QUEM SÃO OS AVENTUREIROS
São meninos e meninas, de 6 a 9 anos, organizados em um clube, patrocinado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia
QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS?
1) Desenvolver nas crianças o caráter de Cristo 2) Levá-las a satisfação de fazerem boas coisas 3) Ajudá-las a expressarem seu amor por Jesus de maneira natural 4) Descobrir habilidades e dons espirituais 5) Desenvolver uma melhor conscientização sobre o valor da família
ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO
6 anos – Classe de Abelhinhas Laboriosas 7 anos – Classe de Luminares 8 anos – Classe de Edificadores 9 anos – Classe de Mãos Ajudadoras
ESPECIALIDADES
42 ESPECIALIDADES Devem ser entregues na investidura Devem ser colocadas na faixa Os requisitos devem ser cumpridos completamente
“Por amor a Jesus, procurarei sempre fazer o meu melhor ” VOTO “Por amor a Jesus, procurarei sempre fazer o meu melhor ”
LEI Jesus me ajuda a ser obediente, puro, reverente, bondoso e colaborador.
PROGRAMAÇÃO
Atividades equilibradas que desenvolvam atividades: FILOSOFIA DA PROGRAMAÇÃO Atividades equilibradas que desenvolvam atividades: FÍSICAS MENTAIS Sociais Espirituais
1- Habilidades Domésticas FÍSICAS 1- Habilidades Domésticas Arrumar a cama Limpar a casa Lavar pratos Cuidar do jardim Arrumar a mesa
Através das classes preliminares e especialidades MENTAIS Através das classes preliminares e especialidades
SOCIAIS 1) Atividades de grupo - Integração 2) Jogos - Ensinar a maneira cristã de ganhar e perder e como saber tratar os colegas
1) Pequenos testes 2) Decorar versos 3) Dramas e histórias ESPIRITUAIS 1) Pequenos testes 2) Decorar versos 3) Dramas e histórias 4) Hinos infantis
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 1) A programação não deve colocar pressão excessiva na família 2) Não deve esforçar demais as crianças 3) Manter a programação orientada na direção da família, quando for possível
4) Não dar demasiada ênfase a ordem unida 5) Não sobrecarregar a programação com atividades que exija um alto nível de coordenação 6) Não usar semanalmente o uniforme de gala 7) De preferência fazer uso de um uniforme de campo
PROGRAMA SEMANAL
ABERTURA Formação cívica Hasteamento das bandeiras 10 minutos Formação cívica Hasteamento das bandeiras Hino dos aventureiros Ideais Oração
DEVOCIONAL Leitura da inspiração juvenil História com fundo moral 10 minutos Leitura da inspiração juvenil História com fundo moral História com fundo espiritual
CANTINHO DA UNIDADE Verificar atividades da semana - ver formulário 30 minutos Verificar atividades da semana - ver formulário Classes e especialidades Distribuir novas tarefas e atividades
INTERVALO 10 minutos Suco Lanche Pipocada Frutas Água Etc
FAZENDO "ARTE" Atividades com pintura Atividades com recortes 30 minutos Atividades com pintura Atividades com recortes Atividades com dobraduras Atividades com sucatas Etc
ATIVIDADES RECREATIVAS 20 minutos Atividades dirigidas com: Jogos coletivos Brincadeiras Gincanas
ATIVIDADES OPCIONAIS Coral dos Aventureiros Ordem unida Classe bíblica com temas para idade deles Programas especiais em datas especiais Homenagens especiais
Música dos Aventureiros ENCERRAMENTO Música dos Aventureiros Oração Despedida
AVENTUREIROS Final da apresentação