OS NOMES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Escolar E.B.1 nº4 de Loulé
Advertisements

O comboio dos Amigos.
Morfologia e Sintaxe do Substantivo
Fev-2010 Foi nossa intenção, ao produzir estes materiais, abordar de forma integrada os domínios da Linguística Textual, da Semântica, da Sintaxe, das.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Introdução à Programação Linguagem R
Quais foram os eventos mais importantes da sua vida?
SUBSTANTIVOS.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
DIVERSÃO E ESTUDO VERBOS.
SER CRIANÇA!.
Bom Dia Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
SIM, EU SEI SENHOR, QUE TU ÉS SOBERANO
- Quando for grande quero ser maçã!
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Notícias missionária do morro do Borel Mês de Agosto.
Uma linda ideia a ser imitada...
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
X A Letra Baralhada.
EMILLY VICTORIA SILVA CAMPOS
O NOME.
As três peneiras..
CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO
Visita ao Jardim Zoológico
JOÃO E OS 5 SENTIDOS Uma história de Maria Jesus Sousa (Juca)
Infinitamente Mais.
Classes abertas de palavras
SUBSTANTIVOS PRÓPRIO E COMUM
CLASSE GRAMATICAL Nome (substantivo).
Grupo nominal e grupo verbal
Classe de palavras aberta
Sinais de Pontuação.
Chegou o outono Bom dia, meninos!
Apresentação oral Como fazer uma boa apresentação ?
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
É de Judeu e genial !!!!!!!. O Sr. Samuel, judeu, dirigiu-se ao banco onde tem todos os seus depósitos e poupanças, pediu para falar com o Gerente, e.
Colocação pronominal.
CLASSE DE PALAVRAS Classe Aberta / Classe Fechada
A XÍCARA.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
(SIGA ESTES CONSELHOS)
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE VIZELA
...Ficar num beijar sem fim, sussurrar palavras de amor, sentir calor dentro de mim, amar com fervor...
Super-Herói Thiago Grulha.
Catequese 9 Maria, a mulher do “Sim”.
Rolagem automática, música a partir do 2° slides
Tipos e formas de frase Uma frase é um conjunto de palavras organizadas e com sentido. Começa por letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.
Como identificar nomes, adjetivos e verbos
"Seu namorado faz direito? Vem cá que eu faço".
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Apresentam. Apresentam SURUBA NA ARCA AUTOMÁTICO.
Nosso último encontro... Começou, é claro, com uma leitura de fruição: Muito divertida e propícia para a época... Fica aqui a sugestão de leitura: o texto.
“Penso que estamos cegos,
Porquê será que quando os anos nos chegam, sempre entramos em uma fase de reflexão de tudo o que fizemos e deixamos de fazer ao longo de nossa existência.
PARA PARAR E PENSAR.
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Subclasses dos nomes. Subclasses dos nomes Nome próprio Quando se refere a uma entidade particular, individualizada. Escreve-se com letra maiúscula.
Nome da Escola Data Nome do Voluntário Aquecedor Solar de Água.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Língua Portuguesa 2.º PERÍODO Um dia na praia
TIAGO Uma história adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de ideia retirada de “Tiago AEIOU e o circo Kanguru” disponível em
Contar com o coração Cléo Busatto. Por que contar histórias? Desenvolve o interesse pelos livros; Conscientiza sobre a variedade de livros; Possibilita.
1 2 3 Língua Portuguesa Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________.
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
Mãe chata História criada por Maria Jesus Sousa (Juca) 1.
Transcrição da apresentação:

OS NOMES

Não sei o que são os nomes…. Eu também não…

Vamos lá pensar então nas seguintes palavras… Rio Shrek Guadiana Douro Maria Joana Barco Cana Navio

QUALIDADES, ESTADOS, SENTIMENTOS Os nomes são a seguir ao verbo a palavra mais importante da frase. Os nomes podem designar seres animados ou objectos materiais e ainda acções, qualidades, estados, sentimentos. SERES ANIMADOS OBJECTOS MATERIAIS ACÇÕES QUALIDADES, ESTADOS, SENTIMENTOS cantor disco saída beleza tigre casa leitura calor peixe estrela viagem esperança Marco carro insulto orgulho

Está bem!!! Quero que me expliques a diferença entre nomes próprios e comuns… Ouvi falar nisso na escola!!!!

Nomes próprios Os nomes próprios designam seres individualizados: Marta, Guadiana, Maio, Douro... Na escrita, os nomes próprios distinguem-se dos nomes comuns por começarem por letra maiúscula.

Nomes comuns Os nomes comuns designam todas as pessoas, animais ou coisas duma mesma espécie, duma mesma categoria: mãe, pai, telemóvel, autocarro… O nome comum é acompanhado, em geral, de um determinante. a mãe, o pai,, o telemóvel, o autocarro...

Vamos resolver o exercício… Coloca na coluna correcta os seguintes nomes: Guadiana Joãozinho Douro barco cana Guadiana cais Nomes próprios Nomes comuns

Os nomes também variam em: Género Número Grau Mas disso falaremos depois… Até breve!!!