Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Como Fazer Um Trabalho Escolar?
Produção de um trabalho de pesquisa… etapas a seguir.
O discurso na sala de aula de Matemática
1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Ser Bom Aluno, Bora Lá? Guia Prático para seres um Bom Aluno
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Tecnologias da Informação e Comunicação
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
COMO CRIAR… … UM PROJECTO ?.
Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Salir
Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Escola Básica Integrada de Salir 2008/2009 Literacia Da Informação Guião de Pesquisa de Informação Modelo Big.
Como os professores lidam com os erros
Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica.
O Trabalho De Projecto.
Metodologia Científica
Antes de começar… Os comportamentos seguros na estrada são algo que vamos adquirindo com o tempo! Na tua idade é normal que corras riscos com maior frequência.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Programação e Sistemas da Informação
Como elaborar um texto Argumentativo
Etapas do trabalho de Projecto
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
Expressão Plástica Borboletas.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
In Prazer de Ler!.... Era uma vez… Este projecto vai propor-te a criação de uma história a partir de indicações fornecidas. Tu vais ser o/a autor/a da.
AUTORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?
MATEMÁTICA Análise das Questões.
AS PLANTAS.
Bases de Dados da exploração à construção Sessão de trabalho no Agrupamento de Ribamar 28 Junho 2006.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
NO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA
Como organizar um trabalho de pesquisa?
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Como fazer um trabalho prático? Curso de Ciências Socio-Económicas
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
Objectivos Principais SSSSensibilizar-te para o estudo AAAAjudar-te a estudar AAAAjudar-te a melhorar o teu aproveitamento escolar AAAAjudar-te.
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Meios de Transporte.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Uma adaptação por: Maria do Carmo Costa
Aspectos físicos de Portugal
À descoberta do ambiente natural
FASES NA ELABORAÇÃO DE UM PROJECTO
Etapas do Trabalho de Projecto
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Como fazer um trabalho de pesquisa
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Pequenas curiosidades,
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
Introdução Depois de teres abordados os conteúdos sobre: a forma e revestimento dos animais; a sua locomoção; o seu regime alimentar; o seu tipo de reprodução,
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
O MODELO BIG 6 ACTIVIDADE DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO BIBLIOTECAS ESCOLARES Agrupamento de Escolas da Sertã.
Como fazer um trabalho de pesquisa. ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA  1ª - Definir bem o tema  2ª - Pesquisar a informação  3ª - Selecionar os documentos.
TAREFAPROCESSORECURSOSCONCLUSÃOAVALIAÇÃO Luz e cor são inseparáveis. Se não existir luz, não pode haver cor. INTRODUÇÃO.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Transcrição da apresentação:

Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens Publico alvo: alunos do 3.º ano Intervenientes: professor e P.B. Ponto de partida: Big 6 Tema: as nuvens Duração: 4 aulas de 60 minutos Local: sala de aula e BE Produto final: desdobrável informativo Avaliação: empenho e qualidade/pertinência do desdobrável

Competências Gerais : Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação. Seleccionar diferentes fontes de informação (orais, escritas, observação, etc.) e utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dados simples (entrevistas, inquéritos, cartazes, gráficos, tabelas). Utilizar diferentes modalidades para comunicar a informação recolhida.

Competências especificas: Níveis de desempenho: Explicação de alguns fenómenos com base nas propriedades Reconhece a existência das nuvens através da realização de experiências. Utiliza diversos materiais para o registo das observações efectuadas (máquina fotográfica, computador, câmara de vídeo). Pesquisa em livros, enciclopédias, internet sobre determinado assunto.

Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens Pede ajuda ao teu professor para realizares a tarefa seguinte: Construir um desdobrável sobre as nuvens Podes realizar esta tarefa na B.E., o P.B será um bom parceiro nesta aventura.

Já reparaste na variedade de nuvens que existe? Vais construir um desdobrável informativo sobre nuvens. Para isso vais precisar de informações e materiais. Primeiro faz um plano, respondendo às questões seguintes no teu caderno: 1- O que sabes sobre nuvens?__________________ 2- O que ainda não sabes sobre as nuvens, mas gostarias de saber?___________________________ 2.1- A quem podes pedir informações sobre as nuvens?_________________________ 2.2- Onde podes encontrar a informação que precisas? _______

Podes ainda optar por fotografa-las e construir um álbum 3- Quando houver nuvens no céu, observa-as e regista o seu aspeto. Como vais faze-lo? Podes construir uma grelha como esta: Tipos de nuvem Desenha aqui o seu aspeto Nuvens altas Nuvens médias Nuvens baixas Podes ainda optar por fotografa-las e construir um álbum

4-Que informações vais colocar no desdobrável? ______ 5- De que materiais vais precisar para fazer o desdobrável? ______________________ Já estás em condições de construir o desdobrável? Então vamos a isso !!! Passemos à segunda fase: As estratégias

Há vários locais onde podes procurar informação: Nesta fase vais elaborar uma lista de todas as fontes ,que precisas, para conseguires recolher a informação necessária para o teu trabalho.   Há vários locais onde podes procurar informação: Na Diciopédia do teu Magalhães Na biblioteca Escolar ou na Municipal, onde existem muitos livros, enciclopédias, jornais e revistas e Internet.

Depois de escolheres as fontes vais fazer uma escolha do que é mais importante e do que não interessa. Estás já na terceira fase. Podes fazer resumos, esquemas, gráficos, etc. Não copies tudo o que lês , usa palavras tuas. Lembra-te que copiar é plagiar. Sempre que usares palavras de um autor coloca aspas” “ Agora que tens toda a informação podes organizar o teu desdobrável. Esta é a ultima fase

Para isso responde a estas perguntas: 1- O teu desdobrável tem principio, meio e fim? _____ 2- Registaste as fontes? ____________ 3-Corresponde ao que pretendias? ________ 4- Está bem apresentado e organizado? ________ Parece que chegaste ao fim. PARABENS! O teu trabalho está confluído