A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO 10 – REPÚBLICA VELHA(I)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO 10 – REPÚBLICA VELHA(I)"— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 10 – REPÚBLICA VELHA(I)
10.1- A REPÚBLICA DA ESPADA( ) Cinco primeiros anos de República com dois governos militares: O Governo do Marechal Deodoro da Fonseca( ) - promulgação da 1ª Constituição(1891) Republicana: *federalismo *sistema presidencialista *separação Estado/Igreja( laicização do Estado) *regime representativo

2 Economia- O Ministro Rui Barbosa e a Política do Encilhamento, resultando num desastre econômico( especulação e inflação em alta) Obs.:O Marechal Deodoro renunciou em 1891, sendo sucedido pelo vice Marechal Floriano Peixoto b) O Governo do Marechal Floriano Peixoto( )- apelidado Marechal de Ferro por ter enfrentado duas revoltas: Revolta da Armada e Revolução Federalista.

3 10.2-A REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS: consolidação e apogeu(1894-1919)
- O GOVERNO PRUDENTE DE MORAES( ) -1º Presidente civil e paulista no poder -Ordenou o duro massacre militar sobre o movimento de Canudos(Bahia). O GOVERNO CAMPOS SALES( ) -2º Paulista na presidência -Articulou o mecanismo político denominado “Política dos Governadores” que fundamentou o revezamento de paulistas(PRP) e mineiros(PRM) na Presidência POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE

4 OBS: o coronelismo e a “degola” no Congresso foram essenciais para o êxito do café com leite.
Economia- Funding-loan(negociação ou moratória da dívida brasileira) O GOVERNO RODRIGUES ALVES( ) 3º paulista consecutivo no poder Tratado de Petrópolis com a Bolívia(incorporação do Acre) em 1903. Convênio de Taubaté :SP+MG+RJ = política de valorização dos preços do café, sem a aceitação do presidente(1906) Reurbanização Carioca e Revolta da Vacina( )

5 O GOVERNO AFONSO PENA(1906-1909)
- 1º mineiro na presidência - Rui Barbosa representa o Brasil em Haia(“Águia de Haia”) - Faleceu em 1909, gerando uma crise sucessória que dividiu as oligarquias: PRP + PRB(BAHIA) RUI BARBOSA campanha civilista PRM + PRRG(RS) MARECHAL HERMES DA FONSECA. RESULTADO: VITÓRIA DE HERMES DA FONSECA

6 O GOVERNO HERMES DA FONSECA(1910-1914)
- Política das Salvações - Revolta de Juazeiro(1912) - Revolta da Chibata(1910) OS MOVIMENTOS SOCIAIS, URBANOS E RURAIS NA 1ª REPÚBLICA. MOVIMENTOS RURAIS – Messianismo e Cangaço.

7 através de manifestações como:
As populações humildes e ignorantes do interior, submetidas pelo coronelismo, vítimas do latifúndio e dos currais eleitorais reagiram através de manifestações como: CONTESTADO( ) -Liderança do monge José Maria -PR/SC, área de litígio onde foi construída uma fer- rovia, expulsando centenas de posseiros duramente reprimi- do com milhares de mortos. CANUDOS( ) Liderança de Antônio Conselheiro -Interior da Bahia -Comunismo cristão primitivo ameaçando o latifúndio, a Igreja e os coronéis)

8 CANGAÇO( ) Manifestação de Banditismo Social que espalhou-se pelo nordeste. Destaque para o bando de Lampião e Maria Bonita. Ameaçava a estrutura policial e judicial sob controle dos coronéis.

9 MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS:
Revolta da Vacina e a reurbanização carioca Manifestação de descontentamento contra o autoritarismo da vacinação obrigatória(Dr Oswaldo Cruz) e a reforma urbana no Rio de Janeiro(DF). Revolta da Chibata Marinheiros e marujos negros liderados por João Cândido tomaram os navios SP e MG, ameaçando bombardear o RJ, protestando contra o racismo e maus-tratos à bordo.

10

11

12 MOVIMENTO OPERÁRIO ANARCO-SINDICALISTA
Presença de imigrantes italianos, espanhóis e portugueses junto à incipiente classe operária brasileira, lutando contra a Questão Social e o tratamento de “caso de polícia”. Manifestações: - greves gerais(1917-SP / 1919-RJ) - sindicato forte e combativo - imprensa operária - manifestações culturais


Carregar ppt "MÓDULO 10 – REPÚBLICA VELHA(I)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google