O EGA chega à Escola.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Escolar E.B.1 nº4 de Loulé
Advertisements

EMRC Educação Moral e Religiosa Católica.
Os dentinhos zangados.
Depois de caminhar durante muitos dias, um Lobo chegou a uma pequena cidade.  Estava cansado e com fome, doíam-lhe os pés e só lhe restava algum dinheiro.
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Era uma vez uma casa nas dunas, voltada para o mar
SUMÁRIO DA NOSSA AULA Conversa amena com os rapazes
O dia em que quase perdemos o
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Ajudando o meio ambiente
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
Bom Dia Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet
TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO
Era uma vez uma família de patinhos que morava numa bonita casinha na floresta. O PATINHO QUE NÃO COMIA LEGUMES.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
CATIVAR....
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
UM LOBO CULTO Jardim de Infância Calçada – Vermil
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Eufrásia Bica.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
UMA PESSOA ESTUPENDA!!.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Família do B BO BE BA BI BU.
Wagner Paulino Janeiro 2007 Doutor o Senhor acredita que vou viver mais 40 anos???
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Discriminação social tu escolhes! tu decides! Trabalho realizado por:
JOÃO E OS 5 SENTIDOS Uma história de Maria Jesus Sousa (Juca)
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
No mês de Setembro comemoramos o
O Bobo da Corte.
PARA TODOS Vou contar-vos, pareceu-me engraçado, fiz e chamaram-me antes de terminar!! Algo de inesperado aconteceu. Que vos aconteça! MENINOS......EU.
Olá meninos. Eu sou a formiga Rabina e sou muito trabalhadora.
As Meninas Superpoderosas
E.M.E.F. ALCEU AMOROSO LIMA
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
Experiências das Três Leis de Newton
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
A CASTANHA CAROLINA.
A Marca de Amor.
Discurso Directo Indirecto.
Os dois amigos.
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
Era uma vez... Era uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e os valores dos homens: O Bom Humor, a Tristeza, o Saber... assim como todos os.
Evangelho segundo S João, capítulo 16
1 Questões de 4 quadrados B A D C Vê bem este Diagrama. Vou colocar 4 questões acerca deste quadrado. Pronto(a)?
DIA DAS BRUXAS.
SITUAÇÕES.
O prédio que morei, o 30 a Biblioteca e a Capela...
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Uma história adaptada por Maria Jesus Sousa - Juca
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A aula no hospital FABIO RODRIGUES 5º J nº 11. Na escola a professora disse á sua turma que iam ao hospital. Um aluno saltou da cadeira e disse espantado:
BD O tabagismo João Pedro Lemos. Certo dia, ao chegar à escola, o Luís viu à entrada uns placards sobre o Tabagismo.
Autor:Hugo Oliveira A História do menino Tiago. Era uma vez um menino chamado Tiago.
A BRINCADEIRA DAS LETRAS Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca) com imagens retiradas de
João e os ditongos.
História traduzida e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca)
O EGA chega à Escola. Hoje o Ega acordou bastante entusiasmado. Ia ser o seu primeiro dia na nova escola. Ontem ele e a sua família chegaram à Ilha da.
Transcrição da apresentação:

O EGA chega à Escola

Hoje o Ega acordou bastante entusiasmado Hoje o Ega acordou bastante entusiasmado. Ia ser o seu primeiro dia na nova escola. Ontem ele e a sua família chegaram à Ilha da Madeira e ele tinha muita curiosidade em conhecer os novos colegas e professores.

Como de costume, Ega chegou cedo à escola e dirigiu-se para a sua sala de aula, onde já se encontrava o professor Artur. - Posso entrar? – perguntou ele batendo à porta. - Sim, claro. Tu deves ser o Ega, o meu novo aluno. - Sim, sou eu! – sorriu o Ega ao ver que o seu novo professor era muito simpático.

O Ega entrou na sala e logo começou a conversar com o professor Artur O Ega entrou na sala e logo começou a conversar com o professor Artur. Ele tinha tido uma ideia, para se apresentar aos novos colegas. O professor Artur concordou e, quando já estava a turma toda sentada, à espera que a aula iniciasse, ele disse:

- Bom dia meninos e meninas. Hoje vocês vão conhecer um colega novo - Bom dia meninos e meninas! Hoje vocês vão conhecer um colega novo. Ele veio de longe e está muito curioso e ansioso por vos conhecer e explorar a nossa Ilha.

Ega entrou na sala de aula e dirigiu-se à turma: - Olá Ega entrou na sala de aula e dirigiu-se à turma: - Olá! Eu sou o vosso novo colega. Estou muito contente por estar cá e espero fazer bons amigos. - Mas como te chamas? – perguntou o Júlio que é bastante inquieto e ansioso. - Ora, para vos dizer o meu nome vou fazer um pequeno jogo com uma matéria que vocês estão a aprender em Língua Portuguesa.

A turma ficou bastante atenta e curiosa A turma ficou bastante atenta e curiosa. Ega começou a perguntar o nome de alguns colegas e escreveu-os no quadro. Júlio Raquel Rui Dora

Júlio Raquel Rui Dora - Agora vou dividir os vossos nomes em sílabas. Digam comigo… Os colegas do Ega estavam bastante curiosos. Não sabiam ainda qual era o seu nome e estavam muito atentos.

Júlio Raquel Rui Dora Esdrúxula Grave Aguda - E agora vamos lá conhecer o meu nome! - São as letras de - O meu nome tem três letrinhas. Grave Aguda

Esdrúxula Grave Aguda - Eu lembro-me disso! – exclamou a Raquel. – O professor Artur falou-nos disso no 3º ano. - Pois foi Raquel. Meninos, estão recordados? – perguntou o professor Artur.

Esdrúxula Grave Aguda - Sim, professor Artur! – respondeu a turma.

Júlio Esdrúxula Grave Aguda - Que engraçado este jogo! Oh Ega, o que vais fazer agora com as letras do teu nome? Estou curiosa! – perguntou a Tatiana. - Vamos então lá ver! Júlio

Júlio Esdrúxula Grave Aguda E G A - Primeiro dividimos a palavra em sílabas. - Depois escrevemos: a letra A do meu nome por baixo da última sílaba a letra G por baixo da penúltima a letra E por baixo da antepenúltima. Júlio E G A

Júlio Esdrúxula Grave Aguda E G A - E agora Ega, como sabemos se a palavra é esdrúxula, grave ou aguda? – perguntou o Tiago que estava bastante empolgado. - Agora, chamamos pelo Júlio e vemos qual é a sílaba mais forte. Júlio E G A

Júúúúúúlio Júlio Esdrúxula Grave Aguda E G A - A sílaba mais forte é a sílaba tónica, não é Ega? - Isso mesmo Tiago! Então toda a turma começou a chamar pelo Júlio. Júúúúúúlio Júlio E G A

Júúúúúúlio Júlio Esdrúxula Grave Aguda E G A - Assim vemos que a sílaba tónica da palavra Júlio é Jú e, por isso, é uma palavra esdrúxula! Júúúúúúlio Júlio E G A

Esdrúxula Grave Aguda A turma ficou bastante admirada com as coisas que o novo colega sabia. E logo fizeram esse jogo com o nome de todos os colegas da turma. O professor Artur ficou bastante satisfeito com o novo aluno e ao ver que toda a turma o recebeu bem.