SUBORDINADA ADVERBIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Adverbiais
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Orações subordinadas adverbiais
Português Professora Pollyanna Mattos.
Orações Subordinadas Adverbiais
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Orações subordinadas adverbiais
Orações subordinadas adverbiais
Adverbiais Comparativas, Conformativas, Causais, Consecutivas, Concessivas, Condicionais, Finais, Temporais e Proporcionais.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
O aluno chegou à noite. Sujeito Verbo Ad. Adverbial TRANSFORME O AD. ADVERBIAL EM UMA ORAÇÃO: O aluno chegou quando anoitecia. O. P.
Orações subordinadas adverbiais
NOÇÕES SEMÂNTICAS TRADUZIDAS POR CONJUNÇÕES
Ela faltou porque estava doente.
Orações Subordinadas Adverbiais
Classificações das conjunções
Orações subordinadas adverbiais
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações Subordinadas Adverbiais MORFOSSINTAXE
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
CONJUNÇÃO.
Planejamento Familiar
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Orações Subordinadas Adverbiais
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Orações subordinadas adverbiais
ORAÇÕES SUBORDINADAS.
Conjunção.
Os conectivos: preposição, conjunção,interjeição
Período Composto.
subordinação ORAÇÃO SUBORDINADA
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Conjunção.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
ADVERBIAIS 1ª. Causais: são aquelas que modificam a oração principal apresentando uma circunstância de causa, isto é, respondem à pergunta "por quê?"
CONTRACEPÇÃO Ficha de Verificação de Conhecimentos Avançar.
ADVÉRBIOS OU LOCUÇÃO ADVERBIAL
Gramática.
Orações subordinadas adverbiais
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Sexualidade Ana Catarina e Tiago. Sexualidade Para ti o que o que é a sexualidade? Para ti o que o que é a sexualidade? É um relacionamento entre um homem.
PROFESSOR GILMAR COSTA
CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS
Oração Subordinada Adverbial
Entrevista.
Adverbiais e Substantivas
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações subordinadas adverbiais
Período Composto por Subordinação
Período Composto.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
Oração subordinada adverbial
Orações Subordinadas Adverbiais
Oração subordinada adverbial - os tipos - 1ª Oração subordinada adverbial temporal I - Começamos a aula de manhã. indica tempo Tem função sintática de.
CAPS. 14, 15 E 16 Atividade extra. CONFORME HAVÍAMOS COMBINADO NA AULA QUE TIVEMOS ONTEM, TODOS TROUXERAM O LIVRO. 1ª ORAÇÃO: CONFORME HAVÍAMOS COMBINADO.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS. Oração Subordinada Adverbial: é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. Ex: Todos.
ADM3AM PROF. CHICO ARRUDA Orações Adjetivas e Adverbiais.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS Tem função de adjunto adverbial. Pode indicar: causa, consequência, comparação, condição, concessão, proporção, conformidade,
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

SUBORDINADA ADVERBIAL ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL

FUNÇÃO SINTÁTICA ADVERBIAL VALORES SEMÂNTICO-SINTÁTICOS DAS ADVERBIAIS TERMO ORAÇÃO SUBORDINADA Adjunto Adverbial Adverbial VALORES SEMÂNTICO-SINTÁTICOS DAS ADVERBIAIS Causa Adverbial Causal Comparação Adverbial Comparativa Concessão Adverbial Concessiva Condição Adverbial Condicional Conformidade Adverbial Conformativa Consequência Adverbial Consecutiva Finalidade Adverbial Final Proporção Adverbial Proporcional Tempo Adverbial Temporal

Qual a condição para o método ser complementar? José Gomes Temporão: Esta é uma polêmica que volta à baila de quando em quando. O Ministério da Saúde defende a utilização do preservativo como combate principalmente às doenças sexualmente transmissíveis, mas também como método contraceptivo. E a pílula do dia seguinte é um método que complementa esse método contraceptivo, caso a usuária tenha a consciência de que outros métodos falharam. ...caso a usuária tenha consciência de que outros métodos falharam... 06/02/2008 – ed. 481 – com adaptações Qual a condição para o método ser complementar?

Por quê? O que causa a não-fertilização, o não-aborto? JGT: Pelo contrário. Como não há concepção, não há fertilização, não há aborto. E no caso do método anticoncepcional, pelo contrário, o uso da camisinha garante a vida e impede a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids, que é uma doença que mata. Existem 200 mil brasileiros no País em tratamento desta doença e 600 mil brasileiros são portadores do vírus. Então, nós temos uma epidemia, sob controle, mas a questão da informação, da educação e do acesso aos métodos de prevenção são fundamentais. Como (Porque) não há concepção... 06/02/2008 – ed. 481 – com adaptações Por quê? O que causa a não-fertilização, o não-aborto?

Subordinada Adverbial Causal A Secretaria Municipal de Saúde determinou a disponibilização da ”pílula do dia seguinte” durante o carnaval porque já que visto que uma vez que foi constatado o aumento de gravidez indesejada em períodos de grandes festividades. foi constatado o aumento de gravidez indesejada em períodos de grandes festividades. Subordinada Adverbial Causal

Subordinada Adverbial Comparativa Diante da gravidez indesejada da filha, muitos pais se sentem como assim como (tal) qual marinheiros de primeira viagem em meio a uma tempestade. marinheiros de primeira viagem em meio a uma tempestade. Subordinada Adverbial Comparativa

Subordinada Adverbial Concessiva Devem-se respeitar os dogmas das diversas religiões embora conquanto ainda que mesmo que não se comungue com eles muitas vezes. não se comungue com eles muitas vezes. Subordinada Adverbial Concessiva

Subordinada Adverbial Condicional A “pílula do dia seguinte” deve ser ingerida se caso desde que a menos que houver/haja a confirmação de falha de outros métodos contra- ceptivos. houver/haja a confirmação de falha de outros métodos contra- ceptivos. Subordinada Adverbial Condicional

O uso da “pílula do dia seguinte” não é um método abortivo como conforme consoante segundo demonstram centenas de estudos científicos. demonstram centenas de estudos científicos. Subordinada Adverbial Conformativa

Subordinada Adverbial Consecutiva Em grandes festividades, o número de gravidez indesejada era (tão) grande que de modo que de maneira que de forma que a Secretaria Municipal de Saúde do Recife decidiu disponibilizar “a pílula do dia seguinte”. a Secretaria Municipal de Saúde do Recife decidiu disponibilizar “a pílula do dia seguinte”. Subordinada Adverbial Consecutiva

Subordinada Adverbial Final A Secretaria Municipal de Saúde do Recife disponibilizou a “pílula do dia seguinte” a fim de que para que fosse evitada uma gravidez indesejada no período carnavalesco. fosse evitada uma gravidez indesejada no período carnavalesco. Subordinada Adverbial Final

Subordinada Adverbial Proporcional A decisão de disponibilizar a “pílula do dia seguinte” foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde do Recife à medida que à proporção que ao passo que se constatava, em períodos de grandes festividades, o aumento no número de gravidez indesejada. se constatava, em períodos de grandes festividades, o aumento no número de gravidez indesejada. Subordinada Adverbial Proporcional

Subordinada Adverbial Temporal A Secretaria Municipal de Saúde do Recife disponibiliza a “pílula do dia seguinte” quando sempre que logo que se aproximam períodos de grandes festividades. se aproximam períodos de grandes festividades. Subordinada Adverbial Temporal

POLISSEMIA CONJUNTIVA VALORES SEMÂNTICOS POSSÍVEIS - ADVERBIAIS COMO DESDE QUE QUE SEM QUE UMA VEZ QUE

CAUSA COMO a Secretaria Municipal de Saúde do Recife a gravidez indesejada questão de saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde do Recife a gravidez indesejada uma questão de saúde pública, decidiu disponibilizar a “pílula do dia seguinte” no período carna- valesco.

Depois da descoberta da gravidez indesejada, a adolescente isolou-se COMPARAÇÃO COMO uma garça-solitária. Uma garça-solitária.

A adolescente tomou a “pílula do dia seguinte”, CONFORMIDADE COMO havia sido orientada pela mãe. havia sido orientada pela mãe.

A adolescente ficara cabisbaixa e solitária, TEMPO DESDE QUE soubera da gravidez indesejada. soubera da gravidez indesejada.

Os pais disseram à filha: “Você não terá uma gravidez indesejada, CONDIÇÃO DESDE QUE faça uso dos diversos métodos contraceptivos.” faça uso dos diversos métodos contraceptivos”.

“Deverás arcar com a consequência de uma gravidez indesejada, CAUSA DESDE QUE insistes em não usar os diversos métodos contraceptivos.”, disse a mãe à filha. insistes em não usar os diversos métodos contraceptivos.”, disse a mãe à filha.

O casal estava tão empolgado CONSEQUÊNCIA QUE se esqueceu da prevenção contra uma gravidez indesejada. se esqueceu da prevenção contra uma gravidez indesejada.

Usastes métodos contraceptivos, de modo que estás menos apre- ensiva COMPARAÇÃO QUE eu. eu.

“Antes de ‘ficar’ com alguém, pense numa gravidez indesejada, CONCESSÃO QUE seja mínimo esse pensamento.”, dissera o pai à filha. seja mínimo esse pensamento.”, dissera o pai à filha.

“Não ‘fique’ com ninguém, CONDIÇÃO SEM QUE pense na prevenção contra uma gravidez indesejada.”, disse o pai. pense na prevenção contra uma gravidez indesejada.”, disse o pai.

Depois da descoberta da gravidez indesejada, não diz uma palavra CONSEQUÊNCIA SEM QUE chore compulsivamente. chore compulsivamente.

Depois da descoberta da gravidez indesejada, chorou bastante CONSEQUÊNCIA SEM QUE comovesse os pais. comovesse os pais.

A diocese de Recife e Olinda tentou conter a distribuição da “pílula do dia seguinte”, CONCESSÃO SEM QUE obtivesse êxito. obtivesse êxito.

Os pais nada reclamaram, CAUSA UMA VEZ QUE a gravidez indesejada já era um fato incontestável. a gravidez já era um fato incontestável.

CONDIÇÃO UMA VEZ QUE a filha reconheça o deslize de engravidar indesejadamente, a filha reconheça o deslize de engravidar indesejadamente o pai lhe perdoará.

Copyright  2007-2008 diafonsoport. Todos os direitos reservados.