O legado da Grécia para a civilização ocidental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grécia antiga não era formada por um estado unificado. Seu território era ocupado por diversas cidades autônomas. Elas eram chamadas de pólis, pelos.
Advertisements

A ORIGEM DOS GREGOS.
A GRÉCIA ANTIGA.
Grécia Antiga.
Modo-de-produção escravista
A civilização grega UNIDADE 6 Temas 1 e 2.
Gabriel Quintal Mariana Rocha Pedro Pires
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
OBJETIVOS LOCALIZAR AS REGIÕES DA GRÉCIA ANTIGA
A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga.
Grécia Antiga Prof.Mario Nadaf.
Atenas x Esparta Profº: Mário Nadaf
Grécia Antiga: Atenas e Esparta. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros.
A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o “governo.
Grécia antiga Localização: sul da Península Balcânica
O legado da Grécia para a civilização ocidental
A Civilização Grega ou Helênica
Grécia Antiga Prof.Pizzolatto Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
O mundo grego e a democracia
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
Prof. Everton da Silva Correa
Grécia uma cultura fantástica
Formação e afirmação da pólis
Unidade V Assunto 2 Grécia Localizar geograficamente a Grécia.
GRÉCIA INÍCIO.
Antiguidade Clássica - Grécia
PROF.: RODRIGO TORRES DE MORAIS
Prof. Sidnei, O Belíssimo
A origem dos gregos Profª. Lilian Larroca
Prof. Everton da Silva Correa
A Grécia Antiga.
Grécia Antiga Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan.
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
Grécia.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Grécia Antiga.
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
HISTÓRIA Capítulo 4 – Civilizações cretense e mundo grego
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº. Arthur de História e Ailton de Geografia Victória Melo nº. 31.
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
Professor Edley
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
Daniele Alvarez Grécia Antiga.
Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11
Profº João Luís Paiva Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
Grécia “O legado da civilização Grega para a Civilização Ocidental é a própria Civilização Ocidental” (Bertrand Russell, Filósofo Inglês)
GRÉCIA ANTIGA.
Grécia Antiga Aula 1.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
Grécia Antiga: Atenas e Esparta.
Os pais da Civilização Ocidental Franco de Souza Cabral
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
Revista Eletrônica Grécia Antiga Fernanda Catarine 1ºEM Nº05.
DISCIPLINA | PROFESSOR
Capítulo 13 Como a história da Europa começou?.
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
11/10/2015Profª Suzana1 GRÉCIA 1ª PARTE 5ª SÉRIE PROFª SUZANA.
O Apogeu de Atenas – século V a.C.
Antiguidade Clássica Gregos e Romanos
A origem da Civilização Grega 6º ano
Antiguidade Clássica: Grécia Desenvolvimento das Cidades e a organização Política no mundo grego Prof. Alan.
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

O legado da Grécia para a civilização ocidental Cap. 08 p. 68

O mundo grego Hélade – sul dos Balcãs (Grécia Continental), Península do Peloponeso (Grécia Peninsular) e ilhas do Mar Egeu (Grécia Insular), mais colônias na costa da Ásia Menor e na região da Magna Grécia – Sicília sul da Península Itálica. Primeiro pólo cultural  Ilha de Creta, com civilização florescendo entre 2000 e 1400 a.C. – dominou o comércio marítimo no Mediterrâneo, influencia Grécia Continental.

Creta – escrita não decifrada – linear A, linear B. Elementos sugerem culto à Grande Mãe – sociedade com organização social semelhante ao sistema matriarcal.

De Homero ao “Período Obscuro” Século XIII a.C. – cretenses dominados pelos aqueus, tribo de origem indo-européia – se estabelecem em Micenas e outras cidades gregas no continente. Aqueus dominaram Tróia – no século VIII a.C. história da guerra é contada na Ilíada de Homero  rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, por Páris, filho de Príamo, rei de Tróia. Sequencia – Odisséia – retorno de Odisseu (Ulisses) para casa após a guerra.

Até século XII a.C. outros povos invadem a Hélade – eólios e jônios. Séc XII – dórios dominam a região  colapso da cultura micênica – período difícil, “Idade das Trevas”, ou “Período Obscuro” – desaparecem escrita, arte, artesanato, armas de bronze substituidas por armas grosseiras de ferro, sepultamentos dão lugar à cremação, produção passa a ser de subsistência, com mão-de-obra familiar, com auxílio de poucos assalariados e escravos.

Helenos arcaicos Entre 800 e 500 a.C. – Grécia Arcaica – cidades tornam-se núcleos residenciais, concentrando proprietários rurais e lavradores – população, em sua maioria, vivia dentro das muralhas das cidades  cada cidade e os campos ao redor se transformaram em comunidade independente  cidade-Estado ou pólis – organização socioeconômica e política próprias.

Organização político-administrativa das Cidades-Estado – substituição do poder dos reis pela aristocracia local, descendentes dos invasores. Nobreza, hereditária, domina por meio de governo de um conselho, que subordina até o rei, quando esse existe. Economia – desenvolvimento do comércio e do artesanato – utilização maior de moeda, fundação de colônias, buscando terras férteis, matérias-primas e mercados  orla do Mediterrâneo.

Colônias gregas – perspectiva para pobres (estrangeiros, jovens sem herança – tornam-se agregados, trabalho pago). Terras férteis na Grécia eram da aristocracia, cultivadas por homens livres. Desenvolve-se escravidão por dívidas, mas Grécia não se constitui como sociedade escravista nos sécs. VIII a VI a.C. – pequena parcela da pop. Surge sentimento de identidade cultural entre gregos – linguagem, religião e outros padrões  aqueus, jônios, eólios, dórios, todos se denominavam Helênicos.

Tirania Entre 650 e 510 a.C., em algumas cidades-Estado. Tiranos – proprietários de terras e comerciantes enriquecidos X aristocratas  transição para a pólis do período clássico. Reivindicações da massa desprevilegiada dos habitantes urbanos.