A GUERRA FRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
As origens do mundo atual
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO – AVALIAÇÃO MENSAL
GUERRA FRIA.
A descolonização da África
Descolonização da África e da Ásia
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA E NA CHINA.
ANGOLA - Ex colônia de Portugal
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA OBJETIVOS.
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
Características coloniais 13 colônias na costa do Atlântico (Massachusetts, New Hampshire, Nova York, Rhode Island, Connecticut, Nova Jérsei,
IDADE CONTEPORÂNEA DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
O NAPALM · Mistura de gasolina com uma resina da palmeira napalm
Coexistência pacífica (1953 a 1960)
ÁFRICA ,ÁSIA e ORIENTE MÉDIO NO SÉCULO XX
IMPERIALISMO Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões.
O papel transformador da esperança e do sonho
O significado profundo de não-violência
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
Descolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-Asiática
Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Colégio Militar de Belo Horizonte História -
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Os Conflitos durante a Guerra Fria
Multimídia em aulas de História
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
A DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
IDADE CONTEPORÂNEA DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
África.
ÁFRICA.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
- Em 6 e 9 de agosto de 1945, o presidente dos EUA, Henry Trumann, ordenou o bombardeio atômico sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. No.
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Episódios da Guerra Fria
Os primeiros movimentos de independência
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
Conflitos quentes da Guerra Fria
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
Independência dos Estados Unidos
ÍNDIA.
Professor Edley
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
O místico.
ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS
Evandro Albuquerque de Andrade
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA Págs. 100 à 104.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
Colonização Africana Colonização Africana.
O Imperialismo na Índia
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Descolonização afro asiática
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA
Descolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-asiática
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Transcrição da apresentação:

A GUERRA FRIA

DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA Criação da ONU Enfraquecimento da Europa Guerra Fria Sentimento nacionalista Difusão das idéias liberais Difusão das idéias socialistas

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA Movimentos armados contra o colonizador Guerras civis Negociações GANA (Kwame Nkrumah) Primeira colônia independente da África negra. ANGOLA (Agostinho Neto) MPLA (URSS, China e Cuba) x UNITA (EUA e África do Sul) Violenta guerra civil que terminou em 2002. MOÇAMBIQUE (Samora Machel) FRELIMO (socialista) x RENAMO (capitalista) Violenta guerra civil concluída em 1992

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA Desobediência civil Boicotes Não cooperação Greves

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA

DESCOLONIZAÇÃO ASIÁTICA GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO ASIÁTICA

DESCOLONIZAÇÃO ASIÁTICA GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO ASIÁTICA ÍNDIA Mahatma Gandhi Resistência Pacífica Não violência Desobediência civil. Ex.: Marcha do Sal (1930) HINDUS E MUÇULMANOS 1885: Congresso Nacional Indiano. 1886: Partido do Congresso. 1906: Liga Muçulmana.

PARTILHA TERRITORIAL DA ÍNDIA GUERRA FRIA PARTILHA TERRITORIAL DA ÍNDIA

GUERRA FRIA

VIETNÃ DO NORTE (socialista) VIETNÃ DO SUL (capitalista) GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO ASIÁTICA INDOCHINA Invasão japonesa (1941 – 1945) Ocupação francesa (1946 – 1954) Guerra com os EUA (1961 – 1973/75) VIETNÃ DO NORTE (socialista) X VIETNÃ DO SUL (capitalista) No Vietnã do Sul é formada uma guerrilha (vietcongs) que vão lutar contra o governo do Sul e se aliar ao governo do Vietnã do Norte.

GUERRA FRIA VIETNÃ

DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA CONFERÊNCIA DE BANDUNG Indonésia (1955). Cooperação econômica e cultural. Imperialismo e racismo são crimes. Conflito Norte-Sul. Países não alinhados. Terceiro mundismo.

DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA

GUERRA FRIA "A verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e eles pareciam invencíveis. Mas, no final, sempre caem. Pense nisso...sempre...". (Mahatma Gandhi) Sobre o domínio inglês na Índia é CORRETO afirmar que: (01) os britânicos se instalaram na Índia a partir do século XVI, abrindo postos comerciais através da Cia. das Índias Orientais que, no início do século XIX, controlava o comércio e substituía antigos hábitos culturais por novos. (02) os indianos eram tratados como iguais pelos britânicos, que valorizavam a cultura destes, considerando-a superior à européia. (04) uma das estratégias de manutenção do controle sobre a Índia foi colocá-la sob administração direta da Coroa Britânica. (08) a Coroa Britânica promoveu a construção de estradas de ferro, o que favoreceu muito as indústrias artesanais indianas. (16) Mahatma Gandhi defendia a resistência ao domínio britânico de forma pacífica, através do boicote a produtos ingleses e do não pagamento de impostos.

GUERRA FRIA Terminada a Primeira Guerra Mundial, o Partido do Congresso Nacional Indiano, tendo como um dos seus principais líderes Mahatma Gandhi, empreendeu uma luta pela libertação de seu povo do poderio inglês. Esse movimento caracteriza-se pela prática da assim chamada desobediência civil. Dentre as regras definidas por Gandhi para os membros do movimento pela emancipação da Índia, constam: Seus membros devem ser pequenos se querem ser eficientes. Os membros devem conhecer-se bem. Cada corpo escolherá o seu chefe. Há algo que deve ser comum a todos os membros: fé implícita em Deus.

Sobre o assunto, é correto afirmar: GUERRA FRIA Essa forma de atuação política voltou à cena nos Estados Unidos, algumas décadas mais tarde, sob a liderança de Martin Luther King. Isso fica claro no trecho de um de seus discursos, reproduzido abaixo: "Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo, (...) pois a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça para a justiça em todos os lugares. Estamos presos numa rede de reciprocidade, da qual não se pode escapar, ligados por um mesmo e único destino: o da humanidade." Sobre o assunto, é correto afirmar:

GUERRA FRIA (01) A essência desses movimentos foi a resistência não passiva e não violenta. (02) A desobediência civil consiste na negação das leis e do próprio Estado. (04) Um dos pressupostos da desobediência civil na Índia foi a negação das tradições ancestrais. (08) A desobediência civil nos Estados Unidos prefigura movimentos terroristas contra o governo, o qual é entendido como um instrumento a serviço dos brancos. (16) A desobediência civil na Índia organizou-se em sociedades secretas. (32) O movimento em favor da ampliação dos direitos dos negros, liderado por Martin Luther King, não abdicou dos princípios democráticos.