Microcontroladores Uma visão geral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Capitulo 6: Entrada e Saída
CPU: Controle e processamento
O Sistema de Computação
Arquitetura e organização de computadores
Arquitetura e organização de computadores.
Técnicas para operações E/S
Autor: Salvador P. Gimenez
Unidade de Controle do 8086/8088
Chip-Select e Controle de Interrupção Sistemas Embarcados.
Sistemas Operacionais
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Introdução à Informática
Bruno Souza de Oliveira e Rodrigo Nardi
Sistemas Operacionais
Professor: Erivelto Tschoeke – UDESC/CEPLAN
Professor: Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Sistemas Digitais Microprocessados
Sistemas Digitais Microprocessados
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Fundação Educacional de Barretos Faculdade de Engenhariarmação
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Prof. João Paulo de Toledo Gomes
Processadores Livro Introdução à Organização de Computadores Capítulo: 6 – Processadores.
Sistemas Operacionais
Organização de Computadores
Sistemas Operacionais I
Organização de um computador
Introdução aos Sistemas Microcontrolados
Agenda - Aula 2 Introdução (Computador Digital) Processadores
Processamento de dados na UCP e memória UCP
Prof. Remy Eskinazi - Microcontroladores
Arquitetura de Computadores
Unidade Central De Processamento: Processador
Sistemas Operacionais
Organização e Arquitetura de Computadores
Técnico em Informática
UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA (ULA)
Introdução à INFORMÁTICA
PIC Peripheral Interface Controller
Microcontroladores PIC
Organização e Arquitetura de Computadores
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
Curso: Sistemas de Informação Tópico 5
MICROCONTROLADORES Prof. José Bezerra de Menezes Filho.
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
CPU (Unidade Central de Processamento Processador É constituído por um conjunto de chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções.
UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA (ULA)
1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos.
Introdução à Computação Componentes Básicos dos Computadores
Componentes básicos de um computador
O que devem fazer os Microprocessadores ?
Arquitetura de Computadores
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Arquitetura de Microcomputadores
Funcionamento interno do computador
Arquitetura de computadores
Introdução à Computação
Por: Lucas da Silva Montes, Marcos Ghesla e Vinícius Randon.
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Organização Estruturada de Computadores
Sistemas Operacionais Arquitetura de Computadores
Microcontroladores.
Pet computação UFPE Arquitetura Von Neumann. pet computação UFPE 1.Definição e tipos de arquitetura Quando falamos em arquitetura temos dois tipos a considerar:
Por Cássio Mello e André Luis.  É a parte inteligente do circuito, onde sinais de controle serão recebidos e enviados e o processamento será efetuado.
Basicamente, um computador é uma máquina ou um conjunto de dispositivos mecânicos, electrónicos e electromecânicos capazes de processar informação. A estrutura.
 Todo processador é constituído de circuitos capazes de realizar algumas operações primitivas:  Somar e subtrair  Mover um dado de um local de armazenamento.
Transcrição da apresentação:

Microcontroladores Uma visão geral

Tópicos Introdução Definição de Microcontrolador Tipos  de Microcontroladores Arquitetura Básica Unidade Central de Processamento Sistema de Clock  Memória I/O Portas Temporizadores

Introdução Lógica Sequencial e Combinacional Microprocessadores FPGA Microcontroladres

Definição de Microcontrolador Um microcontrolador é basicamente um dispositivo que integra, em um mesmo microchip, componentes de um sistema microprocessado. Contém uma microprocessador, ROM, RAM, E/S entre outros circuitos específicos, tudo num mesmo encapsulamento.

Arquitetura Básica

Unidade Central de Processamento O bloco capaz de multiplicar, dividir, somar, subtrair etc, e  mover os dados de lugar para outro é chamado CPU (central processing unit). As regiões de memória internas na CPU são chamadas de registradores. Registradores são locais de memória cujo papel é ajudar a executar várias operações matemáticas ou quaisquer outras operações com os dados.

Sistema de Clock Todo sistema computacional utiliza um clock para fornecer a CPU uma maneira de se mover de instrução em instrução, em uma seqüência pré-determinada. Uma fonte de clock de alta freqüência é utilizada para controlar  o sequeciamento das instruções da CPU.  Normalmente as CPUs dividem a freqüência básica do cristal por 2 ou mais para chegar ao clock do barramento interno.  Cada ciclo de leitura ou escrita a memória é executado em um ciclo de clock do barramento interno, também denominado ciclo de barramento (bus cycle).

Memória A Memória de um microcontrolador consiste em locais os dados estão, ou serão, armazenados. Para conhecer a fundo um microcontrolador você deve saber como sua memória está organizada. Para definir as configurações do funcionamento de um uC a você deve setar ou limpar os bits na memória. Endereçar um local de memória é apenas selecionar este local para ser utilizado. Na família 8051 a memória é dividida em memória de programa e memória de dados.

Memória Na Memória de Programas estão alocadas as posições alvos de interrupções. Em cada uma dessas posições, deve iniciar a rotina que serve à respectiva interrupção. O espaçamento entre essas posições fixas é de 8bytes.  A Memória de Dados é utilizada para armazenar os dados manipulados no programa.

I/O O sinais de entrada e saída de dados são realizados através das chamadas "portas". Existem varios tipos de porta : entrada, saída ou bidirecional. Primeiramente definimos quais portas utilizaremos e então enviamos ou recebemos dados dela. O acesso às portas é parecido ao acesso à memória.   

Portas As portas são a ligação física com o mundo (pinos no CI). Em um microcontrolador podemos encontrar um número variádo de portas com quantidade de bits diferentes. Ex.:       PIC12F675 em uma porta com 6 bits       AT89C51 tem 4 portas com 8 bits cada.       PIC16F628 tem 2 portas com 8 bits

Temporizadores Periférico independente do processamento do microcontrolador. Contam o tempo de acordo com o clock do sistema e geram uma interrupção quando a contagem acaba. Nos microcontroladores mais comuns são de 8 ou 16 bits.