Planejamento de Capacidade e Resolução de Problemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação de jogos MMO com DALua
Advertisements

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Componentes de Um Computador
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Capitulo 6: Entrada e Saída
Redes de computadores I
Barramentos Introdução.
Técnicas para operações E/S
Rede Local - Instalação
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Modelos Probabilísticos Filas M/M/1, M/G/1
Sistemas Operacionais Planejamento de Experimento
Avaliação de Desempenho Planejamento de Experimentos 2 Aula 2 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de.
Avaliação de Desempenho Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Marcos José
Rganização de Computadores A Interface entre o Processador e os Periféricos Capítulo 8 – Patterson & Hennessy (seções 8.4 e 8.5) Organização de Computadores.
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.
Arquitetura de Redes.
Curso de Educação e Formação Tipo 5
Arquitectura de Computadores Avaliação do desempenho A definição do desempenho depende dos objectivos dos utilizadores Qual é o melhor avião?Qual é o mais.
Performance em aplicações web – Parte I
Avaliando e Compreendendo o Desempenho - Respostas
Arquitetura de Computadores
Professor Felipe Monteiro Lima
Introdução à Programação
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Controle Automático de Geração (Regulação Secundária) - I
Tecnologias Especificas Informática
Modelo de referência OSI
Interconexão e Transporte em Redes
GPRS leandro P.Santos.
BARRAMENTOS Componentes do grupo: Willian Barbosa da Costa
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Equipamentos de Redes Aula 3
Redes de Computadores Emulação de LANs em Redes ATM
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
ÍNDICES DE CARGA E DE DESEMPENHO SSC-642 SISTEMAS COMPUTACIONAIS DISTRIBUÍDOS.
Organização de um computador
Técnico em Informática
Equipamentos de Redes Aula 1
Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 05.
Entrada e Saída (E/S ou I/O)
Agenda Memória Secundária Disco Magnético.
PDV Roteado Supermercados.
Pontes e Switches Como vimos anteriormente, os repetidores são usados para expandir a extensão da rede, mas que replicam todos os quadros que recebem.
1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)
Sistemas Operacionais
Conceitos Básicos de Informática
Entrada e Saída (E/S).
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Introdução Informática
Protocolo MODBUS [ Slide de Abertura com a presença de outras logomarcas ] A segunda opção é a mais apropriada para a presença de mais de duas marcas.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
ARQUITETURAS E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Bruno Iran Ferreira Maciel
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Rede Enlace Física.
Estrutura de Interconexão
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
Funcionamento interno do computador
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Padrão de Rede “Token Ring”. Trabalho realizado por: André Rodrigues nº2 Eurico Pinto nº8 Liliana Gouveia nº14 Nádia Moura nº16 Renato Rossas nº20.
Modelos de Sistema Prof. Dr. Norian Marranghello Grupo 6 Fábio Hitoshi Ide Gilson Watanabe.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
Transcrição da apresentação:

Planejamento de Capacidade e Resolução de Problemas Estudo de Caso – Capacity Planning

Introdução Vamos exemplificar a modelagem de desempenho de um sistema cliente-servidor (a topologia mais encontrada atualmente). Consideremos o seguinte cenário: uma rede local é composta de vinte workstations diskless e um servidor de banco de dados que contém um único database em um único disco rígido.

Introdução As workstations e o banco de dados estão conectados a 10Mbps numa rede Ethernet, como indicado na figura:

Modo de Operação O modo de operação do sistema é realizado da seguinte forma: O servidor SQL recebe comandos de todas as workstations, submete-os ao gerenciador do banco de dados e transmite o resultado de volta às workstations; - a característica das máquinas é: - servidor SQL é implementado com uma CPU de 25 MIPS; - cada workstation tem um processador de 1 MIPS. - a característica das mensagens (comandos e respostas) é: - comandos para o banco de dados com média de 110 bytes; - respostas do banco de dados com média de 960 bytes. - a característica de pré-processamento dos comandos é: - as workstations processam aproximadamente 10.000 instruções de máquina; a execução do comando no banco de dados processa aproximadamente 100.000 instruções de máquina. - as características do disco são: - 16 msec de tempo médio de rotação; - 20 msec de tempo médio de busca; - 5 Mbyte/sec de taxa de transferência; - cada acesso ao disco lê ou escreve 4 Kbytes de dados. - um comando no banco de dados significa uma média de 15 operações de I/O.

Modelo de Desempenho Para construir o modelo de desempenho, vamos examinar os tipos de atrasos sofridos por um comando do banco de dados desde que ele é submetido na workstation até que o resultado seja recebido de volta à mesma. A mensagem contendo o comando é transmitida para o servidor. Essa mensagem sofre um delay de transmissão (tempo necessário para transmitir a mensagem na rede local) e um delay de acesso à rede (tempo necessário para se obter acesso à rede, visto que é uma rede Ethernet com protocolo CSMA-CD). O delay de transmissão é constante e o delay de acesso ao meio é variável em função da carga na rede: - delay de transmissão = tamanho do comando/velocidade da rede - delay de transmissão = 110*8/10.000.000 = 88μsec - delay de acesso ao meio = consideraremos igual a zero O comando é recebido pelo servidor processado e o resultado enviado à workstation. O resultado é transmitido para a workstation: - delay de transmissão = 960*8/10.000.000 = 768μsec

Modelo de Desempenho A figura abaixo demonstra o modelo de desempenho do cenário mostrado:

Modelo de Desempenho Tomemos as seguintes variáveis: DWS = delay da workstation WS; Dserv = delay do servidor de banco de dados; Ddisk = delay do disco do servidor; Dnet = delay da rede.

Cálculos A carga de trabalho (workload) da workstation pode ser calculada como o número médio de instruções executadas pela workstation dividida pela velocidade do processador: DWS = nº instruções de CPU / veloc. CPU DWS = 10.000 / 1.000.000 DWS = 0,01 segundos

Cálculos A carga de trabalho (workload) do servidor pode ser obtido da mesma forma: Dserv = nº instruções de CPU / veloc. CPU Dserv = 100.000 / 25.000.000 Dserv = 0,004 segundos

Cálculos A carga de trabalho (workload) do disco do servidor pode ser estimado multiplicando o número médio de operações de I/O por comando, pelo tempo médio para executar uma operação de I/O: Ddisk = nº operações I/O * tempo médio operação I/O Ddisk = nº operações I/O * (delay de rotação + delay de busca + tempo de transferência) Ddisk = 15 * [(0,016 / 2) + 0,020 + (4 / 5.000)] Ddisk = 0,432 segundos

Cálculos A carga de trabalho (workload) da rede pode ser computada como o tempo médio gasto para transmitir um comando ao servidor mais o tempo necessário para transmitir o resultado de volta à workstation, multiplicado por duas vezes o tempo médio de acesso à rede (um para a workstation e outra para o servidor, como o tempo de acesso à rede é variável, utilizaremos a variável Δ para representá-la): Dnet = (atraso rede comando + atraso rede resposta) * 2Δ Dnet = (0,000088 + 0,000768) * 2Δ Dnet = (0,000856 * 2Δ) segundos

Resultados Como podemos observar pelos resultados, o tempo de atraso no sistema de disco é o gargalo desse sistema.

Resultados Modelos de desempenho podem ser utilizados para, por exemplo, avaliar o impacto de utilizar uma configuração de cache no servidor para reduzir a quantidade de acesso ao disco.