQUIVOS Como servidor tem conhecimento das operações realizadas pelo usuário, este poderá analisar se tem autorização para acessar o arquivo. Diferentes tipos de acesso podem ser implementados, como execução, leitura, gravação etc.. Portanto, um usuário pode, por exemplo, executar determinado diretório sem poder gravar.

SERVIDORES DE ARQUIVOS Como servidor tem conhecimento das operações realizadas pelo usuário, este poderá analisar se tem autorização para acessar o arquivo. Diferentes tipos de acesso podem ser implementados, como execução, leitura, gravação etc.. Portanto, um usuário pode, por exemplo, executar determinado diretório sem poder gravar.

CLASSIFICAÇÃO DE REDES Atualmente existem 3 tipos mais comuns que são : Local Área Network(LAN),redes locais. Metropolitan Área Networks(MAN), cobrem distâncias maiores do que as LAN´s. Wide Área Network (WAN), redes que abregem grandes áreas.

REDE LAN Uma rede LAN é uma rede local normalmente montada em um prédio ou um escritório. A sua área fica restrita a poucos quilômetros. Tem como principal função a interconexão de computadores, estações de trabalho e periféricos e tem como objetivo compartilhar seus recursos como por exemplo uma impressora.

REDE MAN Uma rede MAN nada mais é do que uma grande rede LAN, ou uma rede WAN reduzida. Ela toda pode cobrir uma cidade inteira. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si.

REDE MAN Características de uma rede MAN Interligação de LANs com uma distância que cobrem uma cidade ou campus; Utilizam tecnologias semelhantes as LANs.(Ethernet, Token Ring, etc.); Apresentam uma taxa de erro um pouco maior que a das LANs por causa do tamanho; Otimizam a relação custo/benefício devido a utilização de tecnologias semelhantes as das LANs.

REDE WAN Uma rede WAN cobre uma grande área geométrica, que pode ser um país ou um continente. As WANs geralmente utilizam linhas de transmissão de dados oferecidas por grandes empresas de telecomunicação.

REDE WAN  Uma rede geograficamente distribuída, ou WAN, abrange uma ampla área geográfica, com freqüência um estado, um país, um continente. A maior WAN que existe é a Internet.

REDE WAN