República Oligárquica (1894 – 1930):

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Não se constrói uma reputação com base no que ainda será feito.
Advertisements

República do Café - II.
BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
MÓDULO 07- A 1ª REPÚBLICA( )
1 - Diferentes projetos republicanos:
República do Café III Aula 19.
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
3 - República Oligárquica (1894 – 1930):
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA
1 - Diferentes projetos republicanos:
REPÚBLICA VELHA ( ).
A República dos Coronéis (1894/1930)
3 - República Oligárquica (1894 – 1930):
BRASIL REPÚBLICA (1889 – ) REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930) 3 - República Oligárquica (1894 – 1930): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil.
REPÚBLICA VELHA ( ) Agentes participantes do projeto republicano  líderes militares, cafeicultores, profissionais liberais, componentes da classe.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
3.4 Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos.
REPÚBLICA VELHA de INTRODUÇÃO
MÓDULO 10 – REPÚBLICA VELHA(I)
1 - Diferentes projetos republicanos:
3 - República Oligárquica (1894 – 1930):
Revolta chibata Nomes: Bruno, Eduardo e Gabriel.B Turma: 82
AS LUTAS OPERÁRIAS DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SECULO XX
Primeira República.
Pré-Modernismo.
República Oligárquica (1894 – 1930)
Revoltas na República Velha
Trabalho de historia da Politica café com leite 9ano `b`
PRUDENTE DE MORAIS – 1894 a 1898 Foi um governo cauteloso e de apoio à oligarquia cafeeira. Era do Partido Republicano Federal. Incentivou a industrialização.
PRÉ- MODERNISMO.
Movimentos sociais na República Velha
VENCESLAU BRÁS – 1914 a 1918 Desenvolvimento da indústria nacional devido a 1ª Guerra Mundial. O Brasil começou a produzir aqui o que não podia importar.
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
Revolta de Juazeiro.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
3 - República Oligárquica (1894 – 1930):
Periodização Governo Provisório
Movimentos Sociais na Primeira República
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Morro da Favela - Tarsila do Amaral, 1924
República Oligárquica
REVOLTAS E MOVIMENTOS SOCIAIS
BRASIL REPÚBLICA A Queda da Monarquia Fatores: A Questão Religiosa
MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA
3.4 Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos.
Aula Multimídia.
3.4 Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos.
3 - República Oligárquica (1894 – 1930):
República :Revoltas Populares
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB.
Os conflitos Sociais na República Velha
Guerra de Canudos Duração 4 anos.
Revoltas rurais na República Velha
. REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE.
REPÚBLICA VELHA de A política das “salvações”: substituição das oligarquias tradicionais por outras dissidentes. Nas eleições de 1º de março.
BRASIL REPÚBLICA VELHA
1 - Diferentes projetos republicanos:
ALUNAS ALINE,JOICE,IONY,ROSINETE 9 ANO B´VESPERTINO
RETRATOS DO BRASIL REPUBLICANO (Confeitaria Colombo, fundada em 1894 no Rio de Janeiro)(Cortiço no Rio de Janeiro, início do século XX) “ORDEM E PROGRESSO”
LITERATURA. PRÉ-MODERNISMO 1902 – 1922 BRASIL CONTEXTO HISTÓRICO FINAL DO SÉC. XIX INÍCIO DO SÉC. XX.
REPÚBLICA VELHA ( ).
A PRIMEIRA REPÚBLICA (PARTE II)
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
GEOHISTORIAENEM.BLOGSPOT.COM.BR DIFERENTES PROJETOS: LIBERAL = CAFEICULTORES PAULISTAS – PRP FEDERALISMO DESCENTRALIZADO JACOBINO = SETORES URBANOS – CLASSE.
REPÚBLICA: Sistema de governo, em que o supremo poder é exercido por tempo limitado, por um ou mais indivíduos eleitos pelo povo.
Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos.
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
Transcrição da apresentação:

República Oligárquica (1894 – 1930): Estrutura Econômica: Borracha: Importante entre 1890 e 1910 (aproximadamente). Utilizada na fabricação de pneus (expansão da indústria automotiva). Extraída na região Norte (PA e AM). Decadência associada a produção inglesa em suas colônias asiáticas. Cacau: Importante durante a primeira guerra mundial (1914 – 1918). Demais produtos: açúcar, couro, algodão e mate. Todos agrícolas ou do setor primário, destinados basicamente a exportação. Nenhum deles com números expressivos.

Indústria: Impulsionada pela I Guerra Mundial (1914 – 1918). Substituição de importações (dificuldade de importar dos países em guerra). Capitais acumulados decorrentes do café. Basicamente na região Sudeste Entrada de um grande número de imigrantes (disponibilidade de mão-de-obra). Impulso aos centros urbanos. Bens de consumo não duráveis.

Revolta de Juazeiro (CE – 1913): Líder: Padre Cícero. Causa: Intervenção do governo central no Ceará, retirando do poder a tradicional família Accioly (Política das Salvações). Padre Cícero lidera um exército formado por fiéis que recuperam o poder para a tradicional família. Prestígio político do Padre Cícero aumenta consideravelmente, e a família Accioly retoma o controle do Estado do Ceará.

Guerra do Contestado (SC/PR 1912 – 1916): José Maria (líder). Causas: exploração de camponeses, concessão de terras e benefícios para empresas inglesas e americanas que provocaram a expulsão e marginalização de pequenos camponeses. Origem do nome: região contestada entre os estados de Santa Catarina e Paraná. Assim como Canudos, os participantes foram violentamente massacrados.

A GUERRA DO CONTESTADO:

MOVIMENTOS SOCIAIS NORDESTINOS:

Revolta dos Marinheiros ou Revolta da Chibata (RJ 1910): João Cândido (líder), posteriormente apelidado de “Almirante Negro”. Causas: maus tratos, baixos soldos, péssima alimentação e castigos corporais (como a chibata, por exemplo) dentro da marinha.

Marinheiros tomam 2 navios e ameaçam bombardear o Rio caso continuassem os castigos na marinha. Governo promete atender as reivindicações e solicita que marinheiros se entregassem. Envolvidos foram presos e mortos. João Cândido sobrevive mas é expulso da marinha . Castigos corporais na marinha são abolidos. Movimento operário: Causas: ampla exploração dos trabalhadores urbanos das fábricas e ausência de legislação trabalhista que amparasse os trabalhadores.

Até a década de 20 predomínio de imigrantes italianos de ideologia anarquista. Principais formas de luta: formação de sindicatos e organização de greves. A partir de 1922 o principal instrumento de luta operária foi o PCB, que tenta organizar os operários. Postura do governo em relação ao movimento operário: repressão (“caso de polícia”).

Movimento operário Contexto: Crescimento industrial, forte exploração sobre a classe operária (ausência de legislação trabalhista). Características: presença imigrante, ideologia anarquista (anarcosindicalismo) e reivindicações trabalhistas (Greve geral de 1917). Desfecho: Lei de repressão ao anarquismo (1919), adesão ao PCB (1922).

Política das Salvações Política de Substituição das velhas oligarquias por novas oligarquias composta por civis e militares fiéis ao presidente eleito Hermes da Fonseca. Hermes pretendia substituir as oligarquias que apoiaram Rui Barbosa nas eleições.