A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

República Velha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "República Velha."— Transcrição da apresentação:

1 República Velha

2 Proclamação da república
"O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem saber o que significava. Muitos acreditavam estar vendo uma parada“ Aristides Lobo

3 A república da Espada Deodoro da Fonseca, tornou-se Chefe do Governo Provisório. Em 1891, renunciou e quem assumiu foi o vice-presidente Floriano Peixoto.  O militar Floriano, em seu governo, intensificou a repressão aos que ainda davam apoio à monarquia.

4 Constituição de 1891 Após o início da República havia a necessidade da elaboração de uma nova Constituição, pois a antiga ainda seguia os ideais da monarquia. A constituição de 1891, garantiu alguns avanços políticos, embora apresentasse algumas limitações, pois representava os interesses das elites agrárias do pais. A nova constituição implantou o voto universal para os cidadãos ( mulheres, analfabetos, militares de baixa patente ficavam de fora ). A constituição instituiu o presidencialismo e o voto aberto

5 República do Café com Leite
Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM) Política dos Governadores Coronelismo Voto de cabresto Comissão verificadora de Poderes Convênio de Taubaté

6 Política 1894 - Prudente de Morais 1898 - Campos Sales
Rodrigues Alves Afonso Pena (morreu durante o mandato) Nilo Peçanha (vice de Afonso Pena, assumiu em seu lugar) Marechal Hermes da Fonseca Venceslau Brás Rodrigues Alves (eleito, morreu de gripe espanhola, sem ter assumido o cargo) 1918- Delfim Moreira (vice de Rodrigues Alves, assumiu em seu lugar). 1919 -Epitácio Pessoa 1922 -Artur Bernardes 1926 -Washington Luís (deposto pela revolução de 1930) Júlio Prestes de Albuquerque (eleito presidente em 1930, não tomou posse, impedido pela Revolução de 1930).

7 Movimentos de Contestação
Movimentos Messiânicos: Canudos Contestado Cangaço Movimentos Urbanos: Revolta da Vacina Revolta da Chibata Tenentismo

8

9 Coluna Prestes (1935-1927): Luís Carlos Prestes
Através da conscientização da população de areas remotas do país, os tenentes pretendiam obter apoio na contestação do regime oligárquico Em suas jornadas, que se estenderam em uma distância de por volta de quilômetros Apesar de sua invencibilidade frente às tropas do governo, a Coluna não chegou a atingir seus objetivos de provocar a rebelião popular generalizada no interior do país: o povo temia grandemente possíveis represálias do governo.

10 Com o fim das jornadas da Coluna pelos interior do país, muitos membros remanescentes ainda prosseguiram sua luta contra os regimes oligárquicos na Bolívia e no Paraguai.

11 Decadência da economia cafeeira
As sucessivas valorizações do café seguidas da crise global do capitalismo acabaram com a base artificial dos lucros dos cafeicultores; Washington Luís, com o intuito de dar continuidade a uma política que favorecesse os cafeicultores nomeia para presidente, no lugar do sucessor esperado o mineiro Antonio Carlos, o paulista Júlio Prestes

12 Aliança Liberal Antonio Carlos forma a oposição, Aliança Liberal, com Getúlio Vargas para presidente e importante participação de João Pessoa; Mesmo assim Júlio Prestes vence as eleições de 1930.

13 A Revolução de 1930 Assassinado de João Pessoa
Os militares, encabeçados por Getúlio Vargas, se aproveitando da frágil situação de Washinton Luís, o depõe para instaurar o governo provisório.


Carregar ppt "República Velha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google