E.E. Camilo Bonfim Tema:Câncer de Colo de Útero

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR
Advertisements

Doenças Sexualmente Transmissíveis
Disciplina: Ciências Professora: Isabel Fernandes
EXAME PAPANICOLAU.
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
REPRODUÇÃO HUMANA E CRESCIMENTO
Métodos contraceptivos
Taxas brutas e padronizadas de mortalidade por 100
Perfil das mulheres em uma unidade de diagnóstico complementar de pequeno porte na cidade do Rio de Janeiro sobre HPV MARTINS, Keitt¹ RESULTADOS INTRODUÇÃO.
Enfermagem em Ginecologia
AIDS / DST.
Mitos e Verdades sobre o HPV
CANCRO DO COLO DO ÚTERO.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Adenocarcinoma de Colo Uterino
HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes
Vírus do Papiloma Humano
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
quinzena da mulher de 7 a 18 de Março
UNESC CURSO DE NUTRIÇÃO FASE: 1ª.
Infertilidade Humana e RMA
Dezembro 9, 2010 HPV em mulheres infectadas com HIV Goldman ARNP, MPH
Doenças Sexualmente Transmissíveis
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO RODRIGO CÉSAR BERBEL.
TURMA: 08/13N EXAME PAPANICOLAU
CANCER DE PROSTATA ARNILDO HASPER TEL CEL
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’S
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
Quinzena da Mulher 7 a 19 de Março
Câncer de boca.
Prof º Rafael Celestino
Prevenção.
TUMORES BENIGNOS DO ÚTERO
HPV Perguntas e Respostas.
HPV Perguntas e Respostas.
Vera Regina Medeiros Andrade
Papiloma Humano.
Monitoria de Laboratório Clínico Patologias da Próstata
Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino
Medicina do adolescente
CÂNCER DE COLO UTERINO: ANÁLISE POPULACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO EM EVENTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RONCHI, M. V. T. ; LEITE, S. P. ; PATINI, B. J. T.
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
Universidade de São Paulo
Câncer.
HPV Papilomavírus humano
CÂNCER de MAMA e de PROSTATA
Infeções sexualmente transmissíveis
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
Ciências Naturais – 9.o ano
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Mulheres Contra o Câncer do Colo Uterino.
Transcrição da apresentação:

E.E. Camilo Bonfim Tema:Câncer de Colo de Útero Disciplina:Ciências da Natureza Profª. Terezinha Galvan Série: 8º Ano ‘’A’’ Alunas: Daniela,Ellen e Naiara.

Câncer de Colo de Útero O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica .

O que é colo de útero? O colo é a parte inferior do útero que o conecta à vagina. O colo produz muco que durante uma relação sexual ajuda o esperma a mover-se da vagina para o útero. Na menstruação o sangue flui do útero através do colo até a vagina, de onde sai do corpo. No período de gravidez o colo fica completamente fechado. Durante o parto o colo se abre e o bebê passa através dele até a vagina.

Fatores de risco Fatores sociais (baixa condição sócio-econômica) Hábitos de vida (má higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais) Atividade sexual antes dos 18 anos Gravidez antes dos 18 anos Vício de fumar (diretamente relacionado ao número de cigarros) Infecção por Vírus Papilomavírus Humano (HPV) e o Herpesvírus Tipo II (HSV) Muitos parceiros sexuais

Sintomas O quadro clínico de pacientes portadoras de câncer de colo do útero pode variar desde ausência de sintomas (tumor detectado no exame ginecológico periódico) até quadros de sangramento vaginal após a relação sexual, sangramento vaginal intermitente (sangra de vez em quando), secreção vaginal de odor fétido e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados da doença.

Tratamento O tratamento das pacientes portadoras desse câncer baseia-se na cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O tratamento a ser realizado depende das condições clínicas da paciente, do tipo de tumor e de sua extensão. Quando o tumor é inicial, os resultados da cirurgia radical e da radioterapia são equivalentes. O tratamento cirúrgico consiste na retirada do útero, porção superior da vagina e linfonodos pélvicos. Os ovários podem ser preservados nas pacientes jovens, dependendo do estadiamento do tumor; quanto mais avançado, mais extensa é a cirurgia. O tratamento radioterápico pode ser efetuado como tratamento exclusivo, pode ser feito associado à cirurgia (precedendo-a),ou quando a cirurgia é contra-indicada.