O padrão de interferência formado é um conjunto de hipérboles.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
Advertisements

O Áudio (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
Exercícios da Aula 17 Marta Rebuá.
ACÚSTICA Prof. Renato Nunes.
SOM.
Triângulos Prof. Ilizete
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Acústica.
Perímetro, Área e Volume
Acústica.
ACÚSTICA.
ACÚSTICA.
Uma análise do fenômeno acústico
ACÚSTICA.
Acústica Professor André.
Prof. Diones Charles Física 2
Para duas ondas com a mesma amplitude e a mesma frequência angular
O que é preciso para cantar bem?
Ondas As perturbações num sistema em equilíbrio que provocam um movimento oscilatório podem propagar-se no espaço à sua volta sendo percebidas noutros.
ACÚSTICA.
Guilherme Rieger Junqueira –
MHS E VIBRAÇÕES IVAN SANTOS Movimento Vibratório e Ondulatório MOVIMENTO VIBRATÓRIO OU OSCILATÓRIO: Movimento repetitivo genérico, correspondente a qualquer.
SONORIZAÇÃO AMBIENTAL E PROFISSIONAL
MÉTODOS EXPERIMENTAIS EM ENERGIA E AMBIENTE
Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática
AS ONDAS PROFESSOR HUMBERTO.
ACÚSTICA Ondas sonoras (Capítulo 19)
Prof. Vasco Vasconcelos
Som Maio 2012 Trabalho realizado por: Ana Rita Martins;
Bases físicas da audição
O N D U L A T Ó R I A.
ACÚSTICA.
FÍSICA E PSICOFÍSICA - ondas -
Princípios de eletroacústica
ACÚSTICA.
Movimento Ondulatório
Prof Ivã Pedro ONDAS Prof Ivã Pedro
MEIO MATERIAL – Sólido, Líquido e Gasoso
Faltou falar na última aula: O intervalo de frequências que conseguimos perceber vai de 20 Hz a Hz 5000 – Hz (muito agudo!) 20 – 5000 Hz.
Segurança e Higiene no Trabalho
Efeito Doppler Quando há movimento relativo entre o ouvinte e a fonte, a frequência percebida é diferente da frequência produzida pela fonte; denominamos.
Ondas Sonoras e Ondas Electromagnéticas
Mecânica Ondulatória Prof. Raphael Carvalho.
ACÚSTICA.
Transfere energia sem o transporte de matéria
Ondas.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
CARACTERÍSTICAS DO SOM
Tópicos de Ondulatória
Departamento de Engenharia Elétrica Eletrotécnica para Engenharia de Produção.
PROFESSOR: ADELÍCIO.
ACÚSTICA.
Saudações jovens cientistas! Agora que sabem que as ondas sonoras são representadas por gráficos sinusoidais vamos explorar usando simulações e o osciloscópio.
ONDAS.
Prof. Wildson W de Aragão oblogdofisico.wordpress.com
Som e Luz.
Ondulatória.
Difração: propriedade que a onda possui de contornar obstáculos.
Jogo de Física - Camila Marques
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
INDUÇÃO ELETRO MAGNÉTICA
1. Uma partícula de massa 0,50 kg move-se sob a ação apenas de uma força, à qual está associada uma energia potencial U(x), cujo gráfico em função de x.
Ondulatória conceitos fundamentais
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
Ondulatória EFEITO DOPPLER.
PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW
Wellington D. Previero Funções Trigonométricas.
O QUE É SOM? Onda mecânica longitudinal (propaga-se em meios materiais).
Transcrição da apresentação:

O padrão de interferência formado é um conjunto de hipérboles. Frente de onda: é o conjunto de pontos em fase que estão a uma mesma distância da fonte. O padrão de interferência formado é um conjunto de hipérboles. Para fontes em fase, o ramo central é um ventre e a interferência será: ∆𝑑= 𝑁𝜆 2 𝑁=0,2,4,6,… ∆𝑑= 𝑁𝜆 2 𝑁=1,3,5,7,… Construtiva Destrutiva Para ondas em oposição de fase, o ramo central é um nodo e temos: Destrutiva Construtiva

O Sr. Rubinato, um músico aposentado, gosta de ouvir seus velhos discos sentado em uma poltrona. Está ouvindo um conhecido solo de violino quando sua esposa Matilde afasta a caixa acústica da direita (Cd) de uma distância l, como visto na figura abaixo. Em seguida, Sr. Rubinato reclama: - não consigo mais ouvir o Lá do violino, que antes soava bastante forte! Dentre as alternativas abaixo para a distância l, a única compatível com a reclamação do Sr. Rubinato é Nota: O mesmo sinal elétrico do amplificador é ligado nos alto-falantes, cujos cones se movimentam em fase. ● A frequência da nota Lá é 440 Hz. ● A velocidade do som no ar é 330 m/s. ● A distância entre as orelhas do Sr. Rubinato deve ser ignorada. a) 38 cm. b) 44 cm. c) 60 cm. d) 75 cm. e) 150 cm.

ONDAS SONORAS Relembrando: Onda mecânica e longitudinal Não se propaga no vácuo Ondas de pressão Assim como no caso de ondas em cordas, a velocidade da onda sonora depende apenas das características do meio. De modo geral, nos meios mais densos as ondas sonoras propagam-se com velocidades maiores. Ex: 340 m/s no ar 1500 m/s na água 6000 m/s no granito Características do som Intensidade A intensidade de uma onda é definida como a razão da potência transmitida pela área: 𝐼= 𝑃𝑜𝑡 𝐴 No SI, é dada em W/m². Um som será mais ou menos forte de acordo com o valor de sua intensidade. Quando o “volume está alto”, quer dizer que a intensidade está alta.

O ouvido humano é sensível a intensidades sonoras de no mínimo 10 −12 W/m². Porém o valor da intensidade mínima audível varia para cada valor de frequência. Escutamos frequências mais baixas, da ordem de 10 e 10² Hz, com mais facilidade. Nível de intensidade (N) 𝑁= log 𝐼 𝐼 0 No SI, a unidade é o B (Bel), mas é mas comum expressar esta grandeza em dB (decibel). Neste caso: 𝑁=10 log 𝐼 𝐼 0 Por convenção, 𝐼 0 = 10 −12 𝑊/ 𝑚 2 Exemplo: A intensidade mínima audível para um som de 1000 Hz é 10 −12 W/m². Determine o nível de intensidade, expresso em dB, para um som de mesma frequência e intensidade 10 −6 W/ m 2 .