Gestão EaD e Projeto UCA (Um Computador por Aluno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Maio / 2006.
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Prática de Ensino: Educação Básica
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
EAD em alimentos – curso teórico prático
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
Gestão EaD e Projeto UCA (Um Computador por Aluno
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Um Computador por Aluno
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Projeto UCA: Um Computador por Aluno (UCA)
Projeto UCA – Um Computador por Aluno: breve histórico
Sistema Universidade Aberta do Brasil
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Grupo :TOCANTINS. Foco: Infraestrutura Problemas: 1- Demora na execução do Programa UCA; 2- Região Norte do Tocantins não possui infraestrutura tecnológica.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Laboratório de Ensino a Distância
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL

Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Sistema Nacional de Formação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
COORDENAÇÃO PROINFO ESTADO DE GOIÁS 3ª REUNIÃO TÉCNICA PROINFO INTEGRADO/2010 DIVINO ALVES BUENO – SEDUC CLÁUDIA CRISTINA DE LIMA PRESTES - UNDIME Brasília,
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Projeto Estruturador: Novos Padrões De Gestão E Atendimento Da Educação Básica Órgão Responsável: Secretaria de Estado de Educação Gerente do Projeto:
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
RONDÔNIA. Elizabeth Vice-coordenadora Leonir Santos Coordenadora Lenilza Marilza Elisangela Perpétua Angela Tarso Thiago CéliaPatrícia Sebastiana Fatima.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Gestão EaD e Projeto UCA (Um Computador por Aluno Acadêmicos: Alberto Vinícius Hilario Coitinho Alexsander da Rosa Costa Carlos Eduardo T. Fagundes Edivaldo Cezar João Batista da Silva Lemos Professora: Ana Margo Mantovani

EAD no Brasil No Brasil, a modalidade de educação a distância obteve respaldo legal para sua realização com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996

REFERÊNCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA Não há um modelo único de educação à distância! Os programas podem apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagens e recursos educacionais e tecnológicos.

Avaliação Duas dimensões devem ser contempladas na proposta de avaliação de um projeto de educação a distância: a) a que diz respeito ao processo de aprendizagem; b) a que se refere à avaliação institucional.

A Avaliação da Aprendizagem Na educação a distância, o modelo de avaliação da aprendizagem deve ajudar o estudante a desenvolver graus mais complexos

Avaliação Institucional As instituições devem planejar e implementar sistemas de avaliação institucional, incluindo ouvidoria, que produzam efetivas melhorias de qualidade nas condições de oferta dos cursos e no processo pedagógico

Gestão acadêmico-administrativa A gestão acadêmica de um projeto de curso de educação a distância deve estar integrada aos demais processos da instituição, ou seja, é de fundamental importância que o estudante de um curso a distancia tenha as mesmas condições e suporte que o presencial.

Sustentabilidade Financeira A educação superior a distância de qualidade envolve uma serie de investimentos iniciais elevados, para a produção de material didático, na capacitação das equipes multidisciplinares, na implantação de pólos de apoio presencia

Objetivos O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.

Quando começou? O Projeto OLPC No Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça, em janeiro de 2005. Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, FacTI (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) CenPRA – Centro de Pesquisa Renato Archer; CERTI – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras e LSI – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico. Ano 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.

Como funcionará? Em Janeiro de 2010 o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS Cada escola receberá os laptops para alunos e professores

UCA Total Por iniciativa dos governos Federal, Estaduais e Municipais. Os municípios selecionados são: Barra dos Coqueiros/SE; Caetés/PE; Santa Cecília do Pavão/PR; São João da Ponta/PA; Terenos/MS; Tiradentes/MG

GTUCA GTUCA - Grupo de trabalho do Programa UCA. É formado por especialistas no uso de TICs Para execução do projeto dividiu-se em três frentes: GT Formação; GT Avaliação e; GT Pesquisa.

Projeto UCA (Foto)

Colégio Estadual Dom Alano Marie du Noday – Palmas – TO 400 Classmate PC/Intel CIEP Prof. Rosa Conceição Guedes – Piraí – RJ 400 Classmate PC/Intel Centro de Ensino Fund. Nº 1 do Planalto – Brasília – DF 37 Mobilis Encore

EMEF Ernani Silva Bruno – EEEF Luciana de Abreu Porto Alegre/RS 330 XO – OLPC EMEF Ernani Silva Bruno – São Paulo/SP 330 XO – OLPC

Critérios de escolha de escolas 300 escolas públicas que participam do Piloto do Projeto "PROUCA Escolas da rede pública da Rede Estadual e Municipal

Critérios de escolha de escolas Nº de alunos e nº de professores Cada escola deverá ter entorno de 500 (quinhentos) alunos e professores; Estrutura das escolas As escolas deveriam possuir, obrigatoriamente, energia elétrica para carregamento dos laptops e armários para armazenamento dos equipamentos. Localização das escolas Preferencialmente, deveriam ser pré-selecionadas escolas com proximidade a Núcleos de Tecnologias Educacionais - NTE - ou similares, Instituições de Educação Superior públicas ou Escolas Técnicas Federais. Pelo menos uma das escolas deverá estar localizada na capital do estado e uma na zona rural;

Critérios de escolha de escolas Assinatura do termo de adesão As Secretarias de Educação Estaduais ou Municipais de cada uma das escolas selecionadas deverão aderir ao projeto através do envio de ofício ao MEC (Ministério da Educação) e assinatura de Termo de Adesão, no qual manifesta-se solidariamente responsável e comprometida com o projeto. Anuência do corpo docente Para cada escola indicada, a Secretaria de Educação Estadual ou Municipal deverá enviar ao MEC um ofício, onde o(a) diretor(a) da escola, com a anuência do corpo docente, aprova a participação da escola no projeto.

Escola Beneficiada

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO PROJETO

Projeto UCA: Laptops modelo CM 52C fabricados pela CCE Sistema Operacional Linux® Metasys Processador Intel® Atom™ 1.6 GHz Cache 512K L2 Memória RAM 512 MB DDR2 Flash Disk 4 GB sem [HD] informações armazenadas em memória flash

Projeto UCA: Teclado À prova d'água Bateria Li-Ion 4 Células Acessórios Sistema Antifurto TPM . Sistema de monitoramento Entrada RJ-45 (Rede) Rede sem fio Wireless LAN 802.11 b/g

Projeto UCA 300 escolas receberam 150 mil laptops Investimento de R$ 82 milhões de reais.

Projeto UCA: Suporte projeto UCA Site com os drivers e o sistema operacional dos laptops do programa. Os softwares e aplicativos dos equipamentos são livres