A Terra conta a sua história ...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evidências da evolução
Advertisements

Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Basalto gabro.
Rochas Sedimentares Ciências Naturais 7º ano Prof. Teresa Marcelino.
Fóssil de Amonite Na História da Terra são de particular importância as informações fornecidas pelos fósseis, na maioria dos casos encontrados em rochas.
Fósseis.
Fósseis.
7º Ano – Ciências Naturais
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
Rochas sedimentares.
A Terra conta a sua história ...
A sua Importância para a Reconstituição da História da Terra
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
A Terra conta a sua história ...
A Terra conta a sua História
Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Fósseis Prof. Ana Rita Rainho.
Fósseis.
Geologia no Verão O que são Trilobites? INETI
A CIÊNCIA PALEONTOLÓGICA
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
A CIÊNCIA PALEONTOLÓGICA
Formação do Petróleo O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres.
Professora Fernanda Landim
Rochas: Arquivos da História da Terra
Ciências Naturais 7º Ano
A Terra conta a sua História
Onde está escrita a história da Terra?
Rochas.
As rochas – Arquivos que relatam a história da Terra
A medida do tempo e a idade da Terra
ONDE ESTÁ ESCRITA A HISTÓRIA DA TERRA?
As rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra
HISTÓRIA DA TERRA By Vítor Maia.
Prof. Ana Clara Ciências 7º ano
Fósseis.
A Geologia, os geólogos e
Rochas sedimentares(cont)
Registo Fóssil – Datação relativa Isótopos – Datação absoluta
Fóssil é um resto, marca ou vestígio de um ser vivo do passado
Formação de rochas sedimentares
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
Evolução.
Dinâmica Interna da Terra.
Princípios de Estratigrafia
- génese e constituição
Ciências Naturais – 8.º ano
Fossilização.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Rochas e solos Prof. Marcelo.
PALEONTOLOGIA.
Testemunhos do passado gravados nas Rochas
A medida do tempo geológico
Tafonomia de vertebrados
Paleontologia Marcello Guimarães Simões & Sabrina Coelho Rodrigues ( O registro fóssil A importância.
Cartografia Geológica
São restos de seres vivos ou vestígios da sua actividade que ficaram preservados nas rochas sedimentares. Na sua maioria, os fósseis são contemporâneos.
Ciências Naturais Cultura Geral. 1 - As enzimas digestivas actuam sobre os alimentos: a) Decompondo-os em moléculas simples b) Transformando-os em bolo.
Fósseis Encontram-se geralmente em rochas sedimentares Pressão Estratos- camadas de rochas sedimentares, paralelas entre si.
Dinâmica externa da Terra
A medida do tempo e a idade da Terra
Os fósseis formam-se em rochas sedimentares.
Arquivos Históricos da Terra
A História da terra e da vida
A Terra conta a sua história ...
Transcrição da apresentação:

A Terra conta a sua história ...

Quais as condições ideais para que ocorra a fossilização? O que é um Fóssil? Restos ou vestígios de seres vivos, que viveram em épocas geológicas anteriores à actual, que ficaram preservados na rocha de cuja génese são contemporâneos. Quais as condições ideais para que ocorra a fossilização? Existência de partes duras (ossos, dentes, carapaças) na constituição dos seres vivos – as partes moles são rapidamente decompostas; Rapidez no soterramento dos restos mortais por sedimentos; Tipo de sedimentos que cobrem os restos mortais (devem ser finos e impermeáveis) Habitat (a fossilização ocorre mais frequentemente em ambientes aquáticos) – há maior protecção contra os agentes atmosféricos; Condições ambientais: temperaturas e humidade baixas dificultam a decomposição;

Quais as informações que um fóssil nos pode dar? Dá-nos informações sobre a evolução da vida na Terra. Permite-nos datar as rochas e determinar ambientes antigos (hidrodinamismo, tipo de substrato, profundidade, etc.) Podemos ainda recolher informações sobre os regimes alimentares, locomoção, reprodução, etc. de determinadas espécies. Resolve o exercício do livro, página 44. O facto das medusas terem sido cobertas por areia assim que deram à costa, permitindo a sua preservação. 2. A ausência de partes rígidas no seu corpo. 3. Possuírem esqueleto ou outras estruturas rígidas como conchas, carapaças, etc.

4. Arenitos – Rochas sedimentares 5. Indicam que o local onde ocorreu a sua fossilização tinha que ter uma elevada taxa de sedimentação e seria, por isso, um local de águas calmas, para permitir deposição de sedimentos.

Etapas de formação de um fóssil

Etapas de formação de um fóssil 1 - Morte do ser vivo em ambientes favoráveis 2 – Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais (como consequência estes deixam de estar em contacto com os agentes atmosféricos e com o oxigénio, descompondo-se por isso mais lentamente) 3 – Substituição da matéria orgânica (existente nos restos mortais) por matéria mineral 4 – Após milhões de anos, e através do desgaste das rochas, o fóssil fica exposto novamente à superfície.

Princípios básicos da estratigrafia O Princípio da Sobreposição diz que numa sucessão de estratos (não deformados) qualquer deles é mais antigo do que aquele que o cobre e mais recente do que aquele que lhe serve de base. Qual o estrato mais recente? Estrato A Qual o estrato mais antigo? Estrato E O estrato D é mais antigo que o estrato C mas é mais recente que o estrato E

Quem formulou pela primeira vez o Princípio da Sobreposição dos Estratos? Nicolau Steno Existem algumas excepções ao Princípio da Sobreposição de Estratos Resolve o exercício do livro, página 46. 1.1. 8; 7; 6; 1; 5; 2; 3; 4 1.2. 1ª série (A) – 8; 7; 6; 1; 5; 2 2ª série (B) – 3; 4. 1.3. Sobre a 1ª série (série A)

2. 2.1. O esquema B representa a deposição de sedimentos transportados por um rio. À medida que o rio vai escavando o vale, os sedimentos depositados, vão ficando em posições inferiores aos anteriores. 2.2. O esquema C representa a meteorização e erosão de uma formação cársica.No interior da gruta vão ser depositados sedimentos provenientes da erosão da sua superfície. 2.3. Nos esquemas B e C, os sedimentos mais recentes encontram-se em posição geométrica inferior à dos sedimentos mais antigos. 2.4. Esquema B – a – b – c Esquema C – a – b - c

O Princípio da Identidade Paleontológica diz que estratos que contenham o mesmo conjunto de fósseis têm a mesma idade. Indica os estratos que têm a mesma idade. B; G; D; I; N; E; K; P.

D e G B e E

Mais recente é a rocha Z, o fragmento X é mais antigo

Mais recente arenito, mais antigo calcário

A estrutura E é mais recente que os estratos D, C e B. O estrato A é, provavelmente, mais recente.

Estabelece uma correspondência entre os esquemas I, II, III e IV e os princípios presentes no Quadro II. Princípio da Sobreposição – III Princípio da Identidade Paleontológica – I Princípio da Intersecção ou Corte – IV Princípio da Inclusão - II

Biologia/Geologia (Iniciação) Manuela Gomes Ano Lectivo 2009/2010