Políticas Mundiais: Os BRIC’s

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As origens do mundo atual
Advertisements

ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Será que esta passando a vez dos EUA?...até 8:05
BRIC Vídeos: Bric BBC 1º.encontro 6:30 mapa.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Organização, Método & Ambiente A2
Guerra Fria Geografia.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR AULAS 05 E 06 BRICS.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR BRICS.
O Comércio Internacional de Bens e Serviços
O Domínio da Tecnologia
GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
A atividade agrícola e o espaço agrário
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Brasil 巴西——机遇之国 Roberto Castelo Branco Um Cenário de Oportunidades
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria - -
INTRODUÇÃO O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China, considerados.
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Capítulo 22 – Os países emergentes
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Capítulo 17 – O subdesenvolvimento
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
1.
CAPÍTULO 24: CHINA.
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro Albuquerque
Sistemas econômicos Capitalismo: Socialismo:
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Banda Larga no Brasil e América Latina José Fernandes Pauletti
O Brasil no mundo contemporâneo
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Produção Econômica da América Latina – parte II
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
BRICS.
GRUPOS INTERNACIONAIS
SITUAÇÃO ATUAL DE SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.
Origens e bases do mundo global.
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA
Produção e Crescimento
 O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de.
ECONOMIA EUROPEIA: SETOR DE SERVIÇOS E A INDÚSTRIA
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Rússia China Brasil Índia Africa do Sul.
Brasil: Rico ou Pobre “ O Brasil não se desenvolveu; modernizou-se. O desenvolvimento verdadeiro só existe quando a população é beneficiada”
Ana, Aasmina, Adama, Kyrylo e José 9ºB. Localizar num planisfério BRICS é formado por um grupo de países: O Brasil que se encontra a Oeste da América.
O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Transcrição da apresentação:

Políticas Mundiais: Os BRIC’s

Políticas Mundiais: Os BRIC’s BRIC é um acrônimo criado em novembro de 2001 pelo economista Jim O´Neill, do grupo Goldman Sachs. O termo foi criado para designar os 4 (quatro) principais países emergentes do mundo, a saber: Brasil, Rússia, Índia e China.

Políticas Mundiais: Os BRIC’s

Os números ao lado indicam a importância desses países para o desenvolvimento da economia mundial e para o abastecimento alimentício e industrial de outros países.

Políticas Mundiais: Os BRIC’s Características comuns destes países: - Economia estabilizada recentemente; - Situação política estável; - Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação; - Níveis de produção e exportação em crescimento; - Boas reservas de recursos minerais; - Investimentos em setores de infraestrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, etc); - PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento; - Índices sociais em processo de melhoria; - Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais; - Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação, como, por exemplo, celulares e internet (inclusão digital); - Mercados de capitais (Bolsas de Valores) recebendo grandes investimentos estrangeiros; - Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia.

Políticas Mundiais: Os BRIC’s Da esquerda para a direita, o premiê da Índia, Manmohan Singh; o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev; o presidente da China, Hu Jintao; e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Políticas Mundiais: Os BRIC’s Usando as últimas projeções demográficas e modelos de acumulação de capital e crescimento de produtividade, o grupo Goldman Sachs mapeou as economias dos países BRICs até 2050. Especula-se que esses países poderão se tornar a maior força na economia mundial.

Políticas Mundiais: Os BRIC’s Se os resultados correrem como esperado, em menos de 40 anos as economias BRIC’s, juntas, poderão ser maiores que as dos G6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália) em termos de dólar americano (US$).

Políticas Mundiais: Os BRIC’s Os gráficos ao lado mostram a perspectiva do crescimento das economias BRIC’s.

A importância de cada país Políticas Mundiais: Os BRIC’s A importância de cada país A divisão de funções seria: O Brasil e a Rússia ficaria responsáveis por produzir alimentos e petróleo. Ambos seriam, também, fornecedores de matéria prima.

A importância de cada país Políticas Mundiais: Os BRIC’s A importância de cada país Os negócios de serviços e de manufatura estariam principalmente localizados na Índia e China, devido à concentração de mão-de-obra, em um, e de tecnologia, em outro.

Políticas Mundiais: Os BRIC’s Estima-se que a China seja, em 2050, a maior economia mundial, tendo como base seu acelerado crescimento econômico sustentado durante todo o início do século XXI. Terá grande concentração de indústria devido à sua população e à tecnologia. Também com grande poderio militar, a China se encontra atualmente num processo de transição do capitalismo de Estado para o capitalismo de mercado, que já deverá estar completo em 2050. Mas ainda não se sabe se o governo irá continuar totalitarista ou se a China irá evoluir completamente para um país democrático aos moldes ocidentais impostos pelos Estados Unidos após a Guerra Fria.

Políticas Mundiais: Os BRIC’s A Índia terá a maior média de crescimento entre os BRIC’s, e estima-se que, em 2050, esteja em 3º lugar no ranking das economias mundiais, atrás apenas de China (em 1º) e EUA (em 2º). Com sua grande população, a indústria ficaria situada nesse país, pelo fato de ter grandes investimentos na profissionalização de sua população e investimentos em tecnologia, além de toda sua tradição nas ciências exatas. Possui, também, grande poderio militar.

Políticas Mundiais: Os BRIC’s A Rússia, junto com Brasil, desempenharia papel de fornecedor de matéria-prima e abasteceria a grande população dos BRIC’s com sua grande produção agropecuária devido ao seu extenso território. Mas a Rússia terá também, como papel, a exportação de mão-de-obra altamente qualificada e tecnologia de ponta herdadas da Guerra Fria. Além de todo o seu poderio militar.

Políticas Mundiais: Os BRIC’s Rússia, Índia e China já são superpotências militares, ao contrário do Brasil, que ainda não apresentou momentos históricos necessários para uma corrida armamentista.

Políticas Mundiais: Os BRIC’s O Brasil desempenharia o papel de país exportador agropecuário, tendo como principais produtos a soja e o boi. Tudo isso seria necessário para alimentar mais de 40% da população mundial. A cana-de-açúcar também desempenharia papel fundamental na produção de combustíveis renováveis e ecologicamente corretos, como o álcool e a recente atração, o biodiesel. Além disso, fornecerá matérias-primas essenciais a países em desenvolvimento, como o petróleo, o aço e o alumínio, que também são encontrados nos parceiros latinos, fortemente influenciados pelo Brasil, como Argentina, Venezuela e Bolívia. Mas, talvez, o mais importante papel do Brasil estaria em suas reservas naturais de água, na fauna e na flora, ímpares em todo o mundo, que em breve ocuparão o lugar do petróleo na lista de desejos dos líderes políticos de todos os países. O Brasil ficaria em 5º lugar no ranking das maiores economias do mundo em 2050.

Políticas Mundiais: Os BRIC’s O MUNDO DO AVESSO

Poderiam atrapalhar as previsões: Políticas Mundiais: Os BRIC’s Poderiam atrapalhar as previsões: Políticas(os) ruins, má sorte, ou erro nas projeções.